31 de jan de 2012

TOP 05 Animações Fora do Oscar


O mérito da escolha dos indicados ao Oscar pode ser um tanto quanto questionável (alguém me explica como Tilda Swinton não foi indicada a Melhor Atriz nesse ano por sua performance em Precisamos Falar Sobre o Kevin?) e isso não é segredo para ninguém. O que muita gente não entende é que Oscar é mais lobby do que propriamente qualidade.

A lista de indicados ao Oscar 2012 chama mais atenção por suas ausências do que propriamente pelos indicados. A categoria Melhor Animação, por exemplo, conta com cinco indicados nesse ano (Um Gato em Paris, Chico & Rita, Kung Fu Panda 2, Gatos de Botas e Rango) e muitas ausências notáveis.

O TOP 5 abaixo elenca cinco animações que não entraram para a lista do Oscar e que foram elogiados por público e crítica.

Rio

O filme do diretor brasileiro Carlos Saldanha é uma ode à cidade maravilhosa e conta a saga da arara azul Blu, que luta pela sua liberdade no meio do Rio de Janeiro, em pleno carnaval. Sucesso de público, rendeu até mesmo uma versão do jogo-sensação Angry Birds com os personagens da animação. 

Para não dizer que o filme foi totalmente esquecido pelo Oscar 2012, a música Real in Rio, de Carlinhos Brown e Sérgio Menezes, concorre a Melhor Canção na festa que revelará seus agraciados no dia 26 de fevereiro.

---
As Aventuras de Tintim


Baseado na maior criação do artista belga Hergé, o filme dirigido por Steven Spielberg e produzido por Peter Jackson não foi indicado para Melhor Animação porque a técnica usada no filme, a motion capture, não é considerada como animação pela Academia. Vá entender, não é mesmo? 

Elogiado por fãs de Tintim, o filme acompanha o destemido jornalista numa missão à procura de um lendário navio e de um tesouro perdido. Spielberg não teve nenhuma indicação por Tintim, mas seu outro filme de 2011, Cavalo de Guerra, concorre em diversas categorias no Oscar 2012.

---
Operação Presente


Como Papai Noel consegue entregar todos os presentes de Natal, de crianças do mundo todo, em apenas uma noite? É essa a dúvida de Arthur, o personagem principal de Operação Presente, animação digital também ignorada pelo Oscar e que se tornou a queridinha das famílias nas comemorações do final de ano.

De uma hora pra outra, Arthur se vê no lugar do próprio Papai Noel, tendo apenas uma noite para cumprir os prazos e não se esquecer de ninguém no Natal. E ele que achava que a vida do bom velhinho era tranquila... Mesmo sem Oscar, Papai Noel mostra nesse filme, que o que importa é ser high tech.

---
Os Smurfs


Misturando atores reais com adoráveis seres azuis criados por computador, Os Smurfs surpreendeu na bilheteria ao levar para os cinemas um clássico dos anos 80. A história dos homenzinhos azuis que, perseguidos pelo malévolo Gargamel e seu gato Cruel, acabam perdidos em Nova York e "adotados" por um casal humano, foi a sensação das férias da garotada.

Além do quê, foi impossível para quem assistiu, sair do cinema impune. A musiquinha entoada pelos Smurfs é daquelas que grudam no cérebro e nos fazem ficar assoviando e cantarolando:

“La la la-la la la

Sing a happy song

La la la-la la la
Smurf your whole day long…”


---
Gnomeu e Julieta


O clássico de Shakespeare levado para o mundo encantado dos gnomos. Em Gnomeu e Julieta, o amor proibido entre um jardineiro gnomo e a jovem Julieta acontece por serem de famílias rivais. Só que a Academia não achou muita graça e o filme não entrou entre as melhores animações do ano.

Contando com uma boa dose de humor, o filme revista Romeu e Julieta, de Shakespeare, ao mesmo tempo em que subverte o final trágico da história. Afinal, de trágica basta a vida real, não é?

---

Como sabemos, a lista de indicados ao Oscar não tem nada a ver com justiça e sim com politicagem do meio do entretenimento. Pra você, a lista de animações que concorrem ao Oscar está completa sem essas animações por mim enumeradas? Aliás, pra você, faltou alguma outra animação? Conta aí!

4 comentários:

Mike disse...

acho um absurdo a academia não considerar motion capture animação nem interpretação digna de indicação para ator... cretinice explica
e o Rio é infinitamente melhor do que Kung Fu Panda 2.

Serginho Tavares disse...

Uma pena que Rio, TinTim e Operação Presente não foram indicados enquanto Gato de Botas foi

Thiago de Assumpção disse...

Hum.. adoro animação.. mas acredite se quizer.. não vi nenhum deles...

Anônimo disse...

Kung Fu Panda 2 deixa Rio no chinelo... rio é muito fraco...

Share