2 de fev de 2012

As Aventuras de Tintim, de Steven Spielberg


Steven Spielberg moldou sua carreira fazendo filmes para jovens e crianças. Mesmo que tenha obtido grandes sucessos com filmes como A Cor Púrpura ou A Lista de Schindler, quando falamos no nome do diretor são filmes como E.T. ou Jurassic Park que imediatamente nos vem à mente. E foi pensando nesse público que As Aventuras de Tintim foi concebido e realizado.

Baseado no personagem icônico do belga Hergé (que é homenageado logo no início do longa, quando "aparece" na tela fazendo uma caricatura do próprio Tintim), o longa de Spielberg é um alento para os fãs do personagem e uma diversão descompromissada para aqueles que, como eu, não conheciam o personagem à fundo. 

As Aventuras de Tintim acompanha o personagem título tentando desvendar o segredo do Licorne, um lendário navio que naufragou envolto em mistérios. Ao lado de seu fiel cão Milu e do divertido capitão Hadock, Tintim viaja pelo mundo tentando decifrar os segredos do navio e se mete em mil e uma enrascadas, numa aventura divertida e contagiante.


Spielberg declarou que conheceu Tintim logo depois de filmar o primeiro longa da saga Indiana Jones, quando alguém comentou que a trama de Indiana lembrava as aventuras do jornalista criado por Hergé. Spielberg se interessou, correu atrás, adquiriu os direitos e 30 anos depois do primeiro Indiana ter chegado aos cinemas, apresentou Tintim ao público americano (que não se empolgou muito com a história, uma vez que a bilheteria não foi lá muito entusiasmada com a trama).

Utilizando-se da técnica de motion capture - aquela onde os movimentos dos atores são captados para depois os personagens serem "construídos" digitalmente -, Spielberg teve a produção de luxo de Peter Jackson e nos apresenta um filme visualmente incrível, com sequências de tirar o fôlego e ação de sobra.

As Aventuras de Tintim é o típico filme feito para crianças, mas que certamente levará os adultos ao cinema. Seja para ver na tela grande um personagem conhecido, seja para ser apresentado ao maravilhoso mundo de Tintim pelas mãos de Spielberg. O impossível é sair do cinema sem ter vontade de ver uma continuação da história, já que o filme se encerra com um grande cliffhanger. 

Resta saber se o desempenho de As Aventuras de Tintim nas bilheterias ao redor do mundo garantirá uma continuidade à história.
-->

0 comentários:

Share