29 de mar de 2012

Doce Gabito, de Francisco Azevedo

-->


Segundo romance de Francisco Azevedo, Doce Gabito foi aguardado por todos que descobriram o autor em O Arroz de Palma, seu romance de estreia. Contando com uma boa dose de lirismo em sua prosa, Chico (que é meu amigo, devo deixar claro antes de prosseguir com o texto) conquistou público e crítica, tornando-se, inclusive, finalista do prêmio São Paulo de literatura graças a seu primeiro romance. Por isso, é importante deixar claro que Chico não perdeu a mão e não deve ser apontado como autor de um romance só. Doce Gabito é mais uma prova do talento e sensibilidade do escritor.

Singela homenagem ao autor colombiano Gabriel García Márquez, Doce Gabito conta a história de Gabriela, uma homônima do escritor. Nascida Gabriela Garcia Marques, a jovem perdeu os pais, ativistas contra o regime militar, ainda criança e foi morar com o avô, que também morre cedo e a deixa com sua tia Letícia, uma cafetina que guarda muitos rancores contra os familiares. No casarão do bairro da Glória, no Rio de Janeiro, onde funciona o negócio de sua tia, Gabriela cresce e amadurece num ambiente mágico, que pelas descrições do livro, parece cenário de filme de Almodóvar.

Com uma relação complicada com sua tia Letícia, Gabriela acaba envolta no mundo das putas recatadas que vivem no casarão. Um dos toques de lirismo surreal da história é basicamente esse: as putas comandadas por Letícia, apesar de versadas nas artes do sexo, são vendidas como moças recatadas e seus clientes são atraídos exatamente por isso. São as putas que ditam as regras do jogo, da conquista e até mesmo o que pode ou não acontecer entre quatro paredes. E é exatamente nesse contexto que Gabriela também se torna puta.  Puta virgem e de um homem só.

Tendo como ponto de partida o Rio de Janeiro de 1975, a história avança, pouco a pouco, até chegar aos dias atuais. Assim, é interessante como o autor, cria da cidade, mostra através das páginas de Doce Gabito as transformações que o Rio viveu nesses anos todos, o progresso acentuado, passando pelas crises políticas e financeiras da sociedade nesse período. Doce Gabito é, em alguns momentos, uma ficção com dois pés na história política e social do próprio Brasil.

E se a história é lírica, Gabriela é, por vezes, um tanto quanto sonhadora demais. Eu, se a conhece pessoalmente e ouvisse de sua boca alguns de seus devaneios, não teria problema nenhum em ser taxativo: você é um pouco esquizofrênica, não é minha querida? Mas Gabriela é personagem e, mesmo que Chico avise na dedicatória do livro que "ficção é verdade - mundo real que nasce pelas mãos do escritor", se eu estivesse no lugar de Verônica, a melhor amiga da personagem principal, não teria dúvidas ao afirmar: birutinha a coitada. Mas uma biruta adorável, sensível e um tanto quanto maluquinha, que nos conquista nas primeiras páginas da história e que não solta nossas mãos nem quando terminamos o livro. Gabriela é assim, gosta do contato, do tato, do aconchego da pele com pele. E como soltar a mão de um personagem tão real e, ao mesmo tempo, tão fictício?

Não sei se um exemplar de Doce Gabito chegará ou não nas mãos de García Márquez, o original colombiano, mas se fosse ele, ao me ver retratado nas páginas do livro como um personagem "real" e "imaginário" do mundo de Gabriela, seria todo sorrisos e felicidade. O autor certamente teria orgulho de Gabriela, uma puta recatada, que, ao contrário das criadas pelo autor colombiano, de triste não tem nada!

Doce Gabito é prosa misturada com poesia, embaladas com carinho e cuidado que podem ser lidos a cada página da história. É sonho que é realidade e ficção que é verdade. Doce Gabito é daqueles livros para serem lidos, apreciados e que, não tenho dúvidas, servem como presente precioso para pessoas mais do que queridas. É viagem para ser feita de olhos fechados, no aconchego do seu lar e com um livro nas mãos. E não são essas as melhores viagens que podemos fazer?
-->

1 comentários:

Giliard Mast disse...

Adicione seu blog no Agregado MastLink
Nossa proposta é divulgar seu blog/site
Estarei esperando seus link
Desejamos que você tenha muitos cliques e um grande aumento em suas visitas.
WebSite: http://www.mastlink.com
Sucesso!!

Share