13 de mar de 2012

A Era do Gelo 4: Diretor de Fotografia Brasileiro Conta Detalhes do Novo Filme




Os fãs dos adoráveis personagens da animação A Era do Gelo já estão na contagem regressiva e ansiosos pela continuação da franquia que, dessa vez, não contará com o brasileiro Carlos Saldanha na direção. A Era do Gelo 4 (Ice Age: Continental Drift) é dirigido por Steve Martino e Mike Thurmeier, que tem a tarefa de repetirem o feito de Saldanha e serem campeões de bilheteria.

Contando a história do mamute Manfred, do tigre-de-dentes-de-sabre Diego, da preguiça Sid e do esquilo Scrat, o filme acompanhará a separação dos continentes (que deve ser ocasionada por alguma trapalhada de Scrat, é claro) e colocará os nossos heróis numa disputa com animais piratas em pleno oceano.

Se não é dirigido por um brasileiro, A Era do Gelo 4 conta com pelo menos outro nome brazuca em sua produção: o gaúcho Renato Falcão é o responsável pela fotografia do novo longa. E Renato tem experiência no assunto, já que realizou o premiado A Festa de Margarette (de 2002) e o aclamado Rio (de 2011).

Numa matéria interessante do jornal O Globo sobre o novo filme, Renato deu algumas declarações bastante interessantes sobre A Era do Gelo 4, que você pode conferir abaixo:

Sobre a história do filme:

"Este filme tem um tom mais épico que os anteriores. Como a trama agora envolve piratas, a água será o elemento da natureza de maior destaque, pois o filme mostra a Terra se rompendo e os continentes se dividindo. E animar água é sempre um desafio para a modelagem visual, sobretudo porque não trabalhamos com referências reais. Só na parte da fotografia foram 20 meses de trabalho."

Sobre o trabalho de um diretor de fotografia:

"Soa estranho falar em fotografia para desenho animado. Mas toda animação tem um set, um cenário, ainda que seja virtual, gerado por computação gráfica. E as filmagens desses cenários obedecem a critérios de marcação de luz que não diferem muito dos utilizados em locações reais. Só que a câmera aqui é um software, o Maya. Até movimentos de grua são simulados virtualmente. A diferença deste quarto filme é que usamos versões mais simples da câmera, pois há um conceito de animação mais clássico, próximo a desenhos como Looney Tunes."

Sobre trabalhar com diretores diferentes:

"Cada diretor tem um estilo. E embora Steve Martino e Mike Thurmeier tenham sua marca pessoal de direção, o processo foi o mesmo dos filmes de Saldanha. A ideia é que o processo de animação, em todas as suas etapas, obedeça exigências da dramaturgia. Neste roteiro, que terá números musicais, Gutt (um novo personagem, um gurila pré-histórico, "vilão" do novo filme) não é apenas um sujeito mau. Existem nuanças em sua personalidade. Carlos deu uma linha emotiva que norteia toda a série. E é em cima dessa linha que trabalhamos."


A Era do Gelo 4 terá uma surpresa para os brasileiros: a estreia do filme acontecerá primeiro aqui, no dia 29 de junho de 2012. Nos EUA, o filme estreará somente em 13 de julho.

0 comentários:

Share