14 de mar de 2012

Pop 5ive: Quando o Cinema Encontra o Esporte





Esporte. Essa é uma das palavras mais faladas atualmente. Seja por causa da Copa do Mundo em 2014, pelas Olimpíadas de 2016 ou até pelo fato de Ricardo Teixeira ter renunciado à presidência da CBF, no mesmo dia em que o polêmico (ex?)jogador Adriano rescinde seu contrato com o Corinthians.

No cinema, essa palavra não é menos propagada. No Oscar, um dos favoritos - e também uma decepção na premiação - era O Homem Que Mudou o Jogo, sobre um técnico de baseball que revolucionou o esporte. E, em março, uma das estreias mais esperadas do ano no cinema nacional chegará às telas: Heleno, filme estrelado por Rodrigo Santoro, sobre o também polêmico ex-jogador Heleno de Freitas (mas com muito mais charme e glamour que Adriano).

Então, como, na minha modesta opinião, esporte e cinema são duas das melhores coisas da vida, nada melhor do que fazer um Pop 5ive com os melhores filmes sobre histórias reais de esportistas - ou pessoas envolvidas diretamente com o esporte. Não vai faltar polêmica, discordância, mas vale à pena...

Adianto que O Homem Que Mudou o Jogo não fará parte do ranking porque não tive a oportunidade de assistir.

Então, vamos aos premiados:

5º - Somos Marshall
(We Are Marshall, 2006, McG)

O filme fala sobre Os Marshalls, time de futebol americano da cidade de Huntington que sofre um acidente de avião quando retorna de uma partida na Carolina do Norte . Todos os membros do time e da comissão técnica morrem no acidente, deixando poucos sobreviventes que faziam parte da equipe - que não estavam no avião. Cabe então ao jovem treinador Jack Lengyel (Matthew McConaughey) fazer renascer o espírito do time na comunidade, contando com a ajuda do antigo assistente do time (Matthew Fox), que teve a sorte de ceder seu lugar para outro atleta no vôo.

Um bom filme sobre superação. A vitória do espírito esportivo propriamente dito, onde competir já vale muito.
---
4º - Seabiscuit - Alma de Herói
(Seabiscuit, 2003, Gary Ross)

Um bom elenco dá vida a Seabiscuit - Alma de Herói, contando com Jeff Bridges, Tobey Maguire e Chris Cooper, entre outros. A história se baseia no pequeno Seabiscuit, um cavalo indisciplinado e que muitos diziam não ter condição de participar de corridas. Seu dono, o milionário Charles Howard (Bridges) - que ganhou Seabiscuit - com a ajuda de Red Pollard (Maguire) - um ex-lutador fracassado - e Tom Smith (Cooper) - uma espécie de "encantador de cavalos" - o treinam até torná-lo um vencedor e uma espécie de esperança da população norte-americana em plena época da Grande Depressão.

Como a maioria dos filmes ligados ao tema, mais um exemplo de superação e coragem - dessa vez em dose dupla. Uma lição de determinação e de busca por um ideal.

---
3º - Luta Pela Esperança
(Cinderella Man, 2005, Ron Howard)

O filme conta a história do boxeador Jim Braddock (Russell Crowe) que, em um EUA castigado pela Depressão Econômica (mais um filme que fala sobre esse marco da história recente americana), torna-se um herói nacional, o Cinderella Man.

Após perder tudo na crise e não ter condições de sustentar sua família (uma das cenas mais marcantes é quando ele pede dinheiro aos "figurões" do boxe, para alimentar seus filhos), Jim se torna a esperança de toda a população ao sair do nada - numa luta em que seria um mero "sparring"- e chegar à disputa do título contra Max Baer (Craig Bierko), em uma luta memorável que durou 15 rounds.

Com grandes atuações também de Renée Zellweger e do ótimo Paul Giamatti, o filme é imperdível.


---

2º - Um Sonho Possível
(The Blind Side, 2009, John Lee Hancock)

O longa nos brinda com a emocionante história de Michael Oher (Quinton Aaron), um jovem negro e sem teto que encontra numa família branca, liderada por Leigh Anne (Sandra Bullock), a chance de mudar sua vida. Com a ajuda de seus novos familiares, o apoio de todos na escola e o seu talento para o futebol (americano), Michael pode buscar um futuro completamente diferente daquele que esperava por ele e se tornar um atleta profissional (hoje é offensive tackle no Baltimore Ravens, na NFL).


Sandra Bullock rouba a cena com sua atuação marcante, que lhe rendeu vários prêmios (entre eles o Oscar de Melhor Atriz em 2010. Grande filme!


---

1º - Invictus
(Invictus, 2009, Clint Eastwood)

Um dos melhores exemplos de como o esporte pode transformar a vida e mudar a história. Invictus mostra o período em que Nelson Mandela (Morgan Freeman) deixa a prisão e torna-se presidente da África do Sul (1994) , virando uma lenda em todo o mundo.

O rugby, esporte com maioria branca, é o instrumento utilizado por Mandela para tentar diminuir a segregação racial no país, que ainda tem uma forte herança do apartheid. O jogador e capitão da seleção sul-africana de rugby (Springboks), Francois Pienaar (Matt Damon), tem a missão de ser um elo entre Mandela e o time, fazendo da Copa do Mundo da categoria, na própria África do Sul em 1995, uma espécie de redenção para toda o país e para sua sofrida população.

Um dos melhores trabalhos de Clint Eastwood e um exemplo da força do esporte.


---


E esse foi o primeiro Pop 5ive! Espero que tenham gostado do ranking, mas se tiverem outros filmes que mereciam estar nessa seleção, comentem. Quem sabe eles não entram no próxima seleção!

E tomara que no próximo eu possa incluir também o filme Heleno, um legítimo representate tupiniquim. Vamos torcer...


0 comentários:

Share