14 de abr de 2012

Os Três Patetas: Polêmica Religiosa Marca Estreia dos Filme nos EUA



Uma polêmica ronda o novo filme dos irmãos Bobby e Peter Farrelly, Os Três Patetas. Numa homenagem aos clássicos filmes do trio mais famoso de Hollywood, os diretores de sucessos como  Débi & Lóide e Quem Vai Ficar Com Mary, demoraram quase 10 anos para conseguir levar sua versão às telas. Agora que o filme estreou, o que está gerando um verdadeiro boca-a-boca nos EUA é uma determinada cena da história e não suas qualidades artísticas.

A polêmica da vez diz respeito a uma cena em que os Três Patetas - vividos por Sean Hayes (Larry), Chris Diamantopoulos (Moe) e Will Sasso (Curly) - se encontram com personagem da modelo Kate Upton numa piscina e ela usa um biquíni de freira, incluindo um rosário no pescoço, logo acima dos seios. Confira uma imagem da cena, logo abaixo:


A ultraconservadora Liga Católica americana, na voz de seu presidente Bill Donohue, emitiu um comunicado condenando o filme e que diz, em partes:

“Nos anos 50, Hollywood geralmente era respeitosa com a religião. Hoje, se especializa em imbecilidades e faz piada com o Cristianismo, especialmente com o Catolicismo. (...) Os Três Patetas não é só mais um remake, é um marco cultural de valor sociológico, e o que ele diz sobre a forma como nós mudamos não é animadora.”

Em outro ponto do comunicado, Bill Donohue condena o personagem do ator Larry David, que é uma freira chamada "Irmã Mary-Mengele", tomando emprestado o sobrenome do médico nazista Josef Mengele, conhecido como o "Anjo da Morte".

A resposta da Fox, distribuidora do longa, ao comunicado?

“As freiras a quem o Sr. Donahue se refere são, na verdade, personagens heróicas, ainda que dentro do contexto do filme. (...) Em relação ao traje de freira, penso que fizemos um favor ao público ao deixarmos Kate Upton usar o ‘nun-kini’ (trocadilho com a palavra nun, freira em inglês), ao invés de Larry David, pois poderia ter sido qualquer um dos dois. Convidamos todos a verem o filme e decidirem por si próprios.”

Estreia dessa semana nos EUA, a versão dos irmãos Farrelly para Os Três Patetas chega ao Brasil apenas no segundo semestre, com estreia prevista para 17 de agosto.

2 comentários:

Fernando Araújo disse...

Não vou ver essa droga mesmo...

Tereza Bernardes disse...

Espero que esse pequeno incidente não atrapalhe a estreia do filme. Estou louca para assistir e relembrar os bons tempos da minha infancia.
Boa sorte a todos.

Share