23 de abr de 2012

Pop Séries: O Quinteto

-->


Muito antes de eu sequer saber o que era efetivamente uma série, eu já era apaixonado por uma. O Quinteto, (Party of Five, no original) foi uma das primeiras tramas que acompanhei sem ter a noção que tenho hoje do que é uma série semanal. Como os episódios passavam todos os dias à tarde num canal aberto, eu imaginava que era uma espécie de novela. Não me culpem, eu era só um pré-adolescente quando a série estreou, em 1994.

Contando com um elenco que se tornaria famoso anos depois, Party of Five durou seis temporadas. A história acompanhava o dia a dia dos cinco irmãos Salinger, que com a morte dos pais num acidente de carro causado por um motorista embriagado, se vêem sozinhos no mundo e tendo de aprender a lidar com essa nova situação.

Charlie (Matthew Fox) era o irmão mais velho e cuidava do restaurante da família e dos irmãos mais novos: Bailey (Scott Wolf), com seus problemas com o álcool e causador de vários problemas familiares; Julia (Neve Campbell), a jovem adolescente envolvida em mil situações amorosas complicadas; Claudia (Lacey Chabert), a menina prodígio e mais inteligente dos irmãos; e Owen (Andrew Cavarno), o caçula da família.

Além dos irmãos, protagonistas da história, a série contava ainda com outros personagens, como Sarah (Jennifer Love-Hewwit), a namorada de Bailey; e Kristen (Paula Devicq), o amor da vida de Charlie.


Carregada no drama, Party of Five tratava de assuntos densos para a década de 90. Enquanto as produções no ar investiam em temas leves e divertidos, a série falava de alcoolismo e câncer, por exemplo. Talvez por isso, a série quase tenha sido cancelada em seu início, já que os índices de audiência eram baixos. Mas, sobrevivendo no ar, em 1996, Party of Five ganhou o Globo de Ouro de Melhor Série Dramática do ano, o que provavelmente alongou sua exibição. Sem contar que muitos dramas que surgiriam anos depois se espelharam na série sobre os irmãos Salinger para contar suas próprias histórias.

Contando com um elenco jovem e talentoso, Party of Five foi o trampolim para o sucesso de muitos atores de seu elenco. Ainda durante a exibição da série, Neve Campbell tornou-se a protagonista da série de filmes Pânico (Scream), tornando-se “a Rainha do Grito” de uma nova geração. O mesmo caminho seguiu Jennifer Love-Hewwit, que estrelou os filmes Eu Sei o Que Vocês Fizeram no Verão Passado (I Know What You Did Last Summer), além de uma penca de comédias românticas e o spin-off Time of Your Life, quando a personagem Sarah sai de Party of Five se mudando para Nova York; além disso, anos depois, a atriz tornou-se a protagonista da série sobrenatural de televisão Ghost Whisperer. Já Mattew Fox ficou algum tempo fora do ar depois do cancelamento da trama, em 2000, mas brilhou tempos depois como um dos protagonistas de Lost, a série sensação que o levou de volta aos holofotes.

Brindando o público com muito drama, mas sem se esquecer dos valores familiares da tradicional família americana, Party of Five marcou época e merece ser conhecida e relembrada. Seja pelos fãs saudosos, que acompanharam a trama em tempo real, seja por novos espectadores que podem vir a se surpreender com a qualidade de uma trama da já distante década de 90.

---

Pop Séries é a coluna do Pop de Botequim que, semanalmente, relembra algumas séries de sucesso, canceladas ou ainda nos ar, que merecem a sua atenção, seja para matar a saudade ou para que entre na sua lista de séries a serem conferidas. Não perca!
-->

1 comentários:

Cris Santos disse...

Ah! Acabei de encontrar na Netflix. Que saudade que eu estava.Vou rever tudo.

Share