17 de abr de 2012

Pop Séries: O Toque de Um Anjo / Caiu do Céu

-->

Cada ser humano tem sua própria quantidade de crenças particulares. Conceitos como Deus, Diabo e seres celestes e demoníacos, entretanto, povoam a cultura da humanidade desde tempos imemoriais. A necessidade de nos achegarmos a uma força superior, de acreditar em algo maior, é tamanha que seres espirituais são conhecidos por todos, acreditemos ou não em sua existência.

Entre os seres espirituais, os anjos ocupam um lugar especial no coração das pessoas. De acordo com crenças diversas, eles são os mensageiros de Deus, guias espirituais e criaturas criadas para ajudar a humanidade em sua existência. Era sobre o trabalho de um grupo de anjos junto a humanos que precisam de orientação que tratava a série Touched By An Angel.

Criada por John Masius e produzida por Martha Williamson, a série acompanhava as aventuras de Monica (Roma Downey), uma mulher anjo recém promovida à “procuradora” pelo Departamento de Salvamento. Monica sempre surgia na vida de pessoas ou grupos que estivessem vivendo um momento crítico em suas vidas, tendo de lidar com um grande problema ou com uma difícil decisão a ser tomada. Seu papel era trazer uma mensagem de Deus (“Deus ama você...” era sempre uma frase dita por Mônica em certa altura de qualquer episódio) ao mesmo tempo em que ajudava as pessoas a resolverem seus problemas.

Em seu trabalho, Monica era supervisionada por Tess (Della Reese, atriz, cantora e pastora evangélica), que apesar de se mostrar dura, ajudava Monica e os humanos, sempre compassiva e acalmando a todos sempre que soltava sua voz para cantar uma música de conforto. Outro anjo que completava o elenco principal era Andrew (John Dye), “o anjo da morte”, responsável por levar as pessoas que morriam ao seu destino eterno, fosse ele o céu ou o inferno.


Exibida pela rede americana CBS, a série teve nove temporadas, totalizando 212 episódios exibidos e ficando no ar por nove anos. Como não tinha uma história maior, sendo focada em episódios fechados, com princípio, meio e fim, o número de participações especiais é enorme em Touched By An Angel, principalmente por ter se tornado um programa querido pela audiência americana e por ter conseguido uma boa base de fãs. Nomes como Angela Lansbury, Bill Cosby, Branda Vaccaro, Jean Stapleton, John Rittler, John Schneider, Muhammad Ali, Natalie Cole, Stacy Keach e Tom Bosley, entre outros, deram às caras em participações especiais em episódios da série enquanto ela foi exibida.

No Brasil, a série foi exibida durante um tempo pela Rede Globo, onde era chamava de Caiu do Céu. Sem interesse de continuar exibindo a história, a emissora abriu mão dos direitos e anos depois ela foi parar na Band, com direito a mudança de nome e tudo, que passou a ser quase uma tradução ao pé da letra do original: O Toque de um Anjo.

Em tempos de histórias violentas e agressivas, Touched By An Angel tinha um frescor reconfortante em suas histórias, sempre animando e pregando que o bem existia e que acreditar era necessário. E, independente daquilo em que se acredita, é sempre bom ouvir uma mensagem de alento e conforto, o que era a especialidade da série e que, provavelmente, ajudou para que ela permanecesse durante nove anos no ar.

---

Pop Séries é a nova coluna aqui do Pop de Botequim. Semanalmente relembraremos de alguma séries de sucesso, canceladas ou ainda nos ar, que merecem a sua atenção, seja para matar a saudade ou para que entre na sua lista de séries a serem conferidas. Não perca!
-->

0 comentários:

Share