2 de mai de 2012

Eu Sei o Que Você Está Pensando, de John Verdon



Qual seria sua reação se alguém afirmasse saber exatamente aquilo que você está pensando? Se, para comprovar isso, pedisse que você pensasse num número e soubesse exatamente qual número você pensou? Imagine agora que esse "poder" estivesse na mão de um serial killer disposto a desafiar a polícia e a provar sua superioridade? É esse o mote de Eu Sei o Que Você Está Pensando (Think of a Number, no original), livro de estreia do americano John Verdon, um interessante thriller psicológico, que captura sua atenção logo nas primeiras páginas.

Depois de 25 anos de carreira, o detetive David Gurney chegou à aposentadoria e resolveu se mudar para uma fazenda no interior com sua mulher. Entretanto, ao contrário do que imaginava, Gurney não se adaptou à nova vida, tornando-se uma pessoa entediada, que acaba se dedicando a um hobby um tanto quanto desagradável para sua mulher: a arte em fotografia, trabalhando em rosto de criminosos condenados. Até que Mark Mellery, um antigo companheiro de faculdade, ressurge em sua vida: ameaçado com cartas anônimas que garantem saber o que o homem pensa, Mellery busca a ajuda do antigo amigo para ajudá-lo a desvendar o mistério.

Contando com uma narrativa ágil, a trama de John Verdon conquista de cara, principalmente pelo carisma de seu personagem principal. David Gurney é um homem denso, cerebral, com um passado intrigante e que nos conquista de cara com sua humanidade. Gurney não é um homem perfeito e a sombra de seus erros no passado vive a atormentá-lo. Os embates entre o personagem e sua mulher, Madeleine, que não se conforma com a postura do marido para com a vida, são excelentes.

Construindo sua história aos poucos, mas sempre lançando pistas sobre a identidade do assassino em suas páginas, o enredo de Eu Sei o Que Você Está Pensando atinge seu ápice quando sua revelação acontece. E, ao juntar todas as pistas junto com David Gurney, o leitor é obrigado a admitir a genialidade de John Verdon, ao criar uma história tão intrincada e interessante.

Contando com uma estreia elogiada por público e crítica, John Verdon é um autor a ser observado de perto. Com duas obras lançadas até o momento, apenas Eu Sei o Que Você Está Pensando está disponível no Brasil. Seu segundo romance, Shut Your Eyes Tight, ainda não tem previsão de lançamento por aqui, mas já aguardo ansioso.

0 comentários:

Share