23 de mai de 2012

Pop 5ive: Aberturas Dançantes de Novela


-->
Com o sucesso inegável da novela Avenida Brasil, os assuntos de botequim, sala de cafézinho dos escritórios e sofás das salas dos espectadores quase sempre tem se direcionado para o trabalho excepcional de alguns atores (palmas para Adriana Esteves, Isís Valverde e Vera Holtz, entre outros) da trama, do enredo bem estruturado e, claro, para a abertura da novela, ao som de Vem Dançar com Tudo. Gostando ou não do ritmo kuduro, não dá pra negar que a abertura é divertida (apesar de ser acusada de brega por muitos chatos de plantão) e coloca o refrão da música grudado em nossas cabeças.

Com o papel de apresentar os créditos e manter nossa atenção, as aberturas de novela tem uma tarefa árdua de serem divertidas e prenderem nossa atenção, o que muitas vezes não acontece (oi, Fina Estampa!). Entretanto, se pararmos para um retrospecto, é fácil identificar algumas aberturas marcantes e dançantes que ficaram na história juntamente com as novelas que representavam.

Por isso, o Pop 5ive de hoje tem como tema elas, as aberturas de novela que nos fizeram dançar e tornaram-se inesquecíveis. Confira a lista, sem nenhuma ordem de preferência:
  • Rainha da Sucata

Para abrir a novela de Sílvio de Abreu de 1990, Me Chama Que Eu Vou, lambada de Sidney Magal, foi o tema escolhido. Enquanto um ventilador ganha vida ao se juntar com uma porção de sucata, aos poucos vão surgindo bailarinos e o clima descontraído toma a tela. Divertida e bem no clima da novela, que contava a história de uma mulher que se torna rica ao lucrar com os negócios de um ferro-velho.
---
  • Salsa e Merengue

De Miguel Falabella e Maria Carmem Barbosa, Salsa e Merengue foi uma divertidíssima novela das 19h, que embalou a todos com seu ritmo quando estreou, em 1996. Para a abertura, a música Maria (Salsa Y Merengue) de Ricky Martin foi a escolhida e empolgou todo o país. Que atire a primeira pedra quem nunca se pegou gritando e cantando:
"Uepaaaa! Un, dos, tres / Un pasito pa'delante Maria / Un, dos, tres, un pasito pa' atras..."
---
  • Tropicaliente

De Walter Negrão, Tropicaliente foi exibida em 1994, no horário das 18h e fez um tremendo sucesso. Embalando a abertura da trama praieira, Elba Ramalho cantava Coração da Gente enquanto diversas frutas surgiam na tela ao som de sua voz. Abertura divertida e que se transformou num hit, assim como a novela.
---
  • Tieta

Exibida em 1989, a novela Tieta, de Aguinaldo Silva, Ana Maria Moretzsohn e Ricardo Linhares é até hoje considerada um clássico. Baseada na obra de Jorge Amado, a novela fez um sucesso absurdo ao contar a história da Tieta do título, que retorna ao interior do Nordeste depois de enriquecer com um prostíbulo na capital. Para tema da novela, a música Tieta, na voz de Luiz Caldas, embalava as imagens de uma então desconhecida Isadora Ribeiro na abertura. 
---
  • Avenida Brasil

Claro que ela não poderia faltar. E se a novela vem popularizando músicas normalmente associadas à "nova classe C", a abertura da trama de João Emanuel Carneiro já é sua marca registrada. E, pode confessar: tenho certeza que você também não resiste ao "Oi, oi, oi, oi, oi, oi..." da música, não é?
---

E se você acha que faltou alguma abertura nessa lista, não se acanhe: é só clicar ali embaixo e usar a caixa de comentários para nos dar a sua opinião.
---

Para ficar atualizado com todas as novidades do Pop de Botequim, curta nossa página no Facebook (clicando aqui) e nos siga no Twitter (clicando aqui)! É fácil, rápido e super prático!

Sigam-nos os bons!

-->

0 comentários:

Share