5 de mai de 2012

Pop 5ive: Os Melhores Filmes de Super-Heróis



--> POLÊMICA! Esse, na verdade, será o tema deste novo Pop 5ive. Alguns assuntos, normalmente, levam a brigas, discussões e até tiros. Religião, futebol e política são alguns desses assuntos. Mas, como não estou afim de falar de nenhum desses temas no momento, a polêmica será em torno dos Melhores Filmes sobre Super-Heróis. Será que haverá debates e ameaças? Espero que sim!
E os premiados são:

  • 5º - Homem de Ferro (Iron Man, 2008 e Iron Man 2, 2010)


Em 2008 chegou às telas o primeiro filme sobre o Homem de Ferro, personagem da Marvel (que será muito citada nesse post), criado por Stan Lee e que teve sua estreia nas HQs em 1963.

Interpretado por Robert Downey Jr, o filme trouxe, basicamente, a história do personagem de Stan Lee, com algumas pequenas diferenças das HQs originais: Tony Stark, o playboy egocêntrico e dono de uma empresa que fabrica armas, se vê obrigado a utilizar um dispositivo em seu peito para salvar sua vida - quando foi sequestrado,  se viu atingido por uma granada, cujos estilhaços são a ameaça que o obriga a utilizar o dispositivo. Nesse sequestro, Stark conhece um físico que o ajuda a construir sua armadura e projeta o dispositivo que o acompanhará por toda a sua vida.

Com ótimos efeitos especiais, um roteiro interessante, bom elenco e um protagonista à vontade no papel, Homem de Ferro foi um sucesso de bilheteria e rendeu, em 2010, a primeira continuação.

Homem de Ferro 2 mostrou todas as qualidades do primeiro filme e mais, com Downey Jr. ainda mais integrado ao papel, um ritmo mais intenso e efeitos ainda mais impressionantes, além de personagens muito bem construídos.

Gênio, playboy, bilionário e filantropo, Homem de Ferro (1 e 2) merece estar nesse ranking
---

  • 4º - X-Men Origens: Wolverine (X-Men Origins: Wolverine, 2008)


Mais um integrante do time Marvel - e também do time d'Os Vingadores, pelo menos nas HQs. X-Men Origens: Wolverine mostra a origem de Wolverine (meio óbvio, né!), um dos mais adorados integrantes dos X-Men e um dos heróis mais sombrios do universo das HQs.

Após três filmes junto aos demais integrantes dos X-Men, Wolverine ganhou um filme só seu - e não decepcionou nem um pouco.

Sua historia tem início no Canadá, em 1845, quando, ainda criança - conhecido como James -, passa por um drama familiar, que dará início à sua personalidade sombria e ambígua. Victor Creed, que era seu amigo desde a infância, será seu companheiro após descobrirem seus poderes mutantes. Juntos, passam por várias guerras, que também auxiliam na formação de suas personalidades e acabam criando uma das maiores rivalidades do mundo das HQs: Wolverine x Dentes-de-Sabre.

O filme explora muito bem os problemas do personagem principal, suas falhas e desvios, mas também suas virtudes. E tudo muito bem traduzido pela atuação de Hugh Jackman - e também por Liev Schreiber, como Victor Creed. Um filme de ação com pitadas de drama, bem dirigido por Gavin Hood e com roteiro eficiente.

Wolverine é, sem dúvida, um dos mais fascinantes heróis do quadrinhos. E X-Men Origens: Wolverine mostra isso com perfeição.
---

  • 3º - Capitão América: O Primeiro Vingador (Captain America: The First Avenger , 2011)


Após 70 anos de sua criação, Capitão América ganhou, em 2011, um grande representante nas telinhas de todo o mundo: Capitão América: O Primeiro Vingador.

No filme, coube a Chris Evans a missão de dar vida a Steve Rogers, jovem franzino que tem o sonho de fazer parte do exército americano na luta contra os nazistas. Mesmo reprovado em seus alistamentos militares - também por causa de sua saúde frágil -, ele não desiste de seu sonho. E seu empenho em se tornar soldado acaba impressionando o doutor Abraham Erskine, um cientista alemão que se junta aos aliados no projeto biológico secreto Operação Renascimento. Nesse projeto, Rogers é submetido a uma dose do Soro do Supersoldado e depois é exposto a Raios Vita. Surge, então, o Capitão América - após uma ajuda de Howard Stark (sim, o pai de Tony Stark), que cria o famoso escudo do Capitão.

Com boas doses de humor e, claro, muita ação, Capitão América: O Primeiro Vingador, é um filme com a qualidade que o herói merecia. Todo o elenco tem atuação destacada, principalmente Chris Evans, Stanley Tucci (Erskine) e Tommy Lee Jones (General Chester Philips). Os efeitos especiais são um show à parte, assim como a direção de arte.

O Capitão América é mais um integrante de Os Vingadores nesse ranking, com um filme de primeiríssima qualidade.
---

  • 2º - Os Vingadores (The Avengers, 2012)


Os Vingadores, a união de vários heróis da Marvel, não podia ficar fora dessa lista. Humor e ação na medida certa dão o tom desse filme que é, sem dúvida, um dos melhores filmes de super-heróis já produzido.

Mesmo sem alguns integrantes, como Wolverine, o filme (baseado na série de HQs lançada em 1963) mostra Homem de Ferro (Robert Downey Jr.), Capitão América (Chris Evans), Thor (Chris Hemsworth), Gavião Arqueiro (Jeremy Renner), Hulk (Mark Ruffalo) e Viúva Negra (Scarlett Johanson) sob o comando da S.H.I.E.L.D. - e de Nick Fury (Samuel L. Jackson) - formando uma equipe para defender o Terra - ou vingá-la, como diz Tony Stark - do vilão Loki (Tom Hidlestone), irmão de Thor, que quer dominar nosso planeta e roubar o Tesseract (um cubo azul com poderes inimagináveis), contando com a ajuda de um exército alienígena.

Se você vai ao cinema ver um filme sobre uma equipe de super-heróis, o que esperar? Ação? Óbvio. Rivalidades? Claro. Efeitos de primeira? Evidente. Humor e ironia na medida certa? Exato. Isso tudo está em Os Vingadores. E muito mais.

O filme já é um sucesso de bilheteria e promete sequência(s) para os próximos anos. Se o padrão de qualidade do primeiro for mantido, teremos uma franquia muito rentável - ou a mais rentável da história do cinema - e, o melhor, seremos brindados com mais ação, humor, ironia e, claro, ótimos efeitos especiais.

E, ainda por cima, Os Vingadores poderá receber a honra de liderar o próximo Pop 5ive de Filmes de Super-Heróis. Olha a responsabilidade da(s) sequência(s)!
---

  • 1º - Batman (Batman Begins, 2005 e The Dark Knight, 2008)


Chegamos ao primeiríssimo colocado! E, para surpresa, não é um personagem da Marvel. Pelo contrário, trata-se de um herói "concorrente", da DC Comics, criado em 1939. E os dois filmes citados, Batman Begins e Batman: O Cavaleiro das Trevas, representam não somente uma nova visão do heróis mascarado, mas também uma reinvenção de Christopher Nolan do herói mascarado. Esqueça os outros Batmans - ou pelo menos boa parte deles!

Esse reinício da franquia apresenta filmes densos e sombrios. E atuações impecáveis de todo o elenco. Christian Bale já pode ser considerado O Batman. Sua atuação segura e marcante dá nova vida ao personagem. Os coadjuvantes são ótimos, com destaque para Gary Oldman, Morgan Freeman e Michael Caine, presentes nos dois filmes.

Batman Begins volta à origem do justiceiro mascarado, desde a assasinato de seus pais. Bruce Wayne volta a Gothan City 20 anos após esse acontecimento que muda sua vida. Nesse período, Bruce passa pelo Oriente, onde consegue o treinamento para se tornar o Cavaleiro das Trevas e se "associa" à Liga das Sombras, grupo liderado por Ra's Al Ghul (Ken Watanabe) - e que possui Ducard (Liam Neeson) como membro. É nesse grupo, com a ajuda de Ducard, que Bruce obtém as técnicas de artes marciais que serão fundamentais para o seu futuro, além de aprender a controlar suas emoções.

Ao retornar a Gothan, Bruce conta com a ajuda de seu fiel mordomo Alfred (Caine) e Lucius Fox (Freeman), obtendo todos os "brinquedinhos" para se tornar o Batman e combater o crime organizado na cidade.

Com roteiro impecável, atuações marcantes, direção segura e grandiosas cenas de ação, Batman Begins marca o (re)início do heróis nas telas. Excelente filme que por si só já teria lugar nesse ranking, mas...


Mas veio Batman: O Cavaleiro das Trevas e o que parecia impossível, aconteceu: o segundo filme superou o primeiro em todos os aspectos.

Vou ser bastante direto sobre o filme: EXCELENTE! Mas, acho que a palavra inesquecível também é bem indicada. Não só pelo filme em si, mas pela ATUAÇÃO de Heath Ledger como Coringa. Vencedor do Oscar 2009 como Melhor Ator Coadjuvante, mesmo após a sua morte, Ledger criou um Coringa único, insuperável.

O desfecho dessa nova série de filmes acontecerá em julho (não percam o Tá No Cinema de julho!): Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge. Pelo trailer, o filme promete muito! Se será melhor do que os anteriores, em julho saberemos...


Bem, esse foi o Pop 5ive! Espero que tenham gostado! Se não concordarem - o que certamente vai acontecer com muitos -, façam seus rankings e coloquem aí e comentem.

Em breve, novos rankings! -->

10 comentários:

Teago de Assumpcao disse...

concordo com o 1 o resto eu discordo...

Leandro Faria disse...

Absurdo essa lista ter Wolverine (filme chaaaato) e não ter X-Men First class... Vou reclamar com o proprietário do blog, rs

Paulo Tonon disse...

acho q nao ta mto certo ai nao heim ehuasehasu.. esqueceu watchmen, wolverine nao devia estar na lista, e nao concordo com a primeira e segunda posiçao, devia ser o inverso, avengers fez algo q nenhum filme de super heroi fez ate hj ^^

Bruno SM disse...

Tem que reclamar mesmo! rsrs
Já ouvi bastante em casa por causa desse ranking. Enfim...
Achei Wolverine melhor do que First Class. Talvez as continuações mudem minha opinião...

Anônimo disse...

Gostei da lista! Só acho q os vingadores deveriam estar em primeiro lugar, na minha opinião é o melhor filme de super heróis! Os do batman eu considero filmes do Nolan, não do gênero super heróis. Ele mesmo disse que o filme é algo dele, e q foge bastante dos quadrinhos. Batman é um ótimo filme porem vingadores foi melhor! e Watchmen deveria estar nessa lista

Anônimo disse...

Eu acho que a 1° colocação é do "Os Vingadores"!!!

Serginho Tavares disse...

X-Men Origens: Wolverine???????????
gente, quem o pôs nesta lista bebeu o quê?
desculpa ai Bruno, mas o filme é péssimo! afundou o personagem!

Bruno SM disse...

Acho que o filme consolidou Hugh Jackman como Wolverine e, no geral, foi bom. Os problemas de produção não afetaram diretamente o resultado final que, na MINHA opinião, agradou bastante - nesse Pop 5ive não me prendi muito às HQs originais, mas sim aos filmes.
E são tantos outros bons filmes que certamente haveria lugar para Watchmen e First Class, por exemplo, se fosse um Pop 7even...
A ideia era justamente esta: ver as várias - e diferentes - opiniões sobre o assunto.
Valeu!!!

Donattelo disse...

Só uma correção, o Ra's Al Ghul não é o Ken Watanabe, mas sim o Liam Neeson.. (spoiler alert?)
No mais, parabéns pelo tópico, concordo plenamente.

Xingoaoi disse...

É difícil eu xingar uma lista, mas esta....
Acho que você fez isso de propósito.
Minha lista:
1- Batman Dark Night
2- Os Vingadores
3- Homem-de-Ferro 1 e 2
4- X-man 1 e 2
5- Superman 1 e 2

Share