28 de jun de 2012

A Maldição do Titã, de Rick Riordan


-->

Rick Riordan conseguiu com a saga Percy Jackson & os Olimpianos dar um grande charme a histórias milenares da mitologia grega, “requentando” as tramas para o mundo moderno. A ideia de trazer o Olimpo para os dias atuais já havia surtido efeito nos dois livros anteriores da franquia, O Ladrão de Raios e O Mar de Monstros. Mas em A Maldição do Titã, Riordan mostra que aprendeu com J.K. Rowling e soube desenvolver ainda mais seus personagens e seus dramas, deixando o leitor ansioso para saber mais do mundo por ele criado. 

O que acho interessante na narrativa de Rick Riordan, é que ele sempre procura mudar os “grupos” em que Percy, o protagonista, está inserido. Se em O Ladrão de Raios, Percy viajava com Grover e Anabeth em missão; e em O Mar de Monstros vemos o protagonista ao lado de Tyson, Anabeth e Clarice; aqui Percy tem a companhia de Thalia, Grover, Zoë e Bianca, enquanto corre contra o tempo buscando pela deusa Ártemis e pela amiga Anabeth.

Na história, um monstro que pode acabar com o Olimpo ressurge e Ártemis, a deusa da caça, vai atrás dele. Entretanto, é capturada e presa, juntamente com Anabeth, por um titã. Ao lado dos amigos Thalia e Grover e das caçadoras (seguidoras da deusa Ártemis) Zoë e Bianca, Percy tem de achar a deusa num curto período de tempo enquanto luta contra monstros que querem matá-los e impedir sua missão. 

Sempre construindo personagens interessantes, Rick Riordan, aprofunda a mitologia grega, trazendo mitos conhecidos para os dias atuais, ao mesmo tempo em que dá ao leitor uma aula sobre as histórias originais. Eu, por exemplo, sempre acabo buscando um pouco mais sobre os mitos apresentados nos livros e conhecendo como aquelas tramas inspiraram o autor e como ele trabalhou com elas no contexto moderno.

Mostrando que sabe usar bem clifhangers, A Maldição do Titã termina com muitas pontas abertas que devem ser desenvolvidas nos livros finais da saga. Será que Nico, irmão da caçadora Bianca e filho de Hades, será o herói mencionado pela profecia que pode acabar com o Olimpo? Pan, procurado por Grover e por todos os sátiros, surgirá efetivamente nos próximos volumes? Voltaremos a ver Thalia e as caçadoras nas histórias? 

Em A Batalha do Labirinto, próximo e penúltimo livro da série Percy Jackson & os Olimpianos, certamente saberemos algumas dessas respostas.

Texto originalmente publicado em 20/07/2011

Para ficar atualizado com todas as novidades do PdB, curta nossa página no Facebook (clicando aqui) e nos siga no Twitter (clicando aqui). É fácil, rápido e super prático!
Sigam-nos os bons!

-->

0 comentários:

Share