11 de jul de 2012

Pop 5ive: Os Melhores Filmes de Animação dos Anos 2000



-->
Como 2012 é o ano das animações, principalmente da retomada de várias franquias de sucesso, como A Era do Gelo e Madagascar, nada melhor do que um Pop 5ive sobre os Melhores Filmes de Animação.

Mas, num gênero tão interessante, criativo e cada vez mais realista, não seria justo comparar os filmes atuais com  os primeiros representantes da categoria, como Branca de Neve e os Sete Anões e Fantasia (dependendo do referencial, não vai ser justo com os filmes atuais).

Então, este primeiro Pop 5ive de Filmes (Longas) de Animação fala somente sobre os filmes do anos 2000 - quando for franquia, o primeiro filme deve ter sido produzido após 2000. O próximo ranking chegará ao século passado.

Já sei que muitos filmes ficarão de fora, mas como são somente 5, os indicados a Melhor Longa Metragem de Animação deste século são:
  • SHREK (Shrek, 2001; Shrek 2, 2004; Shrek The Third, 2007; Shrek The Final Chapter, 2010)

O ogro Shrek é um dos mais marcantes personagens de animação de todos os tempos. Desde o primeiro filme, de 2001, o tom politicamente incorreto marcou a franquia. Sátiras bem feitas, comédia de alto nível e personagens mais do que carismáticos. Sem contar, é claro, a ótima técnica visual utilizada pela Dreamworks. Os contos de fadas nunca mais foram os mesmos depois de Shrek....

Não à toa,  Shrek tornou-se uma das franquias de maior sucesso dos últimos tempos,  que agradou a crianças e adultos. Com 4 longas produzidos, teve seu "final" em Shrek Para Sempre, em 2010.

Além do carisma do casal Shrek e Fiona, os coadjuvantes Burro e Gato de Botas, principalmente, deram à franquia um fôlego a mais. Sem contar que o sucesso desses personagens ocasionaram, por exemplo, o filme "solo" do Gato mais querido do cinema. Outro destaque era a dublagem nacional de Shrek, feita por Bussunda, que faleceu em 2006.


Pena que a franquia não manteve a regularidade no quesito qualidade. Talvez tenha recuperado um pouco sua qualidade inicial no último filme, já que o terceiro é completamente esquecível.

Mesmo assim, não seria possível falar de Filmes de Animação sem citar Shrek - que ganhou o primeiro Oscar de Filmes de Animação - ou Longa Animado -, em 2002.
---
  • A ERA DO GELO  (Ice Age, 2001;  Ice Age 2: The Meltdown, 2006; Ice Age: Dawn of the Dinosaurs, 2008; Ice Age: Continental Drift, 2012)

O improvável trio de amigos formado pelo mamute Manny, o tigre dente-de-sabre Diego e a preguiça Sid não podia ficar fora desse Pop 5ive, auxiliados por Scrat, o esquilo mais desastrado de todos os tempos.

A Era do Gelo é outra franquia que aposta na comédia, mas com temáticas bem realistas e atuais, como o aquecimento global. O trio de amigos tem que escapar de terremotos, icebergs e avalanches desde o primeiro filme, de 2001. Outras questões sempre presentes são a lealdade, a família e o grupo. Tudo isso numa linguagem divertida e próxima da realidade das crianças, mas sem deixar de lado os adultos.

O visual dos filmes é um show à parte e garante sempre ótimos momentos. Técnicas que foram apuradas desde o primeiro filme e chegaram ao auge com A Era do Gelo 4, atualmente nos cinemas.


Roteiros bem elaborados, jornadas épicas, questões familiares e o futuro do planeta. Tudo isso faz parte dos 4 filmes da série. Já a comédia, também presente, tem como seu personagem principal o esquilo Scrat, na sua jornada estabalhoada em busca da sonhada Noz - e que já dura mais de 10 anos...

Resumindo, A Era do Gelo é imperdível, desde o primeiro filme.
--- 
  • RATATOUILLE (Ratatouille, 2007)

Qualquer um pode cozinhar. Essa é a marca de Ratattouile, que pode ser adaptada a qualquer realidade. Qualquer um pode ser o quiser, basta buscar seus objetivos.

Remy é um rato que vive em Paris e sonha em se tornar um cozinheiro famoso. Para conseguir seu objetivo - e por ser um rato! - ele acaba formando uma improvável parceria com Linguini, o novo ajudante de cozinha do restaurante Gusteau's. Aliás, o falecido chef Gusteua é o ídolo de Remy.

O filme é um primor visual. Texturas, cores, tudo em perfeito equilíbrio para fazer da Paris animada uma Paris quase real. O ratinho Remy e seu companheiro Linguini encantam a crianças e adultos nesse filme, que possui ótimo roteiro e é uma lição de persistência e de acreditar nos sonhos.

Sem dúvidas, Ratatouille é um dos melhores trabalhos da Pixar - e vencedor do Oscar de Melhor Longa Metragem Animado em 2008.
---
  • Up - Altas Aventuras (Up, 2008)

Um dos inícios mais emocionantes do cinema - sim, do cinema. Up - Altas Aventuras é um espetáculo visual incrível. E uma lição de amizade.

Carl Fredricksen, um velhinho rabugento, passou toda a sua vida sonhando em explorar o planeta e viver plenamente a vida. Mas, aos 78 anos, uma reviravolta do destino faz com que sua vida mude drasticamente e ele tenha a chance de viver sua grande aventura ao lado de um persistente escoteiro de oito anos, chamado Russell.

Sensível, emocionante e divertido, Up conta com um visual perfeito, com cores saltando aos olhos e um roteiro eficiente. E, na versão dublada, tem como destaque a voz de Chico Anysio para o protagonista.


Mais um vencedor do Oscar de Melhor Loga de Animação - além de Melhor Trilha Sonora - em 2010 e indicado ao Oscar de Melhor Filme nesse ano, Up - Altas Aventuras foi o primeiro filme da Pixar produzido para o formato Disney Digital 3-D.

Imperdível, o filme encanta a criança e adultos. Belíssimo, divertido e inspirador.
---
  • WALL-E (Wall-E, 2008)

Sou suspeito para falar de Wall-E. Sou fã do robozinho estabanado, divertido e carismático...

A primeira cena do filme é de uma beleza sem igual. Não foram necessários diálogos - em quase todo o filme. A solidão de Wall-E é palpável.

Num futuro distante (cerca de 700 anos), a Terra está infestada por poluentes e totalmente inabitada. Por isso, os humanos vivem numa nave que percorre a atmosfera do planeta, onde têm tudo o que precisam para uma sobrevivência totalmente acomodada. Na Terra, Wall-E, um robozinho solitário que tem numa barata sua única companheira, vive coletando e compactando o lixo do planeta. Até se apaixonar por uma robô que veio do espaço, Eva, buscando alguma forma de vida na Terra. Assim, Wall-E sai numa jornada para se juntar a Eva junto aos humanos.

Wall-E (Waste Allocation Load Lifter Earth-Class, ou "Elevador de Detritos Classe Terra") é ingênuo e atrapalhado e nos remete ao velho E.T., de Spielberg. Um robozinho que adora colecionar objetos antigos e filmes (em VHS!) e aprende, através de Eva (Eve no original, que significa Extra-terrestrial Vegetation Evaluator, ou "Exterminadora de Vegetação Alienígena"), o que é o amor que ele vê nesses filmes.


Wall-E é um filme de contradições, onde os robôs têm sentimentos, ao contrário dos humanos, cada vez mais apáticos. Eva, o exemplo da modernidade, é fria. Wall-E, velho, sujo e enferrujado, transborda emoção e sentimento. O capitão da nave manda menos do que o piloto automático.

Enfim, o filme emociona, diverte e nos leva aos antigos momentos de Tempos Modernos. Uma homenagem ao bom cinema e uma espetáculo visual que só a Pixar poderia fazer. Imperdível, único e, sim, um dos Melhores Filmes de Animação de todos os tempo - e mais um vencedor do Oscar de Melhor Longa Animado, em 2009.
---

Esse Pop 5ive foi, sem dúvidas, o mais complicado de ser feito. Tirando Wall-E (sim, já falei que sou suspeito para falar desse filme), os outros 4 poderiam muito bem ser Madagascar, Procurando Nemo, Monstros SA, A Viagem de Chihiro, Kung-Fu Panda, entre outros...

O fato é que há excelentes filmes de animação! E, certamente, muitos outros ainda surgirão - neste mês, por exemplo, estreia Valente. E isso porque ainda nem falamos sobre os filmes mais antigos...

É isso! Semana que vem tem mais Pop 5ive!


Para ficar atualizado com todas as novidades do Pop de Botequim, curta nossa página no Facebook (clicando aqui) e nos siga no Twitter (clicando aqui)! É fácil, rápido e super prático!

Sigam-nos os bons!

-->

4 comentários:

Berguinho disse...

Rapaz vc ñ colocar nem no top 5 Toy Story 3 (2010) é sacanagem! Este que é sem dúvida uma das melhores, se não a melhor animação de todos os tempos.

Ronaldo disse...

Como pode Toy Story e Madagascar ficarem de fora dessa lista?

Bruno SM disse...

Toy Story não está na lista porque a franquia começou antes de 2000.
Já Madagascar não está por opção mesmo. Mas, como disse no final, poderia muito bem fazer parte do ranking, mas são somente 5...

Vitor Enes disse...

Cadê Toy Story 2 (2002 mais ou menos ) e Toy Story 3 (2009) ? e Exclua Up Altas Aventuras e A Era do Gelo a maioria do público ( Era do Gelo) é Criança e UP não é tão bom assim

Share