14 de ago de 2012

Brasil: Novo Destino de Shows Internacionais



De uns anos pra cá, o Brasil se tornou um ótimo negócio para bandas e músicos de outros países. Além do público fiel e caloroso, o preço dos ingressos contribui para essa onda de shows. Mas, por que os ingressos para apresentações internacionais custam tão caro no país? 

Ainda não há algo concreto que explique esses fatores. Alguns economistas responsabilizam a crise econômica europeia: o lucro caiu lá fora e o Brasil, por não ser tão afetado por essa crise, atrai artistas de toda parte do mundo. Já os produtores culpam o aluguel de equipamentos pelos preços salgados, mas ainda sim não há nada que explique as taxas de conveniência que, apesar de serem consideradas irregulares pelo PROCON, ainda são cobradas nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo. 

A polêmica sobre os preços começou quando foram divulgados os valores para se assistir aos shows no Brasil da atual turnê de Madonna, que estão marcados para dezembro. Os ingressos custam até R$ 800 - e isso sem a taxa de conveniência que corresponde a 20% em cima do valor de cada ingresso e não incluí a taxa de entrega. A única forma de escapar desse encargo é efetuar a compra diretamente na bilheteria dos locais de shows, o que  é praticamente impossível, visto que os ingressos muitas vezes já são esgotados na primeira noite de vendas pela internet.


Pelo visto, a polêmica dos preços e taxas vai continuar por muito tempo. Enquanto isso, a agenda de shows no Brasil tem ficado cada vez maior. Este mês é a vez dos americanos do Maroon 5, que estiveram aqui ano passado no festival Rock In Rio e agora também passarão por São Paulo e Curitiba. Em setembro, além da série de shows do novo álbum da canadense Alanis Morissete (imagem acima), o Brasil também receberá bandas clássicas como Scorpions e Megadeth. Mas outubro é o ganhador de atrações: além do festival Planeta Terra, Linkin Park, Snow Patrol e Simple Plan também pisarão (e tocarão) em solo brasileiro, assim como a banda Evanescence (imagem abaixo)que também esteve no último Rock In Rio, apresentará os novos sucessos pelos estados de São Paulo, Rio, Ceará e Fortaleza.


Mas a grande atração do ano promete ofuscar a Rainha do Pop, Madonna. Pela primeira vez no Brasil, os little monsters poderão assistir o fenômeno internacional Lady Gaga que se apresentará em novembro em São Paulo e Rio de Janeiro. 

É bom vocês preparem a paciência para as filas e, principalmente, o prejuízo no bolso pois essa lista só tende a aumentar. 

E aí, qual é sua preferência?

Para ficar atualizado com todas as novidades do PdB, curta nossa página no Facebook (clicando aqui) e nos siga no Twitter (clicando aqui). É fácil, rápido e super prático!

Sigam-nos os bons!

3 comentários:

Nathalia Miraldo disse...

No final de setembro também ocorrerá o Z Festival, que contará com a participação de Yellowcard. The Wanted, McFly, Demi Lovato e outras bandas americanas! Vai ser muito bom!!!

Nathalia Miraldo disse...

americanas não... internacionais! hauah =D

Fernando Santos disse...

Evanescence \o/

Share