30 de ago de 2012

Spoleto Transforma Piada Sobre Seu Atendimento em Ferramenta de Marketing Viral



Com a popularização da internet, foi-se o tempo em que os consumidores aceitavam a tudo de modo passivo. Hoje em dia, quando não se é bem atendido, reclamar é dever. Fazer isso na internet então, pode gerar todo um burburinho negativo sobre uma marca.

Entretanto, pouco a pouco, as empresas vão descobrindo que, ao invés de brigar com os reclamantes, muitas vezes o caminho para o sucesso pode ser juntar-se a eles, revertendo uma situação hostil, transformando-a numa ferramenta de marketing. Em tempos de sucesso de Gina Indelicada, por exemplo, quando o criador da brincadeira (um estudante de publicidade de 19 anos, Ricck Lopes), ao invés de processado pela Rela Gina acabou convidado para trabalhar para a marca, os exemplos parecidos se multiplicam. A bola da vez é o Spoleto, a famosa rede de fast-food de massas.

Criado pelo grupo de humor Porta dos Fundos (que tem entre seus integrantes a lindinha da Clarice Falcão e o onipresente Fabio Porchat), o vídeo abaixo fez muito sucesso no Youtube. O conteúdo? Uma sacanagem bem-humorada sobre o péssimo atendimento dentro de uma rede de fast-food "muito parecida" com o Spoleto. Confiram só:


Depois de mais de 430 mil visualizações, o que o Spoleto fez? Nada de processo ou algo do tipo. Dando-se conta da visibilidade do vídeo, encomendeu aos humoristas uma parte II da piada, incluindo explicitamente a marca do Spoleto dentro dos vídeos. O resultado você pode conferir abaixo:


Mesmo tirando a responsabilidade de si e colocando para cima de seus funcionários, a sacada do Spoleto foi ótima e vem rendendo um grande boca a boca sobre o vídeo, fazendo-o inclusive virar post aqui no PdB. Afinal, tem coisa mais pop do que tudo que está sendo comentado na internet e nas redes sociais?

E você, o que achou da visão de marketing popular do Spoleto ao se unir com a trupe do Porta dos Fundos?
Para ficar atualizado com todas as novidades do PdB, curta nossa página no Facebook (clicando aqui) e nos siga no Twitter (clicando aqui). É fácil, rápido e super prático!

Sigam-nos os bons!

0 comentários:

Share