28 de set de 2012

Resposta Certa, de David Nicholls




Depois do sucesso avassalador de Um Dia, de David Nicholls, os trabalhos do autor começam a chegar ao Brasil. E Resposta Certa, "novo" livro de Nicholls, foi lançado no Brasil como novidade, mesmo sendo uma obra escrita antes de Um Dia. A boa notícia, aos fãs do autor que criou Emma e Dexter, é que o livro é adoravelmente agradável, daqueles para serem lidos com prazer e com um sorriso de orelha a orelha.

Em 1985 acompanhamos o jovem Brian Jackson, que acabou de entrar para a universidade. Típico adolescente, o sonho de Brian sempre foi aparecer no Desafio Universitário, um programa de perguntas e respostas da televisão, direcionado a universitários ingleses. Em sua nova vida na universidade, Brian acaba tendo essa possibilidade, enquanto se adapta às novas rotinas e se vê apaixonado pela inalcançável Alice Harbinson.

Recheado de bons personagens e com uma trama envolvente, Resposta Certa teletransporta-nos para uma época que marcou história na vida de muitos de nós: a universidade. Aos 19 anos, com uma vida interira pela frente, quem não é um completo idiota? E o personagem de Brian Jackson retrata muito bem toda uma geração, que viveu ou não nos anos 80.

Mostrando o mesmo estilo narrativo que o consagrou em Um Dia, David Nicholls prende a atenção do leitor ao nos fazer viajar com seus personagens. E se em alguns momentos temos verdadeiro ódio da burrice exagerada de Brian, é impossível não sentir-se empático ao personagem que, certamente, não reconhece seu papel no mundo.

Com toda a trama apontando para o grande momento do livro, o Desafio Universitário em si, chega a ser interessante a forma como o autor trata o programa de televisão. Mais do que isso, dá para sentir o carinho do próprio Nicholls para com os personagem que criou, dando uma boa dose de humanidade a cada um deles.

Proporcionando uma leitura agradavel e encantadora, Resposta Certa pode não ser um clássico como Um Dia se tornou. Mas é, certamente, diversão de ótima qualidade que servirá como boa companhia para quem aprecia uma excelente história.

Para ficar atualizado com todas as novidades do PdB, curta nossa página no Facebook (clicando aqui) e nos siga no Twitter (clicando aqui). É fácil, rápido e super prático!

Sigam-nos os bons!


0 comentários:

Share