13 de nov de 2012

Gonzaga - De Pai Pra Filho, de Breno Silveira


>

O ano de 2012 marca o centenário de nascimento de um dos maiores artistas da música brasileira, Luiz Gonzaga, o Rei do Baião. Homengens das mais diversas já ocorreram em todo o país, com destaque para o enredo vencedor do Carnaval carioca, da Unidos da Tijuca, onde Gonzaga se tornou o Rei do Sertão. Mas, talvez a melhor homenagem seja Gonzaga - De Pai Pra Filho, ótimo filme de Breno Silveira, que, como diz o título, é uma espécie de acerto de contas entre Luiz e seu filho, o grande Gonzaguinha.

O filme é baseado em gravações originais de uma espécie de entrevista feita por Gonzaguinha com seu pai. Dessa entrevista, uma discussão na verdade, acontece todo o desenrolar da história, desde a juventude de Gonzaga em Exú até seus tempos de glórias, além do relacionamento com o filho.

Breno Silveira não inventou. Fez o simples e, assim como em 2 Filhos de Francisco, acertou a mão. O foco do filme não é garoto humilde do sertão nordestino que parte em busca de uma vida melhor e alcança o sucesso. O foco é a vida desse mesmo garoto, sim, mas seus altos e baixos e, principalmente, sua relação conturbada e superficial com seu filho. Gonzaga - De Pai Pra Filho é uma cobrança de Gonzaguinha.

Com forte carga dramática, Breno Silveira optou por utilizar atores (?) desconhecidos para adequar ainda mais a obra à realidade. E deu certo. Muito certo. Chambinho do Acordeon é um ótimo Gonzaga. E Julio Andrade é mais do que ótimo como Gonzaguinha. Destaque também para a rápida, mas marcante, atuação de Nanda Costa.


Emoção, drama e música, muita música. Gonzaga - De Pai Pra Filho é filme para assistir em família e se deixar levar pela história de dois dos maiores gênios da música brasileira. E, seja você funkeiro ou roqueiro, passando pelo pagode ou axé, é impossível não se deixar levar pela trilha sonora do filme. Afinal, quem nunca ouviu e cantarolou clássicos como A Vida do Viajante, Asa Branca e Sangrando?

Para ficar atualizado com todas as novidades do Pop de Botequim, curta nossa página no Facebook (clicando aqui) e nos siga no Twitter (clicando aqui)! É fácil, rápido e super prático!

Sigam-nos os bons!

>

0 comentários:

Share