25 de dez de 2012

Águas Turvas, de Helder Caldeira




Um bom romance tem a capacidade de prender nossa atenção e de nos levar para um mundo imaginado através de suas páginas e da imaginação de seu autor. Romances assim (bons) nos convidam a embarcar em uma história que poderia ser a nossa, fazendo-nos mergulhar em suas páginas como se estivéssemos vivendo uma outra vida. Águas Turvas, romance de estreia de Helder Caldeira, faz exatamente isso com o leitor, que se vê envolvido em uma história ao mesmo tempo poética e que poderia muito bem se desenrolar em nossa própria família ou na do vizinho. Uma história fictícia, que através da boa narrativa do seu autor, poderia até mesmo ser real. Ou vice-versa.

Narrando as desventuras do médico brasileiro Gabriel Campos, o livro acompanha o personagem em sua trajetória, saído do interior, durante sua formação na Faculdade de Medicina e Petrópolis, até sua ida definitiva para a pequena cidade de Holden, Massachussets, nos EUA. É ainda no aeroporto de Boston que o caminho de Gabriel é literalmente atropelado pelo jovem executivo Justin Thompson. A partir desse esbarrão e muitos encontros e desencontros, uma história de amor é desenhada, ao mesmo passo em que acompanhamos os segredos e mentiras da família Thompson, que, parafraseando minha própria avó, nada mais são do que "por fora, bela viola; por dentro, pão bolorento!".

Apesar do foco inicial estar no relacionamento entre Gabriel e Justin, toda a família Thompson tem papel importante nessa história. E, o que chama a atenção, é a naturalidade com que o relacionamento entre os dois protagonistas masculinos é retratado no livro. Naturalidade essa que inspira, já que esse amor entre iguais é o mais crível e sadio entre os diversos apresentados no decorrer da história.

Helder Caldeira, o autor, surpreende pelo estilo fluido da narrativa e pelo preciosismo de sua construção literária. Com passagens para lá de poéticas e personagens críveis e quase reais, Águas Turvas é uma saga familiar com um toque romântico irresistível. Lançado após o sucesso de A 1ª Presidenta, biografia política de Dilma Rousseff escrita pelo mesmo autor, Águas Turvas mostra o versatilidade de Helder, que já surge como um nome a ser observado na literatura nacional.

Contando com capítulos bem construídos e cliffhangers irresistíveis e que nos prendem em suas páginas, o livro é daqueles que podem e devem ser devorados em pouquíssimo tempo. Misturando romance e dramas familiares com um pano de fundo político, centrado na crise econômica que assola os EUA nos últimos anos, Águas Turvas é uma lufada de frescor no mercado editorial da ficção nacional.

Por deixar o leitor com um sorriso no rosto e mergulhado nas questões levantadas em suas páginas, esse romance merece ser conferido e compartilhado. Um presente precioso e que, certamente, o fará mergulhar nas águas aparentemente calmas da superfície de sua história mas que, um pouco mais abaixo, pode mostrar-se um tanto quanto turvas e irresistivelmente turbulentas.

Para ficar atualizado com todas as novidades do PdB, curta nossa página no Facebook (clicando aqui) e nos siga no Twitter (clicando aqui). É fácil, rápido e super prático!

Sigam-nos os bons!


0 comentários:

Share