16 de jan de 2013

De Pernas Pro Ar 2, de Roberto Santucci




Os chatinhos de plantão reclamam do atual sucesso das comédias nacionais nas telonas, alegando que trata-se de um subgênero do cinema. Coitadinhos, não é mesmo? Para que um país possa ter uma produção em grande escala de filmes de todos os gêneros, é necessário que existam os blockbusters, que movimentam a economia e, por sua vez, influenciam na produção de outros filmes. Por isso, apesar de não agradar aos mais "elitizados", o sucesso de filmes como Até Que a Sorte Nos Separe, Os Penetras e desse novo De Pernas Pro Ar 2 é mais do que bem vindo.

Trazendo novamente a personagem Alice para nossas vidas, De Pernas Pro Ar 2 cumpre bem a sua missão que é clara desde o início: divertir! Quem vai assistir ao filme estrelado por Ingrid Guimarães não está procurando profundidade ou um longa de questões filosóficas e científicas. Claramente focado no riso fácil, esse novo filme cumpre muito bem o seu papel.

Agora uma empresária de sucesso, Alice encontra-se afetada por um mal dos tempos modernos: o excesso de trabalho. Workaholic por natureza, Alice tem um surto durante a abertura da 100ª filial da SexDelícia no Brasil e acaba sendo obrigada a se tratar, internando-se em um spa. Entretanto, os planos de descanso forçado tem de ser interrompidos quando ela e Marcela preparam a abertura da primeira filial da loja no exterior, mais precisamente em Nova York. É claro que junto a isso, os dramas cotidianos e familiares de Alice invadirão a tela e nos arrancarão boas gargalhadas.

Apesar das piadas recheadas de duplo sentido inseridas em todo o longa, essa continuação é um pouco mais família do que o primeiro filme. Toda a confusão de Alice para equilibrar a vida profissional com as férias em família são um tanto quanto cut cut demais em alguns momentos, mas nem por isso menos divertidas.


O elenco, comandando por Ingrid Guimarães, dá um show. A protagonista tem aquele olhar cínico extremamente divertido e as caras e bocas de Ingrid valem, por si só, qualquer ingresso. Mas Maria Paula, Cristina Pereira, Denise Weinberg, Alice Borges e Tatá Werneck estão também em ótimo timming cômico, apesar de em papeis menores. Completam o elenco nomes como Christine Fernandes, Bruno Garcia e Eriberto Leão. 

Com mais da metade do filme passado em Nova York, para aqueles que conhecem a cidade é impossível não se forçar a localizar para saber onde aquelas cenas foram gravadas. Mesmo com locações óbvias e algumas imagens aparentemente pré-gravadas, o filme é visualmente bem feito e o diretor Roberto Santucci exerce bem o seu trabalho.

Deixando um pouco de lado o mítico coelho do primeiro filme (que aqui dá lugar a um polvo um tanto quanto... safadinho), o filme diverte e arranca diversas gargalhadas da plateia (que ri até do que não tem graça, whatever...). De Pernas Pro Ar 2, com seus mais de 2 milhões de espectadores, cumpre o seu dever direitinho e não duvido que uma terceira parte seja produzida, vide os ganchos levantados no final do filme, durante a exibição dos créditos (tenho certeza, ninguém prestou atenção neles).

Comédia ou não, De Pernas Pro Ar 2 é um legítimo exemplar de blockbuster tipicamente brasileiro. E no quesito "mandar o mau humor pra escanteio" ele é campeão de bilheteria!
Leandro Faria  
Leandro Faria, do Rio de Janeiro, fruto da década de 80, viciado em cultura pop em geral. Como vício bom a gente alimenta e compartilha, estou aqui para falar de cinema, televisão, música, literatura e de tudo mais que possa (ou não) ser relevante. Por isso, puxe a cadeira, se acomode e toma mais um copo, porque papo bom a gente curte é desse jeito!
FacebookTwitter


2 comentários:

Daniel Telles disse...

assisti o filme e ri do começo ao fim

Daniel Telles disse...

assisti o filme e ri do começo ao fim

Share