30 de jan de 2013

Pop 5ive: Filmes Inesquecíveis da Sessão da Tarde


>

Após um tempinho ausente, o Pop 5ive retorna às telinhas. Dessa vez com uma pitada de nostalgia. Saudades daqueles  áureos tempos em que assistir a Sessão da Tarde era possível - pelo menos para mim. Como esse programa agora é coisa do passado, nada melhor do que lembrar dos bons momentos passados na companhia de filmes inesquecíveis.

Nesse ranking não existe ordem - se bem que tenho uma certa preferência pelo último. O importante é a lembrança, a nostalgia. E pensar que, na época em que eu podia asssitir a Sessão da Tarde, eu só pensava em ficar mais velho e poder trabalhar. Arrependido!

Vamos à lista:

A Lagoa Azul (The Blue Lagoon, 1980)

Fala sério, quem nunca viu A Lagoa Azul e sua continuação? A ilha misteriosa e a famosa lagoa sempre foram uma lenda para mim. E sempre achei que o Osama Bin Laden se escondia por lá...

O primeiro filme, de 1980, tinha no elenco a bela Brooke Shields, na época com 14 anos, e conta a história de duas crianças que sobrevivem a um naufrágio e acabam em uma ilha tropical paradisíaca no sul do Pacífico, onde têm que sobreviver e ainda descobrir os encantos e mistérios da paixão e da adolescência.

Já em 1991 foi lançada a esperada sequência do filme, De Volta à Lagoa Azul, dessa vez estrelado pela jovem Milla Jovovich. Entretanto, o filme não foi tão marcante como o primeiro.

Mas, até hoje, a famosa Lagoa Azul é um mistério para os amantes do cinema. E um clássico imperdível.
___

Os Goonies (The Goonies, 1985)

Outro clássico da Sessão da Tarde. Os 5 amigos que partem em busca de um tesouro, passando por passagens subterrâneas, escapando de diversas armadilhas e enfrentando os piores vilões, como o lendário Willy Caolho.

Os Goonies, lançado em 1985, foi produzido por Steven Spielberg. Até hoje esse destemido grupo de amigos é referência no quesito companheirismo e, claro, aventura.

Com a ameaça de demolição de todos os prédios do seu bairro, o grupo de amigos resolve organizar uma cerimônia de despedida do local. É quando descobrem um legítimo mapa do tesouro, capaz de torná-los ricos e evitar a destruição de suas casas. Começa então a aventura que marca a vida de todos eles. E a nossa também!

Um filme inesquecível.
___

Gremlins (Gremlins, 1984)

Quem não se lembra dessas adoráveis e também temidas criaturinhas?

Rand Peltzer (Hoyt Axton) é um inventor que quer dar um presente diferente para seu filho, Billy (Zach Galligan), e decide comprar um bichinho adorável e gracioso numa loja de artigos chineses. Mas o dono, um velho chinês (Keye Luke), não queria vendê-lo por dinheiro nenhum, pois ter um Mogwai envolveria muitas responsabilidades. Entretanto, o neto (John Louie) do ancião o vende por 200 dólares e diz as regras essenciais para ter um Mogwai:

   - Nunca colocá-lo diante da luz forte e muito menos na luz solar, que pode matá-lo;
   - Nunca molhá-lo;
   - E a regra principal, nunca o alimente após a meia-noite, mesmo que ele chore ou implore.

Obviamente, Rand ouve o aviso sem dar a devida importância e o que deveria ser um simples presente se torna uma ameaça a toda a cidade. Além de se multiplicarem assutadoramente quando são molhados, os Mogway se tornam criaturas más quando alimentados após a meia noite. Surgem, então, os Gremlins.

Em 1990 chegou aos cinemas o filme Gremlins 2 - A Nova Geração, que pode até ser considerado melhor do que o primeiro. E um novo filme está programado para ser rodado ainda em 2013, com lançamento previsto para 2014, voltando à origem desses monstrinhos.

Mas o que vale mesmo é que essas criaturinhas já fazem parte da história do cinema. E da Sessão da Tarde, é claro.
___

De Volta Para o Futuro (Back to The Future, 1985)

Mais um clássico do cinema. E põe clássico nisso.

Marty McFly (Michael J. Fox) é um adolescente que tem como melhor amigo um cientista pra lá de maluco, o Dr. Brown (Christopher Lloyd), que tem um projeto de máquina do tempo. Quando Marty aciona acidentalmente essa máquina - ou melhor, o carro Delorean -, acaba retornando aos anos 50, quando conhece sua mãe antes do casamento com seu pai. O problema é que ela (a mãe) se apaixona por ele (o filho vindo do futuro). E isso põe em risco a existência do próprio Marty.

O filme foi um grande sucesso e uma revolução em termos de efeitos especiais - faturando o Oscar de Efeitos Especiais em 1986. E, como sucesso e bilheteria são palavrinhas mágicas desde sempre em Hollywood, claro que teve duas sequências: De Volta Para o Futuro II, de 1989, e De Volta Para o Futuro III, de 1990, fazendo o filme passar por passado, presente e futuro.
___

Curtindo a Vida Adoidado (Ferris Bueller's Day Off, 1986)

Chegamos ao último da lista. Mas, certamente, não o último na memória. Curtindo a Vida Adoidado é mais do que um clássico do cinema. E Twist and Shout é mais do que uma música. É um hino!

Um resumo do filme é simples. Ferris Bueller (Mathew Broderick) resolve matar um dia de aula para se divertir com a namorada (Mia Sara) e o melhor amigo (Alan Ruck). E diversão, para Ferris, é coisa a ser levada a sério, com direito a Ferrari, música e muita confusão.

Talvez a mais marcante atuação da carreira de Mathew Broderick - talvez não. A maior atuação da carreira de Broderick. Um filme sem invencionices e um clássico da comédia, inesquecível.
___

É claro que esse Pop 5ive poderia ser um Pop 20, 30... Muitos filmes inesquecíveis ficaram de fora, como Dirty Dancing, Os Caça-Fantasmas, Os Fantasmas se Divertem e vários outros.

Mas o legal é poder lembrar o quanto era divertido sentar no sofá e assistir a Sessão da Tarde. Bons tempos! E ótimos filmes!

Se você ainda não viu algum desses clássicos, vá correndo assistir.
Bruno Schmidt  
Bruno Schmidt, vascaíno fanático, cinéfilo, devorador de livros, viciado em TV e internet - no celular. Redator publicitário, marquestista - não marqueteiro -, marrento e... petropolitano. Com ele o papo é sobre cinema, livros e TV. Mas sem cerveja, ok?!
FacebookTwitter

>

3 comentários:

Leandro Faria disse...

Cara, quanta nostalgia esse post me trouxe! Lembrei de todos os filmes que vi na Sessão da Tarde e que se tornaram clássicos para mim.
E esses cinco, certamente fazem parte da lista.
Sabe um que eu via muito também, mas que passava no Cinema em Casa? Paradise, que era tipo uma outra versão de A Lagoa Azul. Acho que era uma história bem parecida, hehehehe

E, confesso, estou ansioso por esse remake dos Gremlins!

Excelente post!

Serginho Tavares disse...

Ai que saudades desta época! Adoro todos, confesso que senti falta da primeira versão da Fantástica Fábrica de Chocolate, mas entendo que este é hour concour né?
Vontade de assistir novamente todos estes filmes aí!

El Diablo disse...

Como não amar Dirty Dance, FlashDance e Sister Act? #AMO

Share