23 de fev de 2013

Oscar 2013: As Nossas Apostas



>

Está chegando o dia da maior festa do cinema mundial. Na verdade, nem tão mundial assim, mas certamente o prêmio de maior prestígio no cinema. Domingo à noite será o momento de ficar em frente à telinha e conferir os vencedores dessa grande festa.

Entre favoritos, azarões e zebras, os renomados colunistas do PdB, "especialistas" de botequim no assunto, resolveram dar alguns pitacos entre a emoção e a razão, a torcida e a aposta.

Vamos ver quem vai acertar a maior quantidade de premiados? É quase um bolão! E ilustrando cada categoria, o mais votado por nossa equipe, que se torna, automaticamente, a aposta do PdB.

O vencedor ganhará... (Boss, pronuncie-se!).
(Nota do editor: o vencedor ganhará os mais sinceros parabéns dos derrotados! rs)

MELHOR FILME
Aposta do PdB: Argo

O meu favorito é Django Livre, afinal, estamos falando de Quentin Tarantino e uma bela história incrivelmente retratada. Mas também estamos falando de Hollywood e é mais do que óbvio que As Aventuras de Pi levará esse troféu não só pelo trabalho apresentado, mas por toda polêmica de plágio, o que fez atrair ainda mais atenção ao filme.

Bruno Schmidt
TorcidaDjango Livre As Aventuras de Pi. Adorei ambos. Um filme magnífico à Tarantino e uma maravilhosa e marcante jornada de conhecimento e perseverança.
ApostaLincoln. Acho que a combinação entre um dos presidentes mais queridos da história americana, Steven Spielberg, Daniel Day-Lewis e, sim, um ótimo filme - não o melhor da temporada - levará a estatueta.

Fernando Santos
Argo, pois tem arrematado tanto os prêmios dos sindicatos (PGA, WGA e SAG) quanto do mundo afora (BAFTA); além disso, George Clooney é um dos produtores além de ser adorado pela indústria. No entanto, não me surpreenderia se Lincoln vencesse, mesmo minha preferência sendo Django Livre, pois o filme mistura diálogos de humor negro, a tradição dos western spaghetti, a cara de sádico do austríaco Christoph Waltz e a violência da escravidão. Tudo numa história passada na virada do século XVIII para o XIX, no Sul dos Estados Unidos, tempo e lugar em que tudo isso junto não seria inaceitável.

Leandro Faria
Não vi todos e, dos que vi, fico muito dividido entre As Aventuras de Pi e Django Livre, já que gostei imensamente dos dois. Mas, como é para apostar, fico com Argo, porque é para isso que as demais premiações estão apontando. 

Serginho Tavares
Argo já venceu todos os prêmios até agora, incluindo o Globo de Ouro, Sindicato dos Atores, Produtores e sabe-se lá mais o quê; e acho difícil não levar esse! O filme é muito bom e vale mesmo a pena e o Oscar. #TeamBenAffleckForever

Django Livre provavelmente irá perder para As Aventuras de Pi, mas meu voto ainda vai pra essa produção incrível do Tarantino, que faz o espectador se colocar no lugar de Django, vibrando a cada passo por sua vingança no drama.

Wagner Pacheco
Dos indicados a melhor filme, assisti quase todos e, apesar de achar que a academia não daria, eu dou para Django Livre, porque Tarantino é puro amor. O filme está otimo e ainda tem o Jammie Foxx, que ahazzou! #morri

MELHOR DIRETOR
Aposta do PdB: Steven Spielberg, por Lincoln

Ariadny Theodoro
Ainda falando sobre polêmica, fico muito em dúvida entre Steven e Ang (ai como sou íntima deles, rs) mas acho que o diretor de Lincoln será o premiado da noite.

Bruno Schmidt
Torcida: Ang Lee (As Aventuras de Pi) - sim, adorei o filme. Sim, acho Ang Lee um excelente diretor e, se compararmos os indicados, foi quem fez o trabalho mais completo.
Aposta: Ang Lee (As Aventuras de Pi) - apesar do favoritismo de Steven Spielberg, acho que Ang Lee levará. Mas, reconheço o ótimo trabalho dos outros candidatos e de alguns que ficaram de fora - e que mereciam estar na lista.

Fernando Santos
Parece inevitável que Spielberg ganhe seu terceiro Oscar de diretor graças à concorrência. Não que Haneke ou Zeitlin estejam mal, mas para a Academia a mera indicação pode ser reconhecimento suficiente. Torçamos que não. Minha preferência não está na lista, seria Quentin Tarantino.

Leandro Faria
Vai dar Spielberg, tenho certeza disso. Lincoln não vai levar de filme, mas o Spielberg é barbada como diretor, pode anotar. 

Serginho Tavares
Infelizmente deve ser Spielberg já que o Ben Affleck foi injustiçado este ano. Acho até que vai ficar mal pra quem ganhar este prêmio, já que o melhor diretor não estará no palco para receber, ou seja vergonha mode on! Sendo eu o vencedor, dava o prêmio pro Ben!

Ang Lee é quem ganha pelo overproduced As Aventuras de Pi. Sim, deu pra perceber que o filme não é o meu favorito, apesar de sua bela história. Produções trabalhadas no 3D me dão um pouco de sono.

Wagner Pacheco
Creio que Ang Lee merece muito. O trabalho utópico que fez em As Aventuras de Pi merece um beijo na boca. Para quem não viu: vale a pena!

MELHOR ATOR
Aposta do PdB: Daniel Day-Lewis, por Linconl

Ariadny Theodoro
Sou completamente apaixonada pelo Bradley Cooper mas, se todos tiverem só um pouquinho de juízo, essa estatueta deve ficar com o Daniel Day-Lewis.

Bruno Schmidt
Torcida: Denzel Washington - sua melhor atuação desde Dia de Treinamento.
Aposta: Daniel Day-Lewis - apesar da torcida, vejo como barbada a vitória de Daniel e sua maravilhosa e inspiradora caracterização de Abraham Lincoln.

Fernando Santos
Páreo duríssimo, mas considero Daniel Day-Lewis favorito por uma unha contra Joaquin Phoenix, afinal de contas, ele venceu o SAG. Mas prefiro Joaquin Phoenix, que já merece o Oscar há muito tempo e em O Mestre está animalesco (no bom sentido).

Leandro Faria
Outra barbada: vai dar Daniel Day-Lewis, sem espaço para nenhuma zebra. 

Serginho Tavares
Daniel Day-Lewis personificou Lincoln e deve levar esta. Se não for ele, não tenho a menor ideia, já que o melhor mesmo também não foi indicado: John Hawkes, por
As Sessões.

Bradley Cooper como Pat Solitano é minha aposta. Interpretou de uma forma tão interessante que quase esqueci que era ele em Se Beber, Não Case.

Wagner Pacheco
Denzel Washington. Ele tá babado e, sinceramente, nunca mereceu tanto levar essa estatueta. Apesar de crer que vai rolar um patriotismo no Oscar nessa categoria.

MELHOR ATRIZ
Aposta do PdB: Jennifer Lawrence, por O Lado Bom da Vida

Ariadny Theodoro
Apesar de não ser muito fã do trabalho da Jennifer Lawrence, acho que pela sua popularidade, ela leva essa. Sem falar que Naomi Watts já deu né, pfvr.

Bruno Schmidt
Torcida: Naomi Watts - na minha opinião, a melhor performance de sua carreira. Emocionante e doloroso papel em O Impossível.
Aposta: Jennifer Lawrence - essa é minha maior dúvida. Acho que Jennifer está 0,00001% à frente de Jessica Chastain. Ambas estão ótimas, mas tenho uma leve preferência pelo trabalho de Lawrence em O Lado Bom da Vida, apesar de Jessica ser o alicerce de A Hora Mais Escura. Menção honrosa a Emmanuelle Riva - que pode muito bem arrematar o prêmio.

Fernando Santos
É certo que Jennifer Lawrence leve essa e, mesmo que eu goste dela em O Lado Bom da Vida, é cedo para premiá-la. Sinto uma inclinação a apostar em Emmanuelle Riva (a atriz mais idosa - 85 anos), pois ainda será aniversário dela no dia do Oscar e, francesa, receberia o prêmio das mãos de Jean Dujardin.

Leandro Faria
Dizem que a disputa está concentrada em Jessica Chastain e em Jennifer Lawrence. Vou fazer uma aposta arriscada e colocar minhas fichas em Emmanuelle Riva, que fará 86 anos no dia da cerimônia do Oscar, é francesa e, para completar, quem entregará esse prêmio é Jean Dujardin. Quer dizer... 

Serginho Tavares
Jessica Chastain ou Jennifer Lawrence? O Oscar deve ir pra uma das duas. Eu confesso que torço pela primeira, mas a segunda venceu o prêmio do Sindicato, o que lhe dá uma pequenina vantagem.

Jennifer Lawrence estava ótima como uma viúva ninfomaníaca em O Lado Bom da Vida. Definitivamente, merece.

Wagner Pacheco
Sinceramente, acho q nenhuma delas merece. Achei tudo bem mediano, então voto com o coração e, nesse caso, é para minha loira Naommi Watts.

MELHOR ATOR COADJUVANTE
Aposta do PdB: Robert De Niro, à direita, por O Lado Bom da Vida, na aposta mais difícil de ser "contabilizada"

Ariadny Theodoro
Essa categoria é uma das mais difíceis, mas vou apostar em Christoph Waltz.

Bruno Schmidt
Torcida: Christoph Waltz - mais uma ótima atuação desse ótimo ator.
Aposta: Christoph Waltz/Robert De Niro - não me arrisco a apostar entre os dois. Acho que Robert De Niro tem um ligeira vantagem. E só. Finalmente De Niro volta às belas atuações. 

Fernando Santos
A categoria mais concorrida da noite tem 5 vencedores disputando um novo prêmio. Tommy Lee Jones, um pouquinho à frente, já que ganhou o SAG, mas não duvido que Robert De Niro possa vencer por ser quem é. Minha preferência é ver Christoph Waltz vencer.

Leandro Faria
Essa é mais difícil... Eu ia ficar com Christoph Waltz, por Django Livre, mas o personagem é MUITO parecido com o que ele fez em Bastardos Inglórios e levou o Oscar por isso. Vou arriscar em Tommy Lee Jones

Serginho Tavares
O prêmio mais sem graça da noite, porque os indicados não tem nenhum grande arroubo de interpretação, ao contrário dos anos anteriores e de seus colegas nos demais prêmios. Christoph Waltz é o melhorzinho do grupo e Robert De Niro o meu preferido.

Talvez o prêmio mais boring da noite, mas Christoph Waltz é quem leva (acho).

Wagner Pacheco
Robert De Niro. Ele estava engraçado, emocionante e honestíssimo

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
Aposta do PdB: Anne Hathaway, por Os Miseráveis, de lavada

Ariadny Theodoro
Alguém tem alguma dúvida de que a favorita Anne Hathaway já preparou um espaço na estante para receber essa tão sonhada estatueta?

Bruno Schmidt
Torcida: Anne Hathaway - maravilhosa, novamente, em Os Miseráveis.
Aposta: Anne Hathaway. Sem mais.

Fernando Santos
Anne Hathaway cortou o cabelo, enfeiou-se e chorou copiosamente enquanto cantava I Dreamed a Dream, tem como resistir?

Leandro Faria
Essa não tem pra ninguém e todo mundo já espera: Anne Hathaway

Serginho Tavares
Anne Hathaway é barbada!

Anne Hathaway é a atual queridinha do cinema americano. Sem dúvidas leva o prêmio pra casa.

Wagner Pacheco
Quero que a Sally Field, que foi apenas maravilhosa, ganhe e sambe na cara da Anne Hathaway, que está se achando com o rei na barriga...


MELHOR ANIMAÇÃO
Aposta do PdB: Detona Ralph

Ariadny Theodoro
Apesar de ser fã incondicional do Tim Burton e de FrankenWeenie, umas das suas mais lindas obras, e também amar histórias como Valente, da Disney, me entreguei à Detona Ralph e tenho certeza que a animação será a vitoriosa da noite.

Torcida: Detona Ralph - a melhor animação da temporada (inferior aos outros anos).
Aposta: Detona Ralph - saudosismo e qualidade de sempre, agradando a crianças e adultos. Gosto muito de Tim Burton, mas não será a vez de FrankenWeenie. E acho Valente super valorizado.

Fernando Santos
Certo que o ganhador será Detona Ralph, mas eu gostaria que a Academia premiasse finalmente Tim Burton pelo seu mediano FrankenWeenie.

Leandro Faria
Se esse prêmio for justo (e eu sei que não é), vai dar Detona Ralph. E tenho dito! 

Serginho Tavares
Valente é o mais badalado, mas a melhor mesmo é ParaNorman.

Detona Ralph ganha, mas meu amor é por Valente, que foi muito bem produzido. Os críticos que acharam o filme um tanto morno ao compará-lo com outras produções da Disney, provavelmente gostariam de alguma história boba no lugar e com obrigatoriedade de 99,9% de cenas engraçadas. Valente fala sobre família, sobre a relação entre pais e filhos, a necessidade da aceitação, de amor. Todos deveriam assistir.


MELHOR CANÇÃO
Aposta do PdB: Skyfall, de Adele - da trilha de 007: Operação Skyfall

Ariadny Theodoro
Se Deus ouvir as minhas orações, Adele vai ganhar essa estatueta e eu espero, do fundo do meu coração, que ela canse de performar essa música porque, vamos combinar, né, que música insuportável!

Bruno Schmidt
Torcida: Skyfall. Nas comemorações do aniversário de James Bond no cinema, nada melhor do que o prêmio de melhor canção. E merece mesmo.
Aposta: Skyfall.

Fernando Santos
Adele merece tudo e está na hora do Oscar. Além disso, é uma forma de premiar todas as outras canções na história de 50 anos da cinessérie de 007. Os Miseráveis parece também ter algumas chances por ser, bem, um musical.

Leandro Faria
Apesar do sucesso de Os Miseráveis, esse prêmio é de Adele, por Skyfall.

Serginho Tavares
Adele deve ir linda e faceira por as mãos no Oscar por Skyfall.

Vitor Gomes
Amo a Norah Jones, mas não gostei de Everybody Needs a Best Friend. Quem leva é Adele e, que leve mesmo, para que seja a última vez que eu escute Skyfall. Música chata, mas nada contra você, linda.

Wagner Pacheco
#TeamGordeenha

MELHOR FILME DE LÍNGUA ESTRANGEIRA
Aposta do PdB: Amor

Ariadny Theodoro
Sem sombra de dúvidas, Amor.

Torcida: Amor - o melhor filme "estrangeiro" da temporada e um dos melhores dos últimos anos.
Aposta: Amor - se der lógica, vencerá com folga. Não há concorrentes à altura.

Fernando Santos
Acho que essa é uma categoria sem surpresas e que dará o merecido Oscar a Michael Haneke, por Amor.

Leandro Faria
Outra certeza: Amor. Querem apostar?

Serginho Tavares
Amor deve levar o prêmio, mas esta categoria costuma pregar belas peças, já que é apenas um pequeno número de pessoas que votam, não toda a Academia; para se votar nela, tem que provar que viu todos os filmes. Mesmo assim, acho que leva o filme austríaco.

Entre todas as produções da categoria, Amor se sobressai naturalmente.

Wagner Pacheco
No. Foi muito bom e ainda tem Gael.  #chorei
___

E então, gostaram das apostas? Será que o futuro do colunistas do PdB é o Oscar? Ou ficaremos com o Framboesa de Ouro?

Mais do que acertar as apostas, o importante mesmo é conferir os filmes e aproveitar a maior festa do cinema - que podia, muito bem, ser no sábado, já que acordo cedo na segunda. Mas, enfim, nem tudo são flores, não é mesmo?

Mas me diga você: em quem aposta?
Bruno Schmidt  
Bruno Schmidt, vascaíno fanático, cinéfilo, devorador de livros, viciado em TV e internet - no celular. Redator publicitário, marquestista - não marqueteiro -, marrento e... petropolitano. Com ele o papo é sobre cinema, livros e TV. Mas sem cerveja, ok?!
FacebookTwitter

>

0 comentários:

Share