11 de fev de 2013

Pop 5ive: A Folia no Cinema






O carnaval já toma conta do Brasil, com ritmos e sons de todos os tipos embalando a folia. E, se para muitos não há como não se empolgar com o reinado de Momo, algumas pessoas podem ser um tanto quanto menos animadas com esse período do ano!

Mas, como feriadão é bom para todo mundo, até mesmo para aqueles não chegados ao Carnaval, por que não aproveitar a época do ano para conferir alguns filmes que, direta ou indiretamente tratem da folia, mas que podem nos proporcionar boa diversão?

O Pop 5ive de hoje traz uma lista de filmes curiosos que tratam do carnaval como um de seus temas, falando dessa festa que os brasileiros sabem fazer tão bem! Vamos conferir a nossa seleção de filmes que levaram a folia até o cinema?

Vem com tudo, com muito ziriguidum e algum batuque! Ô skindô!

Rio


A animação de Carlos Saldanha fez enorme sucesso em todo o mundo, contando a história da arara Blu que, no Rio de Janeiro, vive uma incrível aventura depois de ser capturada por um grupo de traficantes de aves. Com um ritmo envolvente e passado totalmente durante o carnaval carioca, Rio é um filme imperdível!

Orfeu

Estrelado por Tony Garrido e Patrícia França, Orfeu é o filme de Cacá Diegues (com roteiro de João Emanuel Carneiro, sim, o mesmo de Avenida Brasil) que leva a história da famosa tragédia grega para o carnaval do Rio de Janeiro e para os morros cariocas. Com roteiro baseado em uma peça de Vinícius de Moraes, o filme de 1999 é um dos primeiros sucessos da retomada do cinema nacional.

Ó Pai, Ó







Filme de 2007 estrelado por Lázaro Ramos, Dira Paes, Wagner Moura e grande elenco, Ó Pai Ó mostra a vida de um movimentado cortiço de Salvador , durante os dias de folia na capital baiana. Com idas e vindas e bastante humor, o filme de Monique Gardenberg acabou ganhando uma sobrevida fora das telas do cinema, ao virar um série da rede Globo.

Carnaval
Novo filme estrelado por John Cussack e Johnny Knoxville, Carnaval, do diretor Josh Stern , contara a história de um empresário que vem ao Brasil assinar o contrato com um dos melhores jogadores de futebol do mundo, mas acaba ludibriado por um outro empresário. Com filmagens agendadas para acontecerem durante o carnaval de 2013, o filme terá muitas locações cariocas, mas ainda não tem data de estreia definida.

Orquídea Selvagem (Wild Orchid)
Filme meio obscuro, Orquídea Selvagem é de 1989, estrelado por Mickey Rourke e Jacqueline Bisset. Na trama, uma advogada se encanta por um milionário que conhece rapidamente durante um carnaval no Rio, dando início a um pornô soft, daqueles que faziam a alegria dos adolescentes na faixa da madrugada Cine Privet, da Band. Difícil é encontrar o filme para baixar alugar nos dias de hoje.
___

Claro, é uma listinha curta, mas com alguns bons filmes e outros que valem a pena ser conferidos, se você tiver vontade. Entretanto, como o carnaval é seu e você o aproveita como bem entender, é apenas uma dica ou uma lista divertida como tantas outras por aí.

O que importa é aproveitar o feriadão para fazer o que se gosta. Seja pra seguir os blocos, o trio, ou se enfurnar em uma sala de cinema ou no seu quarto com mil filmes para se divertir! Have fun!
Leandro Faria  
Leandro Faria, do Rio de Janeiro, fruto da década de 80, viciado em cultura pop em geral. Como vício bom a gente alimenta e compartilha, estou aqui para falar de cinema, televisão, música, literatura e de tudo mais que possa (ou não) ser relevante. Por isso, puxe a cadeira, se acomode e toma mais um copo, porque papo bom a gente curte é desse jeito!
FacebookTwitter

0 comentários:

Share