15 de abr de 2013

Falling Into You, de Jasinda Wilder






Falling Into You é um livro para mexer com qualquer estrutura emocional, bem lá no fundo. Acredito que ninguém chegará ao final da história sem ter derramado algumas lágrimas pelo caminho. 

Imagine conhecer o amor de sua vida desde a maternidade. Imagine que ele sempre foi o seu melhor amigo, aquela pessoa que é seu centro de referência. Num belo dia vocês se olham e se dão conta de que existe algo mais. De que além de melhor amigo, ele será o seu primeiro beijo, primeiro amor, primeiro tudo. Imagine a alegria e o prazer de descobrir cada nova sensação ao lado de uma pessoa que você confia plenamente. Que você sabe que irá te amar para sempre! Agora imagine que, por um capricho do destino, a vida vem e leva essa pessoa de você de uma maneira brutal e bem na sua frente. Imagine que poderia ser você deitada num caixão, se ele não tivesse tirado você do caminho. Imagine que seu último suspiro foi lhe dizendo "Eu Te Amo".  Imaginou? 

Bem, por mais que eu tenha lido, relido, chorado e tentado imaginar viver uma situação como a de Nell, juro que não consigo saber realmente como seria, se faria algo diferente do que ela faz na história. Com certeza, também não me permitiria “quebrar”. Mas, para complicar ainda mais essa tormenta de sentimentos, a única pessoa capaz de ajudar a superar esse trauma é ninguém menos que o irmão mais velho de seu namorado morto, que por sinal é tão problemático quanto você, que já passou por experiências muito mais complexas e pesadas, mas que encontrou na música uma maneira de expressar seus sentimentos e lidar com as frustrações da vida. 

Falling Into You trata da aceitação diante do inevitável ao usar a descoberta do amor verdadeiro de um casal (Nell e Kyle) com 16 anos que, ao completar 18 anos são obrigados a ter essa experiência substituída pela perda brutal desse amor. E isso, até mesmo para quem lê a história, não é para qualquer um, ainda mais nos dias de hoje. O medo de sentir e lidar com a dor reprimida, de se permitir seguir em frente, de lidar com a culpa pela morte da pessoa que você mais ama. São sentimentos que perambulam nessa história do começo ao fim. E convida a nós, os leitores, a refletir sobre questões familiares, sociais e pessoais num âmbito intenso de sentimentos, palavras não ditas, lágrimas engolidas, o sentido de entrega total afim de aliviar a dor dos fantasmas, em uma parceria em qualquer nível. 

O enredo dessa trama me fez lembrar sutilmente de conflitos descritos em Eu, Cristiane F. 13 Anos, Drogada e Prostituída, ao abordar temas polêmicos como autoflagelação, consumo excessivo de bebidas, gangues de rua. Ao mesmo tempo em que entrelaça cenas picantes, que nos faz perder o folego como em Cinquentas Tons de Cinza. E suaviza tudo isso ao usar a música e a poesia para alinhavar esse turbilhão exposto. 

Um ponto bastante interessante é a narração da trama, que oscila entre os capítulos, nos apresentando a visão dos personagens Nell e Colt, permitindo que o leitor sinta a emoção narrada naquele momento com uma intensidade maior, causando a sensação de estar na pele do personagem. Confesso que comigo foi assim. 

Além disso, para quem curte séries como Glee, a história é cercada por referências musicais que vão desde Lady Gaga, passando por Adele, Billi Hollidey, Ella Fitzgerald, Jason Marz, The Beatles, e até mesmo com um convite ao bom e velho jazz ou, porque não, embalando a trama através dos acordes de guitarras. 

Falling Into You é um romance que nos faz acreditar na intensidade dos sentimentos, sem reservas. 

E, apesar do livro ainda não ter sido lançado no Brasil, se você se interessou pela historia de Nell, Kyle e Colt, não sofra: você pode baixar a versão traduzida no Blog Magia e Romance, clicando nesse link aqui!

Beijus e até breve!

Leandro Faria  
Você curte cultura pop e também quer dividir suas impressões com o resto do mundo? Se gosta de escrever e está preparado para ser lido, entre em contado conosco através do email popdebotequim@gmail.com e teremos o maior prazer em publicar suas críticas e textos sobre o mundo pop. Não perca tempo e venha já fazer parte da nossa equipe!
FacebookTwitter
Para receber os artigos do PdB por email e ficar por dentro de tudo que rola em nosso botequim, basta inserir seu contato abaixo e, pronto! Os melhores artigos, servidos de bandeja para você, da maneira mais cômoda e prática da internet:



0 comentários:

Share