16 de jun de 2013

A Livraria 24 Horas do Mr. Penumbra, de Robin Sloan





O bom de começar a leitura de um livro sem saber quase nada sobre ele é ser surpreendido. E apesar de eu ter visto alguma propaganda e banners sobre A Livraria 24 Horas do Mr. Penumbra, de Robin Sloan, quando iniciei a leitura eu não tinha nenhuma noção de para que caminhos essa leitura ia me levar. Assim, foi com agradável surpresa que me deliciei com as páginas desse incrível lançamento da Editora Novo Conceito que entra desde já para a minha lista dos melhores livros que li nos últimos tempos.

Na trama conhecemos Clay Jannon, um web-designer desempregado que, um belo dia, entra em uma livraria 24 horas e acaba conseguindo um emprego de atendente no estabelecimento do Mr. Penumbra, um homem estranho e que parece ser muito velho. Com a recessão econômica, o emprego vem bem a calhar e Jannon acaba envolvido pelo ar misterioso ambiente da livraria que possui poucos livros que interessam ao grande público e atrai um tipo bastante estranho e peculiar de frequentadores.

Quando Jannon se dá conta de que pode estar dentro de uma sociedade secreta que guarda um segredo centenário, contará com a ajuda de seus amigos e namorada para ajudá-lo a desvendar cada parte dessa história, nos levando a embarcar em uma aventura incrível ao virarmos cada uma das páginas de A Livraria 24 Horas do Mr. Penumbra. De São Francisco à Nova York, passeando pelos pátios do Google ou simplesmente esperando sentados e fungindo da chuva no Central Park, em frente a uma empresa que esconde bem mais que o licenciamento de uma determinada fonte de escrita, os personagens nos levam com eles em sua busca por respostas e nos sentimos parte daquela equipe.

Conspiração, códigos misteriosos, sociedades secretas e até mesmo o segredo da vida eterna. A história de Robin Sloan fala de tudo isso e mais um pouco, fisgando o leitor logo em suas primeiras páginas, mesclando muito bem algo tão tradicional como os livros, com o que há de mais moderno e atual, como internet e o Google.

Com um ritmo ágil e envolvente A Livraria 24 Horas do Mr. Penumbra é o primeiro trabalho de Sloan, já deixando os leitores com um gostinho de quero mais para o que há de vir da mente desse jovem autor. E se seus futuros trabalhos forem tão bons e inspirados quanto a sua estreia, tomara que não demorem muito para serem lançados e disponibilizados a todos nós.

Dessa forma, permita-se conhecer Jannon e seus amigos sem nenhum medo. As portas d'A Livraria 24 Horas do Mr. Penumbra estão sempre abertas e qualquer pessoa é mais do que bem vinda. Não se faça de rogado e desvende também esse mistério!

A Livraria 24 Horas do Mr. Penumbra
Autor: Robin Sloan
Páginas: 288
Editora: Novo Conceito




Leandro Faria  
Leandro Faria, do Rio de Janeiro, fruto da década de 80, viciado em cultura pop em geral. Como vício bom a gente alimenta e compartilha, estou aqui para falar de cinema, televisão, música, literatura e de tudo mais que possa (ou não) ser relevante. Por isso, puxe a cadeira, se acomode e toma mais um copo, porque papo bom a gente curte é desse jeito!
FacebookTwitter
Para receber os artigos do PdB por email e ficar por dentro de tudo que rola em nosso boteco, basta inserir seu contato abaixo e, pronto! Os melhores artigos, servidos de bandeja para você, da maneira mais cômoda e prática da internet:



0 comentários:

Share