30 de jul de 2013

Música: Jesuton - Encontros (2013)



Sendo completamente leigo no que diz respeito à críticas musicais, escrevo sobre essa nova cantora apenas como fã arrebatado que me tornei ao ouvir essa linda voz negra declamando covers de grandes sucessos da música pop romântica mundial. 

Jesuton é o nome dela. Uma cantora britânica de 27 anos, com pai nigeriano e mãe jamaicana. Descobriu-se cantora no Peru e chegou ao Brasil em 2012 para tentar o sucesso, que está chegando de mansinho e em pouco tempo tomará tudo de assalto. 

Pra quem ainda não ligou o nome à pessoa, Jesuton era a voz que embalava o romance de Morena (Nanda Costa) e Théo (Rodrigo Lombardi) em Salve Jorge, último cartaz das 21:00 na Globo, com a balada I'll Never Love This Way Again, sucesso dos anos 1970 na voz de Dionne Warwick. 

Ela foi descoberta por Luciano Huck cantando nas ruas do Rio de Janeiro. Convidada pelo apresentador à cantar no palco do seu Caldeirão, Jesuton emocionou a todos com seu vozeirão, foi contratada pela gravadora Som Livre e, para se tornar queridinha das trilhas de novelas da Globo, foi um pulo. Além de arrasar em Salve Jorge com I'll Never Love This Way Again, ela também está na trilha de Sangue Bom, atual cartaz das 19:00, com a regravação de Because You Loved Me, poderosa canção de Celine Dion nos anos 1990, que é tema de Malu (Fernanda Vasconcelos) e Bento (Marco Pigossi). 

Essas duas músicas, porém, não fazem parte de Encontros, álbum de estreia da cantora, e nem fazem muita falta, já que esse belíssimo trabalho conta com 13 faixas sedutoras e apaixonantes. Com canções que embalaram muitos romances e dores de cotovelo em anos e até décadas passadas, Jesuton com sua voz aveludada e excitante dá nova roupagem à antigos sucessos que embalarão as dores e romances de uma nova geração. 

Eu poderia citar e falar sobre uma por uma das faixas desse delicioso álbum, mas quero destacar apenas quatro. 
  • Us, a música que abre os trabalhos e trata-se de uma regravação em inglês de Nós, canção conhecida na emblemática voz de Cássia Eller, no início dos anos 2000, que ficou maravilhosa nessa nova versão. 
  • Same Mistake, do também britânico James Blunt, que já foi tema de novela da Globo (Duas Caras) na voz dele, está sensacional na voz de Jesuton e é a terceira faixa. 
  • A faixa de número nove fica à cargo de The Blower's Daughter, de Damien Rice, uma de minhas canções preferidas de todos os tempos, que já foi trilha de filme (Closer - Perto Demais); novela (Belíssima); regravada em português duas vezes (Simone - Então Me Diz / Ana Carolina e Seu Jorge - É Isso Aí) e executada a exaustão, e mesmo assim não enjoei. Agora, na voz de Jesuton, vai dar pra chorar e se arrepiar por muito e muito tempo ainda, já que sua versão ficou quente e envolvente. 
  • Quase terminando o CD, lá na faixa doze, encontra-se uma pérola. Cantada num esforçado e melancólico português, com um sotaque encantador de amolecer qualquer coração, temos a dilacerante e arrebatadora O Mundo é Um Moinho, de Cartola, que já me arrancava lágrimas na voz de Cazuza e, agora, me arranca pedaços. 

Não deixem de ouvir Jesuton - Encontros. É um doce deleite da primeira à última faixa, uma viagem sentimental e emocional que vale muito à pena. 

Posso afirmar, sem sombra de dúvidas, que Jesuton é a minha mais nova diva da música romântica internacional. E, e se você tiver bom gosto e sensibilidade, será a sua também. 

Jesuton - Encontros
  1. Us (Nós) 
  2. Crosses 
  3. Same Mistake 
  4. Nothing Changes 
  5. Time is Running Out 
  6. Holocene 
  7. Sodade 
  8. Between the Bars 
  9. The Blower's Daughter 
  10. Redemption Song 
  11. Wild Horses 
  12. O Mundo é Um Moinho 
  13. Try a Little Tenderness
Leandro Faria  
Você curte cultura pop e também quer dividir suas impressões com o resto do mundo? Se gosta de escrever e está preparado para ser lido, entre em contado conosco através do email popdebotequim@gmail.com e teremos o maior prazer em publicar suas críticas e textos sobre o mundo pop. Não perca tempo e venha já fazer parte da nossa equipe!
FacebookTwitter
Para receber os artigos do PdB por email e ficar por dentro de tudo que rola em nosso botequim, basta inserir seu contato abaixo e, pronto! Os melhores artigos, servidos de bandeja para você, da maneira mais cômoda e prática da internet:

0 comentários:

Share