12 de ago de 2013

Música: Ellen Oléria (2013)



Ellen Oléria é um case de sucesso. Homossexual, negra e acima do peso, a vencedora da primeira edição do The Voice Brasil é dona de uma voz única que conquistou o país e um exemplo de superação. Assim, o seu "primeiro" álbum por uma grande gravadora era aguardado com expectativa, o que esse Ellen Oléria prova ser mais do que merecida. Afinal, o primeiro álbum da cantora pós-The Voice é um exemplo de boa música, que atesta o talento que todo o país aprendeu a apreciar durante a exibição do programa.

Lançado pela Universal Music, Ellen Oléria, o álbum, mostra o mão da cantora em toda a sua feitura. E se entre as 12 faixas do trabalho constam regravações já conhecidas na voz da cantora, apresentadas inclusive durante o programa, existem também composições de Ellen e trabalhos de compositores brasilienses, seus amigos. O resultado final, entretanto, é harmônico e agradável, fazendo de seu álbum uma daquelas jóias musicais indicadas para diversos momentos e ocasiões.

Logo em seu início, a primeira faixa, Anunciação, já dá o tom do que podemos esperar do conjunto final. A música, composição e conhecida na voz de Alceu Valença, serviu de consagração do trabalho de Ellen na final do The Voice Brasil abre aqui os trabalhos, em uma versão inspiradíssima e gravada em estúdio.

Seguida da autoral Não Lugar, o que se espera do álbum, como um todo, é um trabalho que prima pelas boas letras e melodias. Uma pena que, pelo menos para mim, o bom ritmo não se mantenha nas músicas um pouco mais animadas, como Aqui é o País do Futebol (com participação de Carlinhos Brown, o que pode explicar minha antipatia gratuita pela música) ou Linhas de Nazca, por exemplo, o que, entretanto, não chega a comprometer o resultado final do álbum

Além das já citadas Anunciação e Não Lugar, merecem destaque:
  • Nuvem Passageira - clássico popular, a versão de Ellen é como um bálsamo para os ouvidos mais exigentes e que não abrem mão do que há de melhor na MPB.
  • Zumbi - outra música apresentada por Ellen no The Voice Brasil e cuja inserção no álbum é mais do que bem vinda.
  • Maria, Maria - regravação do clássico de Milton Nascimento que, na voz de Ellen, ganha ainda mais melodia e significados.
Com total liberdade de criação dada pela Universal Music, Ellen gravou 70% de seu álbum apoiada por sua banda, contando ainda com participações de luxo, como as de Torcuato Mariano, Andre Vasconcellos e Daniel Santiago.

A impressão que se tem ao se deliciar com o trabalho de Ellen Oléria é que esse primeiro CD é apenas o primeiro passo rumo a uma carreira de sólido sucesso.

Será? Quem viver, verá!

Ellen Oléria (2013)
  1. Anunciação
  2. Não Lugar
  3. Aqui é o País do Futebol (participação de Carlinhos Brown)
  4. Córrego Rico
  5. Geminiana
  6. Nuvem Passageira
  7. Zumbi
  8. Linhas de Nazca
  9. Me Leva
  10. Testanto
  11. Maria, Maria
  12. Taj Mahal
E você, curtiu o Pop de Botequim e quer colaborar com a gente? Se gosta de cultura pop, aprecia escrever e quer ser lido, não perca tempo e mande já um email pra gente! Vai ser um prazer ter você em nosso botequim! Entre em contato já e saiba como participar! Aguardamos seu contato através do nosso email: popdebotequim@gmail.com


Leandro Faria  
Leandro Faria, do Rio de Janeiro, fruto da década de 80, viciado em cultura pop em geral. Como vício bom a gente alimenta e compartilha, estou aqui para falar de cinema, televisão, música, literatura e de tudo mais que possa (ou não) ser relevante. Por isso, puxe a cadeira, se acomode e toma mais um copo, porque papo bom a gente curte é desse jeito!
FacebookTwitter
Para receber os artigos do PdB por email e ficar por dentro de tudo que rola em nosso boteco, basta inserir seu contato abaixo e, pronto! Os melhores artigos, servidos de bandeja para você, da maneira mais cômoda e prática da internet:

1 comentários:

Fer Nanda disse...

Caaraaa, não aindei assistindo muito Tv ultimamente inclusive perdi praticamente toda edição desse programa... e nunca tinha ouvidoo essa mulher. Já virei fã, manda muuuuito bem. lol

Share