2 de ago de 2013

#ValeUmPlay - Daft Punk



Nome: Daft Punk
Integrantes: Thomas Bangalter e Guillaume Emanuel Paul de Homem-Christo
Gênero: Eletrônico / House /

O Daft Punk é um duo de música eletrônica francesa composta pelos músicos Guillaume Emanuel Paul de Homem-Christo (conhecido apenas como Guy-Manuel de Homem-Christo) e Thomas Bangalter que alcançaram popularidade na minha playlist depois de tempos, já que eu ouvia algumas músicas da dupla e nem ao menos sabia de quem era (e nem ao menos pesquisava para saber).
  
No início de suas carreiras, os dois membros fizeram parte de um projeto musical já extinto chamado Darlin' (nome de uma das músicas do The Beach Boys). O projeto tinha uma pegada sonora bem no estilo punk rock, o que lhes rendeu uma pequena crítica negativa num jornal local que os chamava de "a bunch of daft punk" ("um bando de punks bobos"). Ao invés de considerarem a crítica como uma pedra no caminho da dupla, Thomas e Guy-Manuel acharam divertido e, logo quando o projeto Darlin' se dissolveu, ambos experimentaram sintetizadores em meio ao novo som que vinham produzindo paralelamente, nomeando então o trabalho de Daft Punk.


O Daft Punk iniciou seus trabalhos no final dos anos 1990, mas só alcançou popularidade significativa no cenário musical em 1997 com seu primeiro álbum, Homework (Dever de Casa), considerado uma mistura de house, techno, acid com uma pegada também de funk. Homework rendeu 5 singles à dupla, sendo: The New Wave, Da Funk, Around the World, Burnin e evolution 909.

Em 2001 o Daft Punk foi ainda mais bem-sucedido. Impulsionado pelos singles One More Tim, Aerodynamic, Digital Love, Harder, Better, Faster, Stronger, Face to Face e Something About Us, o álbum Discovery (Descoberta) teve videoclipes produzidos para todas as faixas do álbum, sequencialmente, como se fossem um filme.

Em março de 2005, a dupla lançou o terceiro álbum, Human After All (Humano Afinal), sendo produzido inteiro em apenas seis semanas, aplicando minimalismo e rock ao estilo house music francês. Vale lembrar que Human After All rendeu 4 singles, sendo: Robot Rock, Technologic, Human After All e The Prime Time of Your Life

Em meio a turnês, álbuns ao vivo, trilha sonora de filmes e jogos, materiais especiais e prêmios, foi somente agora, após deixar a gravadora EMI Records indo para a Sony Music Entertainment, que o duo do Daft Punk voltou com seu quarto álbum, contando com a colaboração de vários artistas, como Julian Casablancas, Pharrell Williams, Paul Williams, Todd Edwards, Panda Bear, entre outros.O álbum intitulado Random Access Memories começou a ser desenvolvido no mesmo tempo em que a dupla criava a Trilha Sonora do filme Tron - Legacy, em 2010, sem um único plano de como seria estruturado.


Random Access Memories contém 13 faixas, mas até o momento o single Get Lucky (que retrata mais que uma conquista sexual, mas a sorte em encontrar a química potencial com alguém) já ocupa o 1º lugar em vários países e já rende cover feitos por fãs, como Jonas Brothers, Jessie J. Will. I. Am, Tom Jones, Donny ODonoghuee vários outros.

O Daft Punk também é conhecido por seus elaborados shows ao vivo, em que os elementos visuais e efeitos são incorporados com a música. O grupo é conhecido por sua ênfase no visual, e os componentes da história associada com suas produções musicais. Além disso, o duo investe no uso de disfarces, particularmente em trajes robóticos ornamentados, em público ou em todo e qualquer momento.

#ValeUmPlay nas seguintes canções abaixo:
E você, curtiu o Pop de Botequim e quer colaborar com a gente? Se gosta de cultura pop, aprecia escrever e quer ser lido, não perca tempo e mande já um email pra gente! Vai ser um prazer ter você em nosso botequim! Entre em contato já e saiba como participar! Aguardamos seu contato através do nosso email: popdebotequim@gmail.com
Fernando Santos  
Fernando Santos, mineiro nascido no dia do amigo/dia da amizade (20 de julho). Publicitário, se vê como uma mistura da cultura pop emanada dos meios de comunicação em uma tentativa de dialogar e tomar da fonte de todas as mídias.
FacebookTwitter

13 comentários:

Paulo Imbriani disse...

Adorei seu texto, parabens!

Paulo Imbriani disse...

Adorei seu texto, parabens!

Andre Laine disse...

Bom eim! Gostei dessa get lucky!

Site MilkBrasil.com disse...

Adoro Daft!
o blog ta lindo! :)

Primeiro disse...

Recomendo ler o texto ouvindo o som dos caras. kkkk Confesso que igual ao Fernando, ouvia sem saber de quem se tratava. Muito errado isso vindo de um músico , entretanto, conhecendo a historia de quem fez, parece até soar diferente quando a música é ouvida. Eu sentia que haviam vertentes diferentes, principalmente funk e um pouco rock no som deles. Agora tudo faz sentido. Parabéns pelo texto . abraço

Isa disse...

Ótimo texto, parabéns! E uma ótima indicação também!

ODONTOTECA disse...

O som eh muitooo bom mesmo...otima dica..parabens ae no blog

Lets disse...

Pooooo, muito bacana! Curti o som o e texto!

Bruno Macedo disse...

Daft Punk é muito bom!
O novo album é sensacional :D

Dionne Gonçalves disse...

O post ficou sensacional, abordou dados referentes à banda de uma forma dinâmica e curta.
Quanto a nova música "Get Lucky", em minha é perfeita, com batidas empolgantes, sem ser repetitiva. Desta forma, agradou a diversos públicos. #valeoplay

Anderson Souza ® disse...

Muito bom Maniin, realmente o Daft Punk ultimamente tá numa crescente gigantesca com o estilo de musica bem atual, faço também uma ressalva a musica Around the World, ela pelo que me recordo foi a primeira musica que escutei deles, muito show!!!

Lucival Almeida disse...

Ótima matéria.Fernando e Daft Punk são demais! ;)

Salvador Lopes disse...

Já rodei muito Daft quando eu era radialista. A batida é tão boa, que eu também usava como trilha de comerciais de empresas voltadas para eletrônicos. Interessante saber um pouco da história também. Bom dar um "play" pra conhecer um pouco mais.

Share