27 de set de 2013

Olho Por Olho, de Jenny Han & Siobhan Vivian



A vingança, por si só, é novelesca. Clássicos da literatura (e do audiovisual) tem como fio narrativo uma trama de vingança. Clássicos atemporais, como O Conde do Monte Cristo, ou sucessos mais recentes, como a novela Avenida Brasil ou as séries Revenge (que tem vingança até no título) e Pretty Little Liars (originária de uma série literária) bebem dessa fonte e, quase sempre, se saem muito bem. Em Olho Por Olho (Burn For Burn, no original) não é diferente e é a vingança quem dá a tônica da narrativa, de maneira a entreter o leitor e a capturar a nossa atenção.

Mas é importante frisar: Olho Por Olho é um livro adolescente. A vingança está lá, mas não espere mortes ou planos mirabolantes. O que vemos, página a página, são vinganças bobinhas, executadas por adolescentes bobinhos. Entretanto, não se engane: a leitura pode realmente te fisgar. Só depende do seu grau de boa vontade para embarcar ou não nessa história.

Lançamento da Editora Novo Conceito, o livro acompanha os dramas juvenis de três jovens do ensino médio americano, que entre seus dias e atividades curriculares na Ilha Jar, se envolvem em intrigas diversas. Lillia, Kat e Mary são completamente diferentes entre si, mas acabam unidas em um plano de vingança contra seus desafetos. Cada uma, à sua maneira, tem seus motivos para querer sua revanche e, unidas (e em segredo) podem ser bem mais poderosas e impactantes.

Escrito a quatro mãos por Jenny Han e Siobhan Vivian, Olho Por Olho tem uma narrativa interessante, onde cada capítulo é narrado em primeira pessoa por uma das três protagonistas. Assim, ao passo que a história avança, conhecemos também um pouco mais das motivações de Lillia, Kat e Mary que são, apesar de diferentes, três personalidades bastante interessantes de serem acompanhadas.

Primeiro livro de uma trilogia, Olho Por Olho tem um final abrupto, que pode frustrar aqueles que, como eu, só descobriram que se tratava de uma série na última página. Ok, ok, a estratégia é boa, mas é um pouco de sacanagem deixar os leitores em suspenso até o próximo lançamento que, pelo que persquisei, ainda não há previsão de acontecer no Brasil. Nos EUA, o segundo livro, Fire With Fire, já foi lançado, mas o encerramento da trama, com Ashes To Ashes, só deve acontecer em 2014. 

Enquanto isso, vamos esperando. E nos divertindo com vingancinhas bobas e pueris que, apesar de adolescentes, podem ser até que bem divertidas.

Autoras: Jenny Han & Siobhan Vivian
Páginas: 320
E você, curtiu o Pop de Botequim e quer colaborar com a gente? Se gosta de cultura pop, aprecia escrever e quer ser lido, não perca tempo e mande já um email pra gente! Vai ser um prazer ter você em nosso botequim! Entre em contato já e saiba como participar! Aguardamos seu contato através do nosso email: popdebotequim@gmail.com

Leandro Faria  
Leandro Faria, do Rio de Janeiro, fruto da década de 80, viciado em cultura pop em geral. Como vício bom a gente alimenta e compartilha, estou aqui para falar de cinema, televisão, música, literatura e de tudo mais que possa (ou não) ser relevante. Por isso, puxe a cadeira, se acomode e toma mais um copo, porque papo bom a gente curte é desse jeito!
FacebookTwitter

0 comentários:

Share