Já que o Pop 5ive voltou com tudo, nada melhor do que fazer minha estreia por aqui com uma listinha particular e muito emocional. Por isso, pra começar na coluna pensei em um Pop 5ive pra lá de especial, afinal é praticamente impossível juntar cinema, adolescência e os inolvidáveis anos 1980 e não embarcar numa nostálgica viagem sentimental e deliciosa.
Aos que são de 80, aos que chegaram antes e aos que vieram depois, acomodem-se em frente a tela, peguem uma bebidinha e deliciem-se com a lista a seguir, porque os filmes de adolescente dos anos 80 eram bons pra caramba!
Só um aviso, não esperem nada muito clássico como Curtindo a Vida Adoidado, porque esse já é hours concours e a listinha é bem sentimental, mas não deixa de ser ótima! Vamos ver se vocês concordam?
Te Pego Lá Fora (Three O'Clock High, 1987)
Esta comédia conta de forma divertida e até um pouco aflitiva, as tentativas desesperadas do protagonista Jerry Mitchel, um colegial simpático e tranquilo, para se livrar de uma tremenda surra prometida pelo valentão Buddy Revell, um colega brutamontes, tosco e anti-social, recém-chegado ao colégio Weaver.
A terrível ameaça acontece após uma tentativa de Mitchel de aproximar-se do rapaz sendo simpático. Sabendo de sua fama de "poucos amigos", o garoto procura Buddy para uma entrevista ao jornal do colégio e sem querer comete o maior erro que poderia em relação a Buddy Revell: ele toca-o. E um inocente tapinha no ombro transforma-se em seu maior pesadelo, pois o brutamontes-psicopata não suporta que o toquem e um motivo tão fútil vira a promessa de um massacre à realizar-se às 3 horas da tarde.
A terrível ameaça acontece após uma tentativa de Mitchel de aproximar-se do rapaz sendo simpático. Sabendo de sua fama de "poucos amigos", o garoto procura Buddy para uma entrevista ao jornal do colégio e sem querer comete o maior erro que poderia em relação a Buddy Revell: ele toca-o. E um inocente tapinha no ombro transforma-se em seu maior pesadelo, pois o brutamontes-psicopata não suporta que o toquem e um motivo tão fútil vira a promessa de um massacre à realizar-se às 3 horas da tarde.
Daí em diante Mitchell envolve-se nas situações mais hilárias e patéticas para não virar picadinho nas mãos de Buddy Revell.
Já disse que a história é divertida e um pouco aflitiva, porque apesar das situações engraçadas que o protagonista com cara de bobo se mete pra não apanhar, dá uma peninha vê-lo tão desesperado e angustiado tentando evitar o grande confronto. Afinal o motivo é idiota e o coitadinho não merece, mas acho que é aí que tá a graça da coisa.
Filme super gostoso com um final bem bacana!
A Garota de Rosa-Shocking (Pretty in Pink, 1986)
História mais simples e "menininha", não ah, eu adoro mesmo assim! E tem Molly Ringwald como a mocinha Andy, uma garota pobre que estuda em colégio de ricos e sonha em ter um vestido especial pra ir ao baile da escola e namorar um colega bonitão e milionário.
As coisas acontecem para Andy como num conto de fadas. O rico Blane se apaixona por ela, tendo assim todas as suas expectativas correspondidas com relação ao príncipe encantado. Mas seu melhor amigo, Duckie, também a ama, formando assim um delicado e encantador triângulo amoroso. Com quem Andy vai ficar?
Filme muito fofo e clássico dos anos 80, um dos pioneiros nesse estilo. Impossível não amar!
Mais ou Menos Grávida / A Cegonha Não Pode Esperar (For Keeps, 1988)
Mais um com a rainha dos filmes adolescentes oitentista. Molly Ringwald forma com Randall Batinkoff um casal adorável nesse filme. Bonitos, inteligentes e com um futuro brilhante pela frente, ela como jornalista e ele como arquiteto. Porém, o casal perfeito com planos perfeitos, é surpreendido por uma inesperada e aterradora visita, a da cegonha.
Jovens demais e "grávidos", eles, que planejavam formar uma família só depois de formados, terão que saber lidar da melhor forma possível com essa nova situação, para que o amor e os sonhos não sejam sufocados pela realidade nada cor-de-rosa de criar um filho.
Doce, romântico e com pitadas de humor irresistíveis, o filme aborda um assunto delicado como a gravidez precoce de maneira extremamente sutil.
Suspirando aqui só de lembrar!
Curso de Férias (Summer School, 1987)
Esse filme também é muito clássico, daqueles que passavam "trocentas" vezes na Sessão da Tarde (na época que a Sessão da Tarde era boa) e nunca enjoava. É uma comédia deslavada, típica de adolescente.
O professor Freddy Shoop é um boa-praça que não está muito preocupado em manter padrões, tem um estilo desleixado e só pensa em curtir suas férias pegando umas ondas no Hawaí. Porém tem seus planos atrapalhados quando é obrigado pelo diretor da escola a lecionar para uma turma de bagunceiros problemáticos.
Cheio de má vontade ele vai e se depara com a pior turma que poderia imaginar. Porém, com seu jeitão desencanado, ele conquista os alunos e põe a turma nos eixos, mas não sem antes passar pelas mais hilárias e enlouquecedoras situações.
Altas e grandes gargalhadas garantidas!
O Rei da Paquera (The Pick-Up Artist, 1987)
E pra fechar essa viagem nostálgica e tão gostosa, não resisti e incluí outro filme da Molly!
Sim, porque Molly Ringwald FOI os anos 80. Ela é a personificação dessa geração colorida, exagerada, cafona e adorável no cinema teen. E nesse longa ela está muito bem acompanhada de um jovem e lindo Robert Downey Jr., e os dois formam um casal sensacional numa comédia romântica muito graciosa.
Randy é uma garota esperta e independente, que tem problemas com o pai alcoólatra e mafioso. Jack é um paquerador fofo e irresistível que cruza o caminho de Randy, por quem fica enlouquecido. A indiferença da moça, no entanto, o faz desejá-la ainda mais. Juntos, os dois descobrem que podem completar um ao outro, Randy transformando Jack num homem mais sério e Jack transformando Randy numa garota menos dura.
___
Ai, ai! Agora que escrevi tanto sobre essas pérolas da minha infância, fiquei com uma vontade doida de assistir todos de novo!
E vocês gostaram? Ficaram com vontade de ver ou rever algum deles? Comenta ali embaixo.
E até a próxima viagem...
OBS: Só pra constar, o Pop 5ive já fez uma listinha semelhante tempos atrás, cujo tema foi os Filmes Inesquecíveis da Sessão da Tarde. Se você não conferiu, clica aqui e continue com a nostalgia. Os filmes são diferentes dos que listo aqui, mas tão bons quanto!
E você, curtiu o Pop de Botequim e quer colaborar com a gente? Se gosta de cultura pop, aprecia escrever e quer ser lido, não perca tempo e mande já um email pra gente! Vai ser um prazer ter você em nosso botequim! Entre em contato já e saiba como participar! Aguardamos seu contato através do nosso email: popdebotequim@gmail.com
![]() |
|
Esdras Bailone: leonino, romântico, sonhador, estudante de letras, gaúcho de São Paulo, apaixonado-louco pelas artes e pelas gentes.
|
|
![]() ![]() |
2 comentários:
excelente lista! Molly Ringwald foi realmente a cara da sessão da tarde! garota rosa choque!o que será que ela anda fazendo hoje em dia!
Melhor lista para quem só ser for para minha irmã e pras amigas delas, só de alguém ter a coragem de não colocar the Gonnies na lista já invalida ela inteira ...
Postar um comentário