6 de set de 2013

#ValeUmPlay - Tiago Iorc




Nome: Tiago Iorczeski
Idade: 27 anos
Natural de: Brasília, mas radicado em Curitiba
Gênero: Pop / Rock / Folk

Há vários músicos brasileiros na minha playlist que cantam em inglês. Mas, entre eles, Tiago Iorczeski (que cortou um pedaço de seu sobrenome e ficou conhecido apenas por Tiago Iorc) possui suas músicas desfilando sempre entre as que mais ouço.

Juntos, essa 'voz impressionante' como citou em seu blog o cantor e compositor Leoni, mais os 27 anos divididos entre Brasil, Inglaterra e Estados Unidos, além da facilidade para se expressar musicalmente em inglês, deram ao cantor a segurança para compor em outro idioma.



Não minto: primeiro, foi Nothing But a Song que me encantou em 2007, embalando muito dos meus "namoros". Mas foi Scared que me fez querer saber mais sobre o dono da voz que sabia refletir, através da música, muita coisa que eu passava, sentia e queria eu também dizer.

Compositor de 8 das 10 faixas do seu álbum de estreia lançado em 2008, Let Yourself In, Tiago fez soar o delicioso encontro de soul, jazz, rock e pop. A releitura de dois clássicos da música internacional, Ticket To Ride (Beatles) e My Girl (The Temptations), dá a dimensão exata da sua maturidade artística. Exemplificando: em uma playlist formada por artistas como Jamie Cullun, John Mayer, James Blunt e Colbie Caillat, Tiago Iorc se encaixa perfeitamente.

Em 2011, Tiago lançou Umbilical, contendo 11 faixas que logo me fizeram ouví-lo inúmeras vezes, repetidamente, principalmente Gave Me a Name e Story of a Man, apostando em uma nova levada para suas músicas.

Seu terceiro álbum, Zeski, foi lançado em julho deste ano e, segundo Tiago, "simboliza reencontro, um retorno ao que sempre foi mas que ainda não havia se manifestado. Um auto retrato revisitado e atualizado.” O trabalho contém 12 composições, com 4 faixas em português e uma versão de Tempo Perdido, da Legião Urbana. Além de uma canção instrumental, os músicos Silva, Daniel Lopes e Maria Gadú participam do álbum em faixas diferentes.


Embora ainda menino debutando na carreira, o talento de Tiago deixa transparecer uma maturidade digna dos grandes artistas consagrados. A sua personalidade cantando, tocando e compondo é de uma qualidade ímpar, realmente admirável que há muito não se ouvia. Por isso, para mim #ValeUmPlay nas seguintes canções:

Fernando Santos  
Fernando Santos, mineiro nascido no dia do amigo/dia da amizade (20 de julho). Publicitário, se vê como uma mistura da cultura pop emanada dos meios de comunicação em uma tentativa de dialogar e tomar da fonte de todas as mídias.
FacebookTwitter

0 comentários:

Share