17 de out de 2013

Os Suspeitos, de Denis Villeneuve




Os Suspeitos (Prisoners, no original) é a principal estréia dessa semana (18/10) nos cinemas brasileiros. O longa, dirigido por Denis Villeneuve (do excelente Incendios, de 2011) e estrelado por Hugh Jackman (Wolverine Imortal) e Jake Gyllenhaal (Amor e Outras Drogas), é vendido como o melhor suspense do ano, além de ser aclamado pela crítica mundial com um índice de aprovação de 81% no site Rotten Tomatoes. Eu faço parte dos 19% que não acharam o filme grandes coisas.

Todo bom suspense começa com uma boa história. Aqui o início é quando a filha mais nova do casal Dover desaparece juntamente com uma amiga. Keller Dover (Jackman) decide investigar por conta própria, já que o detetive encarregado do caso (Gyllenhaal) não parece muito disposto a ajudá-lo.


O meu primeiro problema com o filme está justamente na criação dos protagonistas. Keller Dover é um pai extremamente católico, marceneiro, que jurou proteger a família a qualquer custo e é maníaco por preparação. "Você tem que estar sempre preparado" diz ele umas trezentas vezes durante o filme. Oras, este parece um sujeito equilibrado que vai agir da melhor forma possível para ajudar a desvendar o sequestro, só que não. Em menos de meia hora ele já passa a agir como um animal, ameaçando, espancando e agindo instintivamente sem pensar na segurança de ninguém. Isso até pode ser legal, porque o Hugh Jackman é um ator incrível e passa uma verdade assustadora, mas se você parar pra pensar, o roteiro fica dizendo que ele é de um jeito, mas ele age completamente diferente o filme todo. Até mesmo a religião que é tão importante, só aparece em uns poucos momentos e de maneira completamente ilustrativa.

Jake Gyllenhaal e seu Detetive Loki então, nem se fala. As informações que temos do personagem são: ele é extremamente inteligente, nunca deixou de resolver nenhum caso e viveu em uma penitenciária juvenil. O que ele faz em cena? Fica completamente perdido a maior parte do tempo, todas as vezes que ele descobre alguma coisa é totalmente por acaso, faz umas burradas imensas por ficar parado gritando "Parado!" ao invés de agir e é um poço de lerdeza o tempo todo. Não faz o menor sentido, percebem?

Os pontos positivos do filme? A escalação do elenco é acertadíssima. Os protagonistas, apesar dos personagens estúpidos, estão excelentes. Terrence Howard, como melhor amigo do protagonista está bem decente. As mulheres mães das meninas sequestradas, embora totalmente dispensáveis para a trama, são belamente interpretadas por Viola Davis e Maria Bello. Os coadjuvantes Melissa Leo, Paul Dano e David Dastmalchian fazem o seu muito bem feito.


A fotografia feita por Roger A. Deakins é excelente. Ele consegue criar o clima perfeito para uma história assim acontecer. A paisagem é bucólica, depressiva, fria e deixa uma sensação de falta de esperança muito grande. Sem contar a chuva, como chove nesse filme! E eu adoro isso. Ele cria algumas imagens muito bonitas no meio dessa água toda.

O ponto negativo mais óbvio é o roteiro que é ruim e eu não consigo entender como tanta gente gostou. Outra coisa que não gosto é da direção. Ela é lenta demais (e eu gosto de filmes europeus, então não venham me crucificar!) e acaba tornando o filme exageradamente longo.

Os Suspeitos é um filme ruim? Não, não é. Mas também não deveria ser vendido como "o melhor suspense do ano".

E você, curtiu o Pop de Botequim e quer colaborar com a gente? Se gosta de cultura pop, aprecia escrever e quer ser lido, não perca tempo e mande já um email pra gente! Vai ser um prazer ter você em nosso botequim! Entre em contato já e saiba como participar! Aguardamos seu contato através do nosso email: popdebotequim@gmail.com

Leandro Faria  
Michael Oliveira, santista caiçara que abandonou a praia para tentar a sorte na cidade grande. Em São Paulo descobriu que Steven Spielberg não é Deus e que a Cultura Pop vai muito além das terras do Tio Sam. Atualmente consome tudo o que pode e tal qual Galactus está sempre em busca de novos universos que possam saciar essa fome eterna.
FacebookTwitter

1 comentários:

wair de paula disse...

doido para ver, mas o trailer me deixou meio tenso.
depois te falo se gostei. abraços!!

Share