23 de out de 2013

Pop Séries: Os Normais




Ainda engatinhando na área e apesar do formato seriado continuar sendo mais popular fora do Brasil, eventualmente algumas produções nacionais se aventuram no gênero, conseguindo bons resultados de crítica e audiência. Na televisão aberta brasileira, entretanto, existe uma série que pode ser considerada unanimidade: Os Normais. Exibida pela Globo entre 2001 e 2003, marcou época e divertiu muita gente que, durante suas três temporadas, adiaram para um pouco mais tarde as saídas de sexta-feira à noite, só para poder acompanhar as histórias de um casal tão “normal” quanto qualquer outro.

Contando com o clássico Doida Demais, de Lindomar Castilho, como tema de abertura, a história encantava desde o início, quando uma infinidade de rostos de pessoas aleatórias (na verdade, dos membros da própria equipe de produção da série) apareciam na abertura do programa.


Criada pelo casal Fernanda Young e Alexandre Machado, Os Normais focava suas histórias nas loucas aventuras cotidianas do eterno casal de noivos Rui (Luiz Fernando Guimarães) e Vani (Fernanda Torres). Sem uma trama específica, vemos na série um humor cáustico, típico do casal de roteiristas, focando em situações do dia a dia. Descambando muitas vezes para o humor um tanto quanto fácil, a série sempre faz rir, apesar do absurdo das situações apresentadas, o que é um mérito.

Contando com três temporadas, cada episódio focava numa história fechada, sendo Rui e Vani os astros absolutos da atração, que nos dois primeiros anos trazia apenas atores convidados para completar o elenco. Em sua terceira e última temporada, foram introduzidos dois novos personagens, Bernardo (Selton Mello) e Maristela (Graziella Moretto), que passaram a integrar o elenco principal.

Com 71 episódios produzidos e exibidos, em 54 deles a palavra “NORMAL” ou uma variante esteve presente nos títulos. Além disso, a série foi concebida para ir ao ar às sextas-feiras, mas durante dois meses, em 2002, foi apresentada nas noites de quarta, para logo em seguida voltar ao seu dia de origem.

Os Normais - O Filme: da telinha pra telona e com enorme sucesso.

Como é comum em programas de grande audiência, depois de seu cancelamento, em 2003, Os Normais voltou ao ar, mas não na televisão: já foram produzidos dois filmes baseados na série. Os Normais, de 2003, contava a história através de um “mini flash back gigante” e nos apresentava como Rui e Vani se conheceram. Já em 2009, Os Normais 2 – A Noite Mais Maluca de Todas mostrava Rui e Vani passando por um desgaste do relacionamento e buscando uma terceira pessoa para experimentarem um ménage à trois. Ambos os filmes foram sucesso de público, levando milhares de pessoas aos cinemas para rever e matar as saudades de Rui e Vani. Já Os Normais 3, como não poderia deixar de ser, está planejado para 2014.

Grande sucesso de audiência, Os Normais sempre esteve bem com a crítica nacional e internacional, sendo inclusive o vencedor, em 2001 e 2002, do Gran Prêmio de TV Latina, na categoria Melhor Humorístico.

Contando com um par de atores que transbordava química em tela e um roteiro afiado, Os Normais se tornou facilmente um clássico e deve ser conferido por qualquer pessoa que aprecie uma boa comédia que consegue fazer graça dos nossos pequenos absurdos do dia a dia.
E você, curtiu o Pop de Botequim e quer colaborar com a gente? Se gosta de cultura pop, aprecia escrever e quer ser lido, não perca tempo e mande já um email pra gente! Vai ser um prazer ter você em nosso botequim! Entre em contato já e saiba como participar! Aguardamos seu contato através do nosso email: popdebotequim@gmail.com

Leandro Faria  
Leandro Faria, do Rio de Janeiro, fruto da década de 80, viciado em cultura pop em geral. Como vício bom a gente alimenta e compartilha, estou aqui para falar de cinema, televisão, música, literatura e de tudo mais que possa (ou não) ser relevante. Por isso, puxe a cadeira, se acomode e toma mais um copo, porque papo bom a gente curte é desse jeito!
FacebookTwitter

1 comentários:

Esdras disse...

Amor eterno à "Os Normais"!

Share