10 de out de 2013

Rota de Fuga, de Mikael Håfström





A premissa é simples: o maior especialista em segurança penitenciária do mundo precisa escapar da prisão mais segura do mundo. Rota de Fuga, estreia dessa sexta-feira nos cinemas brasileiros, pode pecar pela originalidade, mas pare para pensar, o que é original hoje em dia?

Os filmes de fuga de prisão representam um dos subgêneros mais famosos do cinema de ação e tem representantes clássicos como Fuga de Alcatraz, Fuga de Nova York e Um Sonho de Liberdade. Ou seja, a tarefa do diretor sueco Mikael Håfström não era fácil. Ainda mais por ter em seu elenco os maiores astros do cinema de ação dos anos 80 (que me desculpem os fãs de Bruce Willis e Chuck Norris) ainda assim ele mostra que entende bem os clichês do gênero e nos apresenta um filme sólido, com diversão garantida durante os seus curtos 116 minutos de duração, apesar da obviedade do roteiro.


Essa obviedade não é de todo prejudicial. O público se sente recompensado ao ver o personagem fazer algo que imaginou que fosse acontecer. É aquele momento em que você grita "sabia!" ao ver Schwarzenegger pegar aquela metralhadora que estava ali dando sopa ou que o vilão secreto se revela como grande mente por trás de tudo. São momentos clichês mas, se bem usados, causam no público aquela sensação de satisfação. 

Rota de Fuga (Escape Plan, no original) é assim do começo ao fim. Ele dá ao público fiel desse tipo de filme exatamente o que ele quer ver. As cenas de ação, inclusive, são muito bem dirigidas, evitando ao máximo o uso de cabos e de saltos impossíveis. Comum por aqui é ver os personagens saindo na mão: uma das minhas cenas favoritas inclui os dois protagonistas trocando socos. A platéia foi a loucura nessa hora. Imagina só, Rambo e o Exterminador saindo na mão!?!


Outro grande trunfo do filme é a escalação do elenco. Stallone está ótimo como aquele sujeito introspectivo com um passado dramático e que fala pouco de sempre. Schwarzenegger rouba a cena como o alemão simpático, mas durão que sempre tem uma piadinha para soltar entre um soco e outro. Jim Caviezel e Vincent D'Onofrio estão excelentes como os vilões caricatos e nada ameaçadores com seu trejeitos afetados e hábitos bizarros. Vinnie Jones faz o mesmo brutamontes burro de sempre e, como sempre, se destaca pela forma como seu personagem morre. O elenco de apoio ainda conta com Sam Neill, 50 Cent, Amy Ryan e Faran Tahir, todos decentes em suas pequenas participações.

Resumindo bem: se você gosta de Os Mercenários e filmes do gênero, corra para o cinema. Se não gosta, deixe de ser chato e vá ao cinema mesmo assim. Abra seu coração, compre um balde de pipoca gigante e divirta-se. O cinema serve para isso também!

E você, curtiu o Pop de Botequim e quer colaborar com a gente? Se gosta de cultura pop, aprecia escrever e quer ser lido, não perca tempo e mande já um email pra gente! Vai ser um prazer ter você em nosso botequim! Entre em contato já e saiba como participar! Aguardamos seu contato através do nosso email: popdebotequim@gmail.com

Leandro Faria  
Michael Oliveira, santista caiçara que abandonou a praia para tentar a sorte na cidade grande. Em São Paulo descobriu que Steven Spielberg não é Deus e que a Cultura Pop vai muito além das terras do Tio Sam. Atualmente consome tudo o que pode e tal qual Galactus está sempre em busca de novos universos que possam saciar essa fome eterna.
FacebookTwitter

2 comentários:

divulgablogsite muro disse...

Faça uma matéria sobre o muro e me envie, terei o maior prazer em colocar o link no site.

Prazer, meu nome é Alexandre Lavrador e tenho 19 anos, criei o Muro mais famoso do Brasil, um site em que você cola o Banner do seu site por apenas 99,90 por espaço.


Não é uma piada, o site já arrecadou R$16.017,30 até o presente momento e quero chegar ao meu primeiro milhão, para tal invisto todo o capital arrecadado pois acredito no triangulo (boa rentabilidade + tempo + capital inicial)!
Imagine um muro em que todos os olhares estão voltados para ele.
Este muro já existe, recebemos uma média de 7 milhões de visitantes por dia e já existe banner com 185.135.001 de cliques!
Alguns ilustres webmasters como Antonio Tabet do Blog Kibeloco, Cid do Blog Não Salvo, Joe do Blog Ah Negão, Azaghâl do Site Jovem Nerd dentre outros, deixaram seus depoimentos!
Não deixe de conhecer o muro mais famoso da internet!
www.divulgablogsite.com

Fale comigo

Shadow disse...

Vou assistir só por causa do Jim Caviezel.

Share