21 de fev de 2014

A Marca de Atena, de Rick Riordan





Rick Riordan é um autor prolífico. A quantidade de livros lançados por ele é enorme, sempre gerando interesse junto a seu(s) público(s) principalmente através de suas séries literárias. Especialista em contar histórias mitológicas com um toque moderno, Rick Riordan é um craque na arte de amarrar enredos e nos fazer viajar junto com seus personagens. Em A Marca de Atena, terceiro volume da série Os Heróis do Olimpo, ele continua a nos brindar com entretenimento de qualidade protagonizado por Percy Jackson, seu herói mais famoso, e seus amigos.

Calcado na história dos sete semi-deuses de origem grega e romana que devem se unir para evitar o despertar de Gaia e salvar o mundo, em A Marca de Atena acompanhamos a viagem de Percy, Anabeth, Leo, Pipper, Jason, Frank e Hazel para Roma, na Europa, lugar de perigos inimagináveis para semi-deuses. Com o retorno de gigantes e sem um plano definido em ação, Anabeth ainda tem de recuperar, sozinha, uma lendária estátua de Atena, guardada pela maior inimiga de sua mãe. Para isso, a jovem deve seguir o caminho da Marca de Atena, que dá título a esse volume da obra.

Levando seus leitores a viajar com muita mitologia clássica que se mistura com o tempo atual, a escrita de Rick Riordan é viciante, da que nos faz virar as páginas rapidamente, nos deixando ansiosos para acompanhar os caminhos pelos quais essa história pode nos levar. Ao mesmo tempo em que aprendemos mais sobre mitos ancestrais, nos deliciamos com personagens que poderiam ser reais, se o mundo criado pelo autor fosse possível.

Usando um recurso usual na obra do autor, cada capítulo é centrado nos acontecimentos vistos pelo ângulo de um dos personagens. Ou seja, acompanhamos a história de acordo com o ponto de vista do semi-deus que é o central no capítulos, conferindo uma agilidade na trama e múltiplas percepções ao leitor.

Com um clifhanger de roer as unhas, A Marca de Atena termina com gosto de quero mais, preparando os leitores para mergulhar no próximo volume da série Os Heróis do Olimpo que, felizmente, já foi lançado no Brasil. A Casa de Hades já está, inclusive, na minha lista de prioridades e, é certo, em breve será comentado por aqui.

Autor: Rick Riordan
Páginas: 480
E você, curtiu o Pop de Botequim e quer colaborar com a gente? Se gosta de cultura pop, aprecia escrever e quer ser lido, não perca tempo e mande já um email pra gente! Vai ser um prazer ter você em nosso botequim! Entre em contato já e saiba como participar! Aguardamos seu contato através do nosso email: popdebotequim@gmail.com

Leandro Faria  
Leandro Faria, do Rio de Janeiro, fruto da década de 80, viciado em cultura pop em geral. Como vício bom a gente alimenta e compartilha, estou aqui para falar de cinema, televisão, música, literatura e de tudo mais que possa (ou não) ser relevante. Por isso, puxe a cadeira, se acomode e toma mais um copo, porque papo bom a gente curte é desse jeito!
FacebookTwitter

0 comentários:

Share