25 de fev de 2014

Pop 5ive: As Melhores Bandas de Rock Britânicas




Não tem jeito, quando se fala de rock, a primeira coisa que vem à cabeça dos verdadeiros fãs do gênero musical são nomes como The Beatles, Elvis Presley, The Rolling Stones e outros grandes do legítimo e amado rock.

Além disso, é sabido que a Grã Bretanha é expert em produzir bons nomes do bom e velho rock n' roll. Exatamente por isso, o Pop 5ive de hoje é especial e traz uma seleção com as melhores bandas inglesas (pelo menos a meu ver). 

Mas tenho plena consciência que esta listinha não vai agradar a todos. Afinal, é impossível reunir todas as grandes bandas inglesas que fazem/fizeram parte do cenário musical do rock, de maneira relevante e definitivo.

Avisos dados, segue a minha lista, pessoal e intransferível, com as Melhores Bandas de Rock Britânicas. Vamos conferir?

The Beatles 

“Os garotos de Liverpool” foram, simplesmente, a maior banda de rock que já passou pelo planeta, sendo um sucesso estrondoso. A banda era (e ainda é!) tão reverenciada, que quando foram pela primeira vez aos EUA levaram cerca de três mil pessoas a esperá-los no aeroporto JFK, em NY (estima-se que o aeroporto nunca tenha experimentado tal número).

Os Beatles fizeram sua primeira aparição ao vivo na televisão americana no The Ed Sullivan Show, em 9 de fevereiro de 1964. Aproximadamente 74 milhões de telespectadores – cerca da metade da população americana – assistiu o grupo tocar no programa. 

Além disso, “Os garotos de Liverpool” são responsáveis por um evolução musical. Considera-se o hit She Loves You (1963), composto pela dupla Lennon/McCartney, a primeira grande revolução musical protagonizada pela banda. Se até então, o rock era composto basicamente por 3 acordes simples, batida forte, insistente e uma melodia de fácil memorização, nesta canção, são utilizados acordes dissonantes de sexta maior e sétima maior, até então, possíveis apenas no jazz.

The Rolling Stones 

A banda foi considerada o oposto dos garotos de Liverpool, mas juntamente com os Beatles foram os responsáveis pela invasão britânica na América. Com suas atitudes agressivas e batidas marcantes, The Rolling Stones é até hoje uma das melhores bandas de rock do mundo.

A dupla Mick Jagger e Keith Richards já foram responsáveis por grandes letras e melodias, assim como inúmeras polêmicas e conflitos dentro da banda por seus egos. O fato é que a banda ainda tem muita história pra contar e seus 52 anos de carreira só mostram o quanto eles influenciaram e continuam a influenciar o mundo do rock.

Queen

Originalmente, o Queen lançava canções mais pesadas e obscuras, mas com o passar dos anos o grupo incorporou uma série de elementos e estilos ao seu som, tornando-se uma banda de sonoridade bastante diversificada.

Queen tornou-se a maior banda de Glam Rock do mundo com suas apresentações repletas de efeitos e o desempenho arrebatador de Freddie Mercury fizeram a banda ter um enorme sucesso. Mesmo depois da morte de Freddie Mercury, a banda continua fazendo fãs pelo mundo, e suas músicas jamais são esquecidas.

The Smiths

Simplesmente a maior banda de rock alternativo de todos os tempos, a banda foi formada no começo de 1982 por Steven Patrick Morrissey (um escritor que era grande fã de New York Dolls e breve vocalista da banda de punk rock The Nosebleeds) e pelo guitarrista e compositor John Maher, sendo que este posteriormente alterou o seu nome para Johnny Marr para não ser confundindo com o baterista da banda Buzzcocks, enquanto Morrissey utilizava apenas seu sobrenome para se apresentar.

Ao longo da existência do grupo, Morrissey e Johnny Marr ditaram a direção musical do The Smiths. As letras de Morrissey, aparentemente deprimentes, eram muitas vezes cheias de humor mordaz. Uma pena a banda ter colocado um ponto final as suas atividades em 1987, mas mesmo assim influenciou diversas bandas de rock alternativo e suas musicas figuram sempre nas listas dos apreciadores do rock.

Coldplay

A banda alcançou fama mundial em 2000, com o lançamento do single Yellow, que foi um sucesso relâmpago. De lá pra cá não parou mais de ganhar fama e expressão mundial. Com uma melodia harmoniosa e apresentações marcantes, a banda não parou mais de produzir sucessos, tais como The Scientist, Fix You, Viva La Vida, In My Place entre outras.

A banda já ganhou vários prêmios da indústria musical ao longo de sua carreira, incluindo seis Brit Awards - vencendo o de Melhor Grupo Britânico três vezes, quatro MTV Video Music Awards, e sete Prêmios Grammy, entre vinte indicações. Como um dos recordistas de vendas de discos, o Coldplay já vendeu mais de 50 milhões de discos em todo o mundo.

O estilo musical do Coldplay foi definido como rock alternativo, chegando a ser comparado a Radiohead e Oasis. O vocalista e compositor Chris Martin rotulou a música da banda como "rock calcário". Além disso, o Coldplay vem apoiando ativamente várias causas sociais e políticas, como a campanha Make Trade Fair da Oxfam e Anistia Internacional.

O grupo também realizou vários projetos de caridade como Band Aid 20, Live 8, Sound Relief, Hope for Haiti Now: A Global Benefit for Earthquake Relief e o Teenage Cancer Trust. 
___

Bom essa foi a minha lista de bandas de rock britânicas. Você concorda, discorda ou tanto faz?
E você, curtiu o Pop de Botequim e quer colaborar com a gente? Se gosta de cultura pop, aprecia escrever e quer ser lido, não perca tempo e mande já um email pra gente! Vai ser um prazer ter você em nosso botequim! Entre em contato já e saiba como participar! Aguardamos seu contato através do nosso email: popdebotequim@gmail.com

Leandro Faria  
Artur Lima: aficionado por cinema, música, seriados e livros, não nesta ordem, apaixonado por dias frios e chá. Estudante de Comunicação Social, acha que sabe de tudo e sonha em trabalhar com cinema.
FacebookTwitter

7 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Realy? Não está faltando o Led Zeppelin e o Pink Floyd no mínimo?
Quem fez essa lista teve a cara de pau de incluir o ColdPlay mas deixou até o The Who e o Black Sabbath de fora.
O Smiths e o ColdPlay não tem como estarem na lista..
E olha que ainda tem um monte pra trás.

Anônimo disse...

No lugar de Smiths (?!?!) e Coldplay certamente são Pink Floyd e Led Zeppelin. O autor do post com certeza se equivocou...

Anônimo disse...

Cadê o WHO?? Ignorância musical ou mal gosto mesmo??

Anônimo disse...

Concordo com a maioria,Smiths e Coldplay são medianas,aliás o Coldplay nem isso.Lista incompleta...

Raydne Nascimento disse...

Me atrevo a tirar esse Coldplay e colocar o Slade, a primeira banda da história a ditar a moda do hard rock, copiado descaradamente pelo ac/dc e por centenas de outras mais... ; )

Vi disse...

Smiths mediana???? Por favor! Concordo com o Coldplay e que falta o Led e O Who, mas daí chamar Smiths de mediana é não saber ouvir!

Share