26 de mai de 2014

Os Solteiros, de Meredith Goldstein




Não é de hoje que as comédias românticas literárias fazem sucesso. Na verdade, grandes filmes de sucesso do gênero foram originados de livros que conquistaram antecipadamente o público, como O Diário de Bridget Jones ou Os Delírios de Consumo de Becky Bloom, apenas para citar dois exemplos de sucesso. Dessa forma, é inegável o apelo de tais livros em um público ávido por acompanhar histórias pueris e bobinhas, mas que podem ser uma excelente diversão. Esse é o caso de Os Solteiros, de Meredith Goldstein, lançado no Brasil pela Editora Nova Conceito e que você, se for fã do gênero, não pode deixar de ler.

Centrado nas desventuras de cinco solteiros desacompanhados durante um longo casamento, o livro consegue nos prender logo em suas primeiras páginas. Meredith Goldstein tem um estilo fluído de escrever, nos levando a imaginar cada uma das cenas retratadas no livro e nos tornando empáticos a seus personagens que, sinceramente, poderiam ser nossos amigos. E o fato de cada capítulo ser centrado em um dos protagonistas, mostrando o seu ponto de vista da história é um artifício que tem se tornado comum, mas que em Os Solteiros funciona a contento, aumentando nosso interesse em cada um dos protagonistas.

E são eles, os personagens, o que o livro tem de melhor. Hannah, Vicki, Rob, Joe e Phil conseguem nos enternecer e divertir enquanto os acompanhamos em seus dramas de solteiros em meio a um mar de casais. Divertidos e desesperados, com personalidades distintas e encantadoras, qualquer um poderia conhecer um deles e ser seus amigos (ou até mesmo estar na pele de cada um, não é mesmo?). E é esse o mérito, o da identificação, o diferencial de Os Solteiros em meio a tantas histórias do tipo nas livrarias.

Com um enredo sedutor, consegui visualizar facilmente o livro sendo transportado para as telas do cinema ou, porque não, para uma série de televisão. Por isso não me surpreendi quando, em uma pesquisa rápida, descobri que os direitos de Os Solteiros já foram adquiridos tanto para a televisão quanto para o cinema.

Mas, se você é do tipo que curte uma boa história descompromissada e não quer esperar todo o tempo que uma produção televisiva ou cinematográfica leva para sair do papel, não se acanhe e leia Os Solteiros. Vai ser fácil se envolver com a história e os personagens criados e desenvolvidos por Meredith Goldstein.

Dessa forma, aceite o convite para o casamento de Bee e Matt, mas podendo acompanhar toda essa cerimônia do conforto do seu ambiente de leitura preferido e ao lado de personagens tão doces e adoravelmente malucos como Hannah, Vicki, Rob, Joe e Phil. A diversão é garantida! 

Autora: Meredith Goldstein
Páginas: 272

Leandro Faria  
Leandro Faria, do Rio de Janeiro, fruto da década de 80, viciado em cultura pop em geral. Como vício bom a gente alimenta e compartilha, estou aqui para falar de cinema, televisão, música, literatura e de tudo mais que possa (ou não) ser relevante. Por isso, puxe a cadeira, se acomode e toma mais um copo, porque papo bom a gente curte é desse jeito!
FacebookTwitter

0 comentários:

Share