30 de dez de 2014

#ValeUmPlay - Stromae




Nome: Paul Van Haver
Idade: 29 anos
Natural de: Bruxelas, Bélgica
Gênero: Hip Hop / Eletrônico / Pop

Sou do tipo de pessoa que acredita que quem ouve de tudo um pouco está há passos largos na frente e, sendo assim, diretamente da minha diversificada playlist, apresento hoje o cantor e compositor belga Paul Van Haver, mais conhecido pelo seu nome artístico, Stromae.

Paul nasceu em março de 1985, em Bruxelas. Filho de pai ruandense e mãe belga, o pequeno Paul batucava as vasilhas da mãe com colheres, escrevia umas rimas e se apresentava sempre nos eventos escolares e familiares do seu bairro. Em 1994, enquanto a guerra se alastrava em Ruanda, foi anunciada a morte de seu pai em um massacre que dizimou a maior parte de sua família durante o genocídio. Desolada, sua mãe logo o matriculou na Primeira Academia de Música de Jette, para ocupar o tempo do jovem Paul.

Antes de escolher Stromae como seu nome artístico, Paul iniciou seus trabalhos no mundo da música usando Opsmaestro e, pelo nome ser semelhante a de outro artista, Paul escolheu Stromae por ser uma gíria belga que quer dizer maestro. Em meio a barreiras, pouca verba e vários nãos, Stromae trabalhou tempos como chapeiro numa lanchonete, a fim de financiar seus estudos em uma escola de cinema. Suas economias eram insuficientes, fazendo com que Stromae logo começasse a estudar engenharia de som por si só.

Já em meio a vários projetos de parceria com DJs e mergulhando-se no mundo do hip-hop, em 2007 Stromae juntou e investiu seu dinheiro para fazer seu primeiro disco, um EP contendo 4 músicas, intitulado Juste Un Cerveau, Un Flow, Un Fond Et Un Mic (algo como 'Apenas um cérebro, um fluxo, um fundo e um mic').


Em 2009, Stromae começou estagiar na emissora de rádio NRJ, em Bruxelas, deixando logo de cara, impressionados e boquiabertos, os produtores da mesma com tamanho talento. Aproveitando da ocasião, os produtores da rádio começaram a tocar a música Alors On Danse, que debutou nas primeiras colocações das mais tocadas na rádio, depois na Bélgica e, rapidamente, ganhou o mundo. Eu duvido que você nunca ouviu Alors On Danse, duvido mesmo!

Com o grande sucesso de Alors On Danse em 2009, que chegou em primeiro lugar como a mais tocada na França, Romênia, Holanda, Grécia, Alemanha, Áustria, Turquia, Suiça, Itália, Dinamarca, Bélgica e República Checa, Stromae aproveitou 2010 para lançar e já divulgar seu primeiro álbum, Cheese, que lhe rendeu 5 singles, sendo: Alors On Danse, Te Quiero, House'llelujah e Je Cours.

Envolvido em colaborações, parcerias e trabalhando com grandes nomes do hip hop, eletrônico e pop mundial, só em 2013 Stromae lançou seu segundo álbum, o intitulado Racine Carrée, que possui grande influência africana, percussões mais pesadas, sons cubanos e rumba. Ficando por meses entre os mais vendidos da Bélgica, França, Suíça e Canadá, Stromae logo começou uma divulgação maciça através das redes sociais e programas de televisão.

Stromae, pra mim, é formidable. Consegue tratar de temas como a alienação das redes sociais, a falta da figura paterna e materna, problemas no relacionamento, relações políticas, HIV; ele consegue muito bem denunciar a falta de posições e divisões da sociedade, o racismo, a homofobia e o sexismo.

#ValeUmPlay em todo o trabalho musical do cantor e compositor, mas segue abaixo uma lista com as quae marcam presença na minha playlist:
Fernando Santos  
Fernando Santos, mineiro nascido no dia do amigo/dia da amizade (20 de julho). Publicitário, se vê como uma mistura da cultura pop emanada dos meios de comunicação em uma tentativa de dialogar e tomar da fonte de todas as mídias.
FacebookTwitter

0 comentários:

Share