8 de mar de 2015

Pop 5ive Especial: Mulheres de Fibra, na Arte e na Vida!





É claro que neste dia tão especial, o Pop de Botequim não poderia ficar de fora, rendendo nossas homenagens, e a coluna de hoje foi escrita para nós, mulheres, que somos representadas por personagens incríveis nas novelas, seriados, filmes e, na vida real, temos exemplos extraordinários de divas que revolucionaram suas respectivas áreas e que provam todos dias quão fundamental é nossa presença na política, no cinema, na TV e na música. 

Apesar de passados 158 anos desde a chacina que matou 130 mulheres e deu origem à comemoração do dia 08 de Março como o Dia Internacional da Mulher, segundo a ONU, 7 em cada 10 mulheres já sofreram ou ainda sofrerão algum tipo de violência em suas vidas, uma notícia triste e lamentável em pleno ano de 2015 mas, que não pode nos desanimar na luta diária e constante em busca de igualdade e respeito. 

Tive muito trabalho para finalmente chegar em apenas 5 nomes mas, também quero saber o que vocês acham. Por isso, ao final da coluna, comentem e me digam quem faz parte do Pop 5ive pessoal de vocês. 

Madonna, a Rainha do Pop 

Falar sobre mulheres poderosas sem citar a Rainha é um pecado sem perdão e ofensa pessoal aos milhões de fãs da música pop mundial. Dona de um corpo escultural aos 56 anos, Madonna deu visibilidade à luta pela liberdade feminina através de suas músicas e é apontada como uma das principais responsáveis pela mudança de comportamento social no fim do Século XX. 

Além de recordista em vendas, a diva já ganhou um Globo de Ouro por sua atuação no filme Evita, em 1996 e, apesar da forte concorrência, a majestade se reafirma com o recém-lançado Rebel Heart, que promete ser um dos mais prestigiados álbuns de sua carreira e que já tem inicio da turnê marcada para agosto deste ano. Agora é só rezar para a Rainha não esquecer dos brasileiros nessa turnê. 

Angelina Jolie, Mulher Multifunção 

Uma das atrizes mais bem sucedidas de Hollywood, além de linda, talentosa e muito bem casada, Angelina Jolie é conhecida por ser uma mulher multitarefa. Mãe de sete filhos, a bela ganhou visibilidade por sua atuação em Garota Interrompida, filme que lhe rendeu o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante, em 1996, e hoje, após inúmeros trabalhos, está investindo na carreira de diretora, e parecer estar dando super certo: Invencível, filme dirigido por ela, teve três indicações ao Oscar. 

Mas não para por aí, a bela foi nomeada embaixadora da ONU para causas humanitárias em 2011 e sua lista de bons feitos só cresce com a recente abertura de um centro na Escola de Economia de Londres, que lecionará um mestrado com foco em empoderamento feminino a partir de 2016. Dentre as inúmeras participações em causas sociais, o casal formado pela diva e Brad Pitt, conhecido como Brangelina, recentemente fez uma doação de 4 milhões de dólares arrecadados com vendas de fotos da oficialização da união. 

Além desses exemplos lindos, Angelina surpreendeu o mundo ao realizar um processo de mastectomia preventiva para retirada dos seios devido ao risco iminente de câncer de mama, doença com histórico de casos em sua família e motivo da morte de sua mãe. Ela é ou não digna de marcar presença nesse Pop 5ive

Fernanda Montenegro, A Dama do Brasil

Dona de um talento incomparável, Fernanda Montenegro iniciou sua carreira no rádio e logo ficou conhecida não só pela atuação no teatro como também pela fundação de uma Companhia ao lado de seu colega de trabalho e esposo, Fernando Torres. 

Considerada a mulher mais importante da teledramaturgia brasileira, a atriz marcou época com suas personagens em novelas como Guerra dos Sexos, O Dono do Mundo e Passione, além de desempenhar diferentes papéis nas mais de 80 peças em que participou. 

Primeira brasileira indicada ao Oscar pelo filme Central do Brasil, em 1999, perdeu para Gwyneth Paltrow mas, em 2013 venceu o Emmy Internacional como Melhor Atriz pelo telefilme Doce de Mãe

Aos 85 anos, engana-se quem pensa que a atriz já se aposentou. Estreia na próxima semana, dia 16/03, a nova novela das 21h, Babilônia, exibida pela Globo, onde Fernanda dará vida a uma personagem lésbica, que forma um casal com a também incrivelmente talentosa Nathalia Timberg, que promete ser um dos pontos mais altos de sua carreira. 

J.K. Rowling, A Criadora de Outro Universo

Quando li Harry Potter e a Pedra Filosofal pela primeira vez, me perguntei: Meu Deus, de onde vem tanta imaginação? E, bem, minha surpresa foi só aumentando com todos os livros relacionados à franquia de Harry Potter. 

A escritora britânica J.K Rowling não tinha a dimensão de como sua vida mudaria após escrever as aventuras do bruxo mais famoso do mundo. A saga de livros e a franquia dos filmes do personagem a consagraram como uma das escritoras mais importantes da literatura mundial contemporânea e responsável por diferentes recordes. 

Apesar do encerramento da saga, J.K ainda tem alguns projetos paralelos envolvendo Harry e seus amigos, além de um novo trabalho, sob o pseudônimo de Robert Galbraith, com a série de livros que se iniciou com O Chamado do Cuco, que conta a história de um detetive fracassado que tem um grande caso nas mãos e a chance de dar a volta por cima na vida, que nós já resenhamos aqui e, recentemente lançou a sequência O Bicho de Seda, cuja resenha chega logo, logo aqui no PdB.

Meryl Streep, a Dama de Hollywood

Quando pensei no post sobre o Dia Internacional das Mulheres, Meryl Streep foi a primeira pessoa que me veio à mente e não só pela elegância e talento mas, também pelas personagens incríveis que marcaram época e nos deixaram lições importantíssimas. Quem melhor para interpretar a britânica Margaret Thatcher em A Dama de Ferro? Ou esbanjar luxo como a Miranda, de O Diabo Veste Prada

Atualmente é a artista mais indicada ao Oscar na história do Cinema (19 vezes, entre homens e mulheres), sendo que a atriz possui 8 estatuetas do Globo de Ouro e se consagrou com a maior ganhadora da premiação. 

Poucos sabem, mas Meryl Streep também já lançou 11 álbuns como cantora e 19 audiobooks como narradora de histórias infantis. Importante militante do movimento feminista, a grande diva de Hollywood participa ativamente de inúmeras causas sociais e humanas, é co-fundadora do Mothers and Others, um grupo de consumidores que lutam pela saúde infantil, agricultura orgânica e meio ambiente. Recentemente se aliou à Beyoncé na causa no empoderamento feminino pela grife Gucci. 
___

Apesar dos inúmeros fatos que comprovam que as cinco escolhidas são babadeiras e dignas de estarem aqui, não podemos deixar de citar outras mulheres como Beyoncé, Whitney Houston, Elizabeth Taylor, Sofia Coppola, Glória Pires, Marília Pêra entre tantas outras presentes não só no mundo dos famosos mas também em nosso dia a dia. 

Para finalizar essa coluna, quero mencionar um comentário de um internauta que li no site Catraca Livre esta semana: 
"Mulher é uma coisa tão boa que tem homem que gosta de mulher, mulher que gosta de mulher e homem querendo ser mulher. Por isso eu digo que se Deus fez algo melhor que mulher ele só pode ter guardado pra ele." 
Feliz Dia Internacional das Mulheres para todas citadas aqui, às nossas leitoras e à todas as mulheres desse planeta.

Leia Também:
Ariadny Theodoro  
Ariadny Theodoro,incansavelmente bipolar e a primeira mulher da trupe do PdB. Apaixonada por literatura, séries de televisão, teatro e fotografia digital, escreve por necessidade de manifestar suas diversas paixões, nem sempre compreendidas pelos demais. Escreve sobre tudo - o bom e o ruim! Afinal, alguém tem de ter a difícil tarefa de alertar ao mundo que nem tudo é sempre bom!
FacebookTwitter

0 comentários:

Share