23 de abr de 2015

Uma Noite de Crime, de James DeMonaco




Um vez por ano, todo os crimes são permitidos...
É fato que os índices de violência têm aumentado muito nos últimos anos. Diversos filmes exploram esses dados para mostrar um mundo pós-apocalíptico, onde as ações humanas foram inteiramente responsáveis pela destruição de tudo que há pela frente. É por isso que eu me surpreendi ao conhecer o conceito deste filme.

Em Uma Noite de Crime (The Purge, no original), a melhor estratégia para conter a violência é permitindo-a por um tempo determinado. Parece estranho, mas é verdade. É claro que não estou falando que isso funcionaria no mundo real, mas confesso que me senti atraído pela proposta do enredo.

Estados Unidos, 2022. A criminalidade violenta e o desemprego foram erradicados desde a introdução da anual Noite da Purificação: um período de 12 horas de anarquia catártica e de violência, durante o qual os ricos saem de suas comunidades fechadas (armados até os dentes) para soltar sua raiva frustrada contra a classe baixa.


Quando a rica família Sandin dá refúgio a um veterano negro sem-teto, os jovens ricos e mascarados que o perseguiam ameaçam violar a alta segurança da casa e realizar um verdadeiro massacre. Em meio a essas 12h de expurgo, é difícil não torcer e ficar do lado do vendedor de sistemas de seguranças (interpretado por Ethan Hawke), sua esposa (Lena Heady), e do casal de filhos adolescentes. Mas as ideias de Uma Noite de Crime sobre o apelo comum quanto à violência social pretendem ser subversivas, mas muitas vezes se perdem na confusão da trama.

Uma Noite de Crime é um suspense/terror dirigido por James DeMonaco (roteirista, diretor e produtor) que possui em seu currículo filmes como: Assalto à 13ª DP, A Negociação, Jack, Skinwalkers: Amaldiçoados, entre outros.
"Matar ou Morrer não é o slogan oficial de Uma Noite de Crime, mas se encaixa muito bem. Esse também seria um título mais apropriado para este suspense assustador, satisfatório, bruto." - Manohla Dargis, The New York Times
Uma Noite de Crime (de 2013) já possui sequencia, Uma Noite de Crime 2 - Anarquia (de 2014), e já cogitam o terceiro filme da série, onde a Noite da Purificação anual será global!

Leia Também:
Fernando Santos  
Fernando Santos, mineiro nascido no dia do amigo/dia da amizade (20 de julho). Publicitário, se vê como uma mistura da cultura pop emanada dos meios de comunicação em uma tentativa de dialogar e tomar da fonte de todas as mídias.
FacebookTwitter


0 comentários:

Share