24 de abr de 2015

#ValeUmPlay - Luiza Possi





Nome: Luiza Possi Gadelha
Idade: 30 anos
Natural de: Rio de Janeiro-RJ / Brasil
Gênero: MPB / Pop / Pop Rock / Soul

Desde que eu me entendo por gente, as músicas que trazem vocais femininos sempre me agradaram mais, pois me encantam, me levam pra praia, me fazem entrar no mar de roupa e tudo e acabo me afogando naquela sonoridade trazida pelas músicas cantadas por mulheres. No caso da Luiza Possi Gadelha (conhecida apenas por Luiza Possi), foi pelas mãos da minha mãe que recebi o álbum de lançamento da carreira musical da mesma, o intitulado Eu Sou Assim, em 2002.

Filha de ninguém mais, ninguém menos, que a cantora e compositora Zizi Possi com o guitarrista, produtor, empresário e fundador da gravadora Indie Records, Líber Gadelha (que também já foi diretor artístico da Sony Music), penso eu que Luiza Possi já despontava em uma carreira musical já nos seus primeiros anos de vida, mas, foi mesmo em 1999 que Luiza foi convidada pela banda mineira Skank para subir ao palco e cantar, encarando um público consistente em mais de 12 mil pessoas em São Paulo.

Com o passar dos anos, Luiza foi tomando (cada vez mais) gosto pela música, até que em meados do ano 2000, a cantora participou do Programa do Jô (exibido na Rede Globo), ao lado de sua mãe, onde interpretou a música Angel (cantada originalmente por Sarah McLachlan), tema do filme Cidade dos Anjos, arrebatando no dia seguinte mil e um convites para gravar e assinar contratos com todas as gravadoras nacionais que você possa imaginar.


Luiza acabou ficando com seu pai, que na época era presidente da gravadora Indie Records, e, com composições dos conhecidos Rick Bonadio, Herbert Vianna (da banda Paralamas do Sucesso), Samuel Rosa (da banda Skank) e Vinny (cantor de hits como Heloísa, Mexe a Cadeira, entre outras), o seu primeiro álbum foi lançado em 2002. Levando o nome de Eu Sou Assim, Luiza teve suas músicas em todas as principais novelas da época, a saber: Dias Iguais, que fez parte da trilha sonora da novela Marisol, do SBT; Quase Um Segundo, na novela Jamais Te Esquecerei, também do SBT; e Eu Sou Assim, que fez parte da trilha sonora de Mulheres Apaixonadas, da Rede Globo, e também de Amigas e Rivais, do SBT.

Com o bem sucedido primeiro álbum lançado em 2002, Luiza logo lançou, em 2004, Pro Mundo Levar, segundo álbum de estúdio da moça, que despontou tendo 4 músicas de trabalho e demais canções compostas por nomes como: Frejat (um dos fundadores da banda Barão Vermelho), Zeca Baleiro, Kiko Zambianchi, o rei Roberto Carlos e o tremendão Erasmo Carlos. Não esquecendo que 3 das 14 músicas do álbum fizeram parte de trilhas sonoras de diferentes novelas da Rede Globo.

Já em 2006, Luiza afogou seu terceiro álbum no tema "amor" e assim lançou Escuta, que recebeu duas indicações para o Grammy Latino de 2007, nas categorias Melhor Álbum de Música Popular Brasileira e Melhor Álbum Pop Contemporâneo Brasileiro, mas não levou nenhum. Na sequência (2007) já veio A Vida É Mesmo Agora: Ao Vivo, o quarto álbum e o primeiro CD e DVD ao vivo.

O quinto álbum foi lançado em 2009, intitulado Bons Ventos Sempre Chegam, que traz algumas composições de nomes de peso e (em sua maioria) escritas mesmo por Luiza. 2011 foi a vez de se aventurar com o sexto álbum e segundo CD e DVD ao vivo. Seguir Cantando traz músicas inéditas, alguns covers e participações especiais de Thiaguinho, Ivete Sangalo, Djavan e sua mãe Zizi Possi.

Sobre Amor e o Tempo é o sétimo disco da carreira, o quinto de estúdio e o primeiro gravado de forma independente, trazendo composições de nomes como Lulu Santos, Marisa Monte, Adriana Calcanhoto, Erasmo Carlos e também da própria autoria de Luiza. Sobre Amor e o Tempo  foi lançado em 2013, contando com total domínio da cantora sobre as etapas de produção, saindo exatamente do jeito que ela queria. Um álbum que mescla folk, rock e MPB, sem deixar de lado as baladas românticas que marcam desde o início a trajetória musical de Luiza Possi.


Não entramos aqui no mérito dos vários prêmios para os quais Luiza Possi foi indicada e outros tantos que venceu, assim como também não falarmos sobre a vida pessoal de Luiza, com seus ex-namorados, solteirice, ou sobre seus trabalhos na televisão como apresentadora, jurada, mentora e em participações especiais. O fato é que ela tem feito um pouco de tudo na área musical e de entretenimento de 2002 até a presente data.

O que é inegável, é que #ValeUmPlay nas 7 canções abaixo que não saem da minha playlist:

Dica: Não deixe de conferir o LABLP (Laboratório Luiza Possi), um canal no YouTube com vídeos inéditos todas as semanas, onde Luiza aproveita para fazer versões de diferentes estilos musicais, com músicas que não costumam fazer parte do seu repertório nos shows.

Leia Também:
Fernando Santos  
Fernando Santos, mineiro nascido no dia do amigo/dia da amizade (20 de julho). Publicitário, se vê como uma mistura da cultura pop emanada dos meios de comunicação em uma tentativa de dialogar e tomar da fonte de todas as mídias.
FacebookTwitter


0 comentários:

Share