14 de mai de 2015

Pop 5ive: Produções Cult (Que Eu Odeio)





Ok, ok, ok, eu sei que vou ser apedrejado. Entretanto, a ideia para essa pequena lista surgiu quando em um belo dia, lendo notas sobre a produção de uma nova trilogia de Star Wars e a euforia causada por isso nos fãs, me peguei pensando: "como tem gente que gosta dessa porcaria obra!". Porque eu, é claro, acho os filmes, todos os seis lançados até o momento, um saco.

E assim me dei conta de como costumo não gostar de algumas produções adoradas por uma legião de fãs. Fui enumerando cada uma dessas produções e a dúvida era: será que estou sozinho? Por isso resolvi dar a cara à tapa, fazer o Pop 5ive de hoje e aguardar. Vai que não sou o único em minha falta de (bom?) gosto por filmes considerados cult por uma grande maioria. Será?

Abaixo, os meus eleitos e os motivos pelos quais eu não me interesso por eles.

Star Wars 

Really? Eu realmente não consigo entender a adoração de tantos pela franquia. Tudo bem, sei que, pelo menos a primeira trilogia clássica revolucionou o cinema e os efeitos especiais e todo o blá blá blá que isso dá direito, mas sobre a trama em si, gente, que besta. Sabres de luz, lado negro da força e um sono sem fim. 

Não tenho paciência. Mesmo. E olha que eu até tentei, mas não, não é para mim! So sorry George Lucas!
___
Star Trek

É outra produção em série que sofre do mesmo mal que Star Wars para mim: acho chato à beça. Spock, cumprimentos infantis, batalhas espaciais e mil bocejos de minha parte.  ZZZzzzzz

O mundo em polvorosa com o novo filme, Star Trek 3, que deve ser lançado em 2016, e eu me pergunto: qual o apelo que eu não enxergo? E pra mim não importa a geração, não consigo gostar de nenhum dos filmes. NENHUM!
___
007

Prestes a ter seu vigésimo quarto filme oficial lançado em 2015 (007 Contra Spectre), James Bond e seus filmes nunca me interessaram. Vivido até o momento por seis atores diferentes, a clássica franquia baseada nos livros de Ian Fleming vem encantando gerações e eu, quando paro para ver algum dos longas, não consigo entender como conseguem tanto apelo junto ao público. 

Com tramas mirabolantes, os filmes do espião com licença para matar me causam apenas um mal: tédio!
___
O Senhor dos Anéis

Para mim, o campeão da supervalorização. Eu simplesmente NÃO SUPORTO a saga O Senhor dos Anéis. História besta, personagens insuportáveis, ritmo arrastado e absolutamente nada de interessante, em minha opinião. 

E esse, ao contrário dos demais filmes, eu até tentei me obrigar a assistir devido ao buzz envolvido. Não consegui. Ver o primeiro filme, A Sociedade do Anel, foi um suplício e no segundo, As Duas Torres, eu simplesmente DORMI no cinema, de tão chato que achei. E larguei daí.

Como sou insistente, me arrisquei a conferir o primeiro O Hobbit (e até escrevi uma crítica qui), com a mente aberta e pensando: vai que eu não entendi a magia da parada e toda a beleza da história, né? Que nada, tão ou mais insuportável que a primeira trilogia, essa segunda me fez dormir aos 20 min de projeção do primeiro filme. 

OBS: também tentei ler o livro O Senhor dos Anéis, de Tolkien. Desisti no primeiro capítulo. 
___
Game of Thrones

Série (literária e televisiva) queridinha do momento, não me rendi aos encantos do reino de Westeros. E foi ela a responsável por me fazer mudar o título da coluna (seria Filmes Cult, mas como a série também não me diz absolutamente nada, mudei para Produções Cult).

Minha relação com Game of Thrones começou com o livro de George R.R. Martin, que ganhei de presente e, empolgado com os elogios, comecei a ler. Não fui muito longe. Eu, que gosto de ler e só havia largado um livro antes (sim, O Senhor dos Anéis), abandonei a obra. E olha, eu gosto de fantasia (apesar de não parecer, com essa pequena lista). Mas achei o livro enfadonho e não consegui me conectar com a trama. Acontece, infelizmente.

E a minha implicância com a série vem daí, já que nunca consegui me interessar por ela, devido à minha experiência com o livro. Mas, como disse, eu sou insistente. E planejo para breve uma nova empreitada na produção da HBO. É aquilo: vai que...
___

Eu agradeço por nunca ter tido uma carteirinha de nerd, porque senão ela seria rasgada sem dó nem piedade por muitas pessoas depois desse Pop 5ive. Mas, quer saber, who cares? As produções listadas acima possuem apenas um adjetivo para mim: chatas!

Estarei sozinho por me sentir assim em relação a obras consideradas cult pela maioria das pessoas?

Leia Também:
Leandro Faria  
Leandro Faria, do Rio de Janeiro, fruto da década de 80, viciado em cultura pop em geral. Como vício bom a gente alimenta e compartilha, estou aqui para falar de cinema, televisão, música, literatura e de tudo mais que possa (ou não) ser relevante. Por isso, puxe a cadeira, se acomode e toma mais um copo, porque papo bom a gente curte é desse jeito!
FacebookTwitter


5 comentários:

Serginho Tavares disse...

A minha implicância não está com as produções já que eu gosto delas e sim o com os seus fãs. São todos péssimos!

Phoenix Firebird disse...

Até hoje não entendo o que viram naquela porcaria de star wars que tanta gente fala até hoje, filminho besta.
Senhor dos anés tentei por três vezes assistir mas não consigo passar da metade, aquela baboseira de anel,frodo, etc,etc,etc.star trek é outra merda dificil de engolir.

alex marcus disse...

Cliquei pensando uma coisa e li outra! "Cult" prá mim que curto cinema é outro tipo de filme. Esses são blockbusters, isso sim! Enfim...

Panis et Circenses!!!! disse...

Olá Srº Blogueiro,

Todas as suas opiniões foram baseadas em impressões pessoais e não argumentos. Vamos rever:

Star Wars: "...mas sobre a trama em si, gente, que besta. Sabres de luz, lado negro da força e um sono sem fim."

007: "Com tramas mirabolantes, os filmes do espião com licença para matar me causam apenas um mal: tédio!"

Star Trek: "...acho chato à beça. Spock, cumprimentos infantis, batalhas espaciais e mil bocejos de minha parte. ZZZzzzzz "

Senhor dos anéis: "...História besta, personagens insuportáveis, ritmo arrastado e absolutamente nada de interessante, em minha opinião."

Game of Thrones: "...Mas achei o livro enfadonho e não consegui me conectar com a trama. Acontece, infelizmente."


Minhas impressões:

1.Você deveria escrever sobre outras coisas. Análise de obras definitivamente não é tua praia.

2. Você deveria dormir mais.

Abraços.

Sabre disse...

Não é preciso gostar, apenas entender pq de tanta euforia e pq de tantos fãs ... existe uma história por tras dessas grandes produções, mas filmes que fizeram história e ainda faz merecem respeito e isso é fato, falar abobrinha pra ganhar mais acessos é q é tedioso e desprezível!
Star Wars ... G. Lucas fez história e redefiniu a forma de fazer cinema com o espetacular e inigualável Star wars e isso em 77. Senhor dos Anéis é a franquia mais lucrativa dos cinemas, um dos filmes foi um dos 3 filmes que conseguiram 11 oscars e isso é um feito surpreendente, ja q a premiação não considera somente efeitos e fotografia mas musica, atores, adaptação, etc
Tolkien é um dos gênios da fantasia, um marco na nossa história um ídolo para todos que se aventuram no gênero e fora dele; ja que senhor dos anéis e Silmarillion foram inspirações não só para o cinema mas para a literatura, as artes,a música, etc.
As vezes vc tem q olhar para uma obra como essa ( para muitos infantil ) com os olhos de um adulto e com o intelecto mais avançado ... só então vc percebera o quanto de filosofia, esoterismo e religião existe onde menos esperamos.
Histórias como essas possuem muito mais q nossos olhos podem ver meu amigo, vide Silmarillion a maior obra de Tolkien.

Share