Dois adolescentes presos em um hospital. O tédio que o atravessar das horas sem nada para fazer proporciona, a melancolia por se estar doente enquanto todo mundo parece se divertir no mundo lá fora, a irritação com a música alta da sua vizinha ao lado, uma amizade improvável que pode ajudá-los a enfrentar essa situação. Zac & Mia é um livro sobre o câncer. Mas, acima de disso, é um livro sobre amor, amizade e superação. É triste sim, mas é também um alento de esperança e de frescor para nossas almas.
Escrito pela australiana A. J. Betts, o livro lançado no Brasil pela editora Novo Conceito, já surpreende ao ser ambientado na Austrália. Os, leitores brasileiros acostumados a ler histórias americanas ou inglesas, podem assim ser brindados com a descrição de paisagens deslumbrantes e, mesmo assim, bem diferentes das que estamos acostumadas a ler. Fora animais exóticos, como alpacas, e comidas típicas australianas que podem nos encher de curiosidade. Entretanto, o mérito maior do livro é tratar os seus protagonistas, os Zac e Mia do título, como jovens normais que passam por uma situação limite.
Vamos a uma pequena sinopse: Zac é um jovem com leucemia, que está internado no hospital, se recuperando de um transplante de medula óssea, já habituado com os dissabores de viver internado, passar por quimioterapia e afins; já Mia é uma jovem que descobriu recentemente um câncer ósseo na perna e que teve a sua vida interrompida de uma hora para a outra com a notícia. Na ala oncológica do hospital, os dois são os únicos jovens internados ali, separados apenas por uma parede, fazendo com que acabem tornando-se improváveis amigos.
Narrado com a visão dos dois protagonistas, Zac & Mia não é superficial e, por muitas vezes, chega a ser sofrido. Todo o tratamento do câncer é retratado em suas páginas, assim como as agruras que os personagens acabam tendo de viver, inclusive a perda para a morte de outros personagens que aparecem na história.
Já a escrita de A. J. Betts é uma delícia. As páginas do livro vão sendo viradas e nem percebemos o quanto estamos avançando na história. E, com um final, que mescla horror e esperança, a autora consegue dar bem o seu recado de que a vida segue o seu rumo, não importa o que façamos com ela. E a nós, meros mortais, nos resta lutar. E viver.
Zac & Mia
Autora: A. J. Betts
Páginas: 288
Editora: Novo Conceito
Leia Também:
Leia Também:
Nenhum comentário:
Postar um comentário