31 de mai de 2016

#Literatura: Como Eu Era Antes de Você, de Jojo Moyes





Meu gosto literário é bastante amplo. Vou de um suspense assustador a uma história bobinha fácil, passando por literatura adolescente pelo meio do caminho, ao mesmo tempo em que me diverto com sagas diversas. O que me interessa, na maioria das vezes, é uma boa história, que me faça torcer e não querer largas as páginas de um livro. E, para minha sorte e mantendo o bom nível da minha sequência de leituras, Como Eu Era Antes de Você, de Jojo Moyes, foi uma surpresa maravilhosa, que me envolveu de maneira absurda em suas páginas, me deixando completamente apaixonado por sua história.

Jojo Moyes é uma autora inglesa. E, devo deixar explícito o meu amor pelos escritores da terra da rainha. Os contemporâneos então andam me surpreendendo com suas tramas que, quase sempre, me conquistam logo de cara. Foi assim com David Nicholls. Foi assim agora com Jojo Moyes.

Em Como Eu Era Antes de Você, Jojo Moyes nos apresenta a Louisa Clark. Aos 26 anos, Louisa é uma jovem sem ambições que, ao perder seu emprego de atendente em um café em uma pequena cidade inglesa, se percebe desqualificada para qualquer tipo de trabalho, ao mesmo tempo em que sua família enfrenta sérias dificuldades financeiras. Dessa maneira, ela acaba aceitando (e aceita n)o trabalho como cuidadora de um tetraplégico, Will Traynor, um jovem de 35 anos mordaz, sarcástico e que não se adapta à vida preso à uma cadeira de rodas. No romance, entretanto, veremos como Lou mudará a vida de Will. E vice-versa.

Com uma prosa inteligente, Jojo Moyes nos leva através de suas páginas, acompanhando os dilemas de Louisa e seus pontos de vista sobre o que acontece ao seu redor. Mas o livro também é entremeado por capítulos específicos, que surgem ao acaso, que são centrados nos personagens que orbitam ao redor de Lou e Will. Assim, acabamos conhecendo um pouco mais da vida e da visão dos pais de Will, da irmã de Lou e também de Nathan, o enfermeiro responsável pelos cuidados de Will.

Além disso, Como Eu Era Antes de Você levanta questões intrigantes, como o "suicídio assistido" e o que define a vida de uma pessoa. Quando você perde todas as características que sempre o fizeram humano, vale a pena continuar a viver uma vida que, nem de longe lembra a que você teve um dia? E basta o amor de outra pessoa para suportar isso, ao passo que você mesmo não se considera alguém inteiro?

Terminei a leitura com lágrimas nos olhos e uma vontade imensa de continuar acompanhando a vida de Louisa Clark. Assim, a minha felicidade foi imensa ao saber que o livro teve uma continuação lançada a pouco tempo, chamada Depois de Você, que já está na minha wish list e que pretendo ler assim que possível. 

E, se você também já leu o livro (ou quer conhecer a história e não se importa em saber mais dela antes da leitura), deve estar ansioso, assim como eu, pelo lançamento do filme baseado no longa, que chega aos cinemas em 16 de junho.


Fica a dica para quem curte uma boa história: é imperdível!

Como Eu Era Antes de Você
Autora: Jojo Moyes
Páginas: 320
Editora: Intrínseca

Leia Também:
Leandro Faria  
Leandro Faria, do Rio de Janeiro, fruto da década de 80, viciado em cultura pop em geral. Como vício bom a gente alimenta e compartilha, estou aqui para falar de cinema, televisão, música, literatura e de tudo mais que possa (ou não) ser relevante. Por isso, puxe a cadeira, se acomode e toma mais um copo, porque papo bom a gente curte é desse jeito!
FacebookTwitter


0 comentários:

Share