1 de ago de 2016

#Literatura: Branca dos Mortos e os Sete Zumbis e Outros Contos Macabros, de Fabio Yabu





Os contos de fadas fazem parte da nossa formação, já que crescemos ouvindo essas histórias. Claro, com a embalagem que a Disney se encarregou de embrulhá-los, enchendo-os de fofura e lições de moral de todos os tipos. Por isso, ao me deparar com a capa de Branca dos Mortos e os Sete Zumbis e de ler a sinopse do livro de Fábio Yabu, fui consumido por uma grande curiosidade que me levou a encarar a leitura dessa coletânea de contos, que transforma um produto popular que conhecemos em outro bem diferente, mas tão atrativo quanto. 

Disposto a fazer uma releitura macabra das histórias infantis, Fábio Yabu se aproxima mais dos contos dos irmãos Grimm, ao mesmo tempo em que se afasta das histórias que a Disney se encarregou de nos vender. E consegue nos dar um livro coeso em seus contos, que abusam das mortes e das maldades, mas que conseguem zoar divertidos apesar (ou seria por causa?) disso. Ao mesmo tempo em que mantém uma linha narrativa que acaba fazendo sentido ao livro como um todo, passando por todas as histórias.

Além do conto que dá título ao livro, Yabu nos apresenta diversos outros personagens que estamos cansados de conhecer, mas ligeiramente modificados e um tanto quanto mais macabros. Rapunzel, os Três Porquinhos, Pinochio e Gepeto, Cinderela, o Pequeno Polegar. Esses e tantos outros acabam dando as suas caras nos contos dessa coletânea, em situações para lá de peculiares, em que a maldade humana (e das forças sobrenaturais) é sempre o efeito motriz da obra.

Junte a isso a prosa fluída e descompromissada de Yabu, que nos prende fácil em seus contos absurdos, e está pronta uma obra de fácil leitura, mas nem por isso irrelevante. As histórias são curtas e interessantes, nos fazendo, em alguns momentos, nos perguntar a que contos de fadas estamos sendo reapresentados e quanto sangue será derramado dessa vez.

Divertido e ousado, Branca dos Mortos e os Sete Zumbis e Outros Contos Macabros é um livro que irá te surpreender e entreter. Vale o tempo e a leitura.

Branca dos Mortos e os Sete Zumbis e Outros Contos Macabros
Autor: Fábio Yabu
Páginas: 208
Editora: Globo Livros

Leia Também:
Leandro Faria  
Leandro Faria, do Rio de Janeiro, fruto da década de 80, viciado em cultura pop em geral. Como vício bom a gente alimenta e compartilha, estou aqui para falar de cinema, televisão, música, literatura e de tudo mais que possa (ou não) ser relevante. Por isso, puxe a cadeira, se acomode e toma mais um copo, porque papo bom a gente curte é desse jeito!
FacebookTwitter


0 comentários:

Share