18 de out de 2016

#Literatura: Depois de Você, de Jojo Moyes




É quase inevitável. Depois de um grande sucesso literário, a pressão do público (e das editoras, é claro) para que o autor desenvolva uma continuação de sua história é grande. Os personagens já são conhecidos e amados e é natural que tenhamos curiosidade para saber o que aconteceu com eles depois das últimas páginas do livro que os apresentou a cada um de nós. Assim, quando uma sequência acontece, é com prazer que nos encontramos novamente com aqueles personagens que aprendemos a amar. 

Não causa espanto então que Jojo Moyes volte ao universo que criou em Como Eu Era Antes de Você e traga Louisa Clark em uma nova trama, depois da morte de Will no livro original. E Depois de Você, apesar de não contar com um de seus protagonistas do primeiro livro, consegue levar a história adiante, abrindo possibilidades para novas tramas.

Depois da morte de Will no livro anterior, Louisa resolveu viajar pela Europa, mas, pouco depois, fixou residência em Londres. Com o dinheiro deixado por Will, comprou um apartamento, arranjou um emprego em um pub do aeroporto da capital inglesa e leva uma vida medíocre, sem nunca ter conseguido superar o luto. Até que um dia, bêbada, se envolve em um acidente ao despencar da cobertura do prédio em que vive e necessita da ajuda de sua família que, ao ver o estado dela, a incentiva a entrar para um grupo de ajuda a enlutados. Em paralelo a isso, somos apresentados a Lily, uma filha que Will nunca soube que teve, e a Sam, paramédico que socorreu Louisa. São essas surpresas que nos levam pelas páginas de Depois de Você.

Como já havia provado em seu sucesso anterior, Jojo Moyes é ótima em criar personagens e são os seus conflitos que movimentam a trama de Depois de Você. Louisa, apesar de chata em muitos momentos, é necessária para que entendamos o luto e a superação depois da perda de alguém querido. E a escrita de Jojo nos ajuda a entender esse drama, nos tornando empáticos aos personagens que, tantas vezes, parecem pessoas reais, daqueles que poderiam estar à nossa volta. 

Com um final em aberto, fica clara a intenção da autora de dar continuidade à história de Louisa Clark. Agora nos resta esperar para um novo capítulo da vida dessa adorável inglesa que aprendemos a amar.

Depois de Você
Autora: Jojo Moyes
Páginas: 320
Editora: Intrínseca

Leia Também:
Leandro Faria  
Leandro Faria, do Rio de Janeiro, fruto da década de 80, viciado em cultura pop em geral. Como vício bom a gente alimenta e compartilha, estou aqui para falar de cinema, televisão, música, literatura e de tudo mais que possa (ou não) ser relevante. Por isso, puxe a cadeira, se acomode e toma mais um copo, porque papo bom a gente curte é desse jeito!
FacebookTwitter


0 comentários:

Share