14 de nov de 2016

#Literatura: Queria Que Você Estivesse Aqui, de Francesc Miralles





Imagine ser abandonado pela noiva em plena festa de aniversário. Como se isso não bastasse, some a esse episódio ser substituído pelo seu melhor amigo. A festa de aniversário teria tudo para se transformar em uma festa de horrores se não fosse por um único detalhe, o presente recebido da amiga Marta. 

O CD intitulado Queria Que Você Estivesse Aqui interpretado pela cantora francesa Eva Winter, parecia retratar em cada melodia a trajetória de sua vida. Alimentando sua melancolia ao som dos acordes tristes, e intrigado com a misteriosa cantora que parece conhecer em minúcias sua vida, Daniel toma uma decisão no mínimo inusitada, parte a Paris na tentativa de desvendar esse enigma. 

A aproximação da cantora é absolutamente desastrosa: além de ser confundido com um maníaco que a persegue, a decepção de Daniel é imensa ao constatar que a Eva da vida real não passa de uma jovem insegura e desafinada, que ao invés de se apresentar em grandes concertos, promove um vexame musical a meia dúzia de pessoas. 

A narrativa de Francesc Miralles me conquistou desde o início. Com um texto fluido e repleto de reflexões, observações e pensamentos de Daniel, que nos fazem entender a busca real de si mesmo que o personagem encara. Sua infância solitária, a falta de sorte com as garotas, o foco no trabalho.... Uma série de características que fazem dele um homem ingênuo, indeciso, até mesmo imaturo, porém adorável e irritante ao mesmo tempo! 

Além disso, a trama misteriosa que envolve Eva Winter, seus amigos e sua vida boêmia em Paris é extremamente convidativa. Eva é uma personagem contraditória e inusitada. E é muito interessante ver o contraste de um cara “certinho” como Daniel inserido nesse cenário. 

O livro é narrado em primeira pessoa, a escrita do autor é fácil e muito rápida, talvez seja esse o ponto negativo do livro: os detalhes. Senti muita falta deles. Esse foi o principal motivo por eu não ter gostado do final do livro, a falta de informação, o fim de foco. Ficou um ponto de interrogação bem grande com o fim do livro. 

Os momentos finais do livro foram surpreendentes, o mistério da garota dos e-mails e das letras das músicas foram revelados. E, surpreendentemente, se ligam em uma só pessoa. O mistério foi bem-criado e a revelação nem passou pela a minha cabeça, somente nos momentos finais mesmo. 

O que posso dizer sobre o livro Queria Que Você Estivesse Aqui é que, se você espera uma história de amor, não leia. Agora, se você gosta de drama e suspense com uma pitada minúscula – mais bem minúscula mesmo – de romance, esse livro é para você.

Queria Que Você Estivesse Aqui
Autor: Francesc Miralles
Páginas: 256
Editora: Record

Leia Também:
Leandro Faria  
Artur Lima: aficionado por cinema, música, seriados e livros, não nesta ordem, apaixonado por dias frios e chá. Estudante de Comunicação Social, acha que sabe de tudo e sonha em trabalhar com cinema.
FacebookTwitter



0 comentários:

Share