23 de jan de 2017

#HQ: SYAM, de Marcelo Bruzzesi





Nós evoluímos, mas pagamos um alto custo por isso. Ou você pensou que toda essa alimentação não orgânica e nada natural não cobraria um preço no futuro? Todos os medicamentos que fomos ingerindo ao longo dos anos aliados à poluição à nossa volta resultaram em uma nova doença. As pessoas já nascem com Black Doom, um câncer tão poderoso que faz com que todo bebê morra poucas horas depois de nascido. Mas a tecnologia encontrou uma brecha para fazer com que a raça humana continue vivendo. Todo recém-nascido recebe um chip, Vss (Vitality Share System), que liga duas crianças que possuem mau funcionamento em órgãos diferentes, e continuam sobrevivendo. Você nasceu com problemas no fígado, por exemplo. No mesmo dia e hora, nasceu alguém que o fígado está completamente saudável, mas é o coração que não anda nada bem, mas, neste caso, o seu coração é ótimo e funciona perfeitamente. Então vocês dois serão ligados através de um mecanismo e viverão sem maiores problemas. O seu fígado funcionará não só para você, mas como para a outra pessoa, assim como seu coração será dos dois. E tudo isso através de um simples chip, não é maravilhoso? 

Esse seu “irmão” de órgão recebe o nome de SYAM. A humanidade não é incrível? Encontrando um modo de sobreviver até quando a própria evolução cobra um preço bem alto por coisas que nossos antepassados fizeram. 

Mas se encontramos um jeito de sobreviver, claro que alguém encontra um jeito de matar. Crimes indiretos acontecem. Quer matar alguém e não ser pego? Simples! Encontre o SYAM dessa pessoa e mate-o. Matando um, você mata o outro em questão de horas. É simples. Claro que ninguém sabe quem é o seu SYAM. Só o governo tem essa informação e algumas pessoas que descobrem, de alguma maneira… 

Neste universo encontramos Fabian, um matador de aluguel. Ele já possui 62 mortes em seu álbum - literalmente um álbum. Fabian fotografa cada uma de suas vítimas. E quer juntar 10 milhões de dólares para poder viver em paz ao lado da mulher e do filho, Ryan, que irá nascer em dois meses. 

O mundo claramente acaba não sendo mais o mesmo. Pessoas não bebem mais. Não usam drogas e não comem mais frituras, é totalmente proibido e contra às leis de Vss. A vida saudável é imposta. Afinal, como ninguém sabe quem é o seu SYAM, todos acabam cobrando uma vida mais saudável um dos outros. Ou seja, o mundo virou um saco! E lógico que existem locais onde tudo ainda é permitido. Prostituição, uso de drogas e outras coisinhas mais. E neste ambiente é que Fabian encontra seu “chefe”, King, para receber mais uma missão e tanto! 100 milhões para matar Noah, bisneto do inventor da Vss. Fabian já possui uma raiva natural pela família do sujeito, matá-lo é mais do que questão de tempo, mas um desejo reprimido pelo mudo ter se tornado tão chato. 

Só que tudo parece muito simples e fácil, até que deixa de ser. Fabian acaba descobrindo que nem todo o dinheiro do mundo é capaz de valer uma vida, talvez duas… 

SYAM é a primeira HQ que leio em 2017 e me deixou muito animado, mas não só isso, é uma HQ feita por brasileiros e com uma qualidade de história, arte gráfica e de impressão fantástica. Aos poucos, bem aos poucos mesmo, ando consumindo mais HQs. Assumo que não sou um grande fã do gênero. Mas depois de conferir essa trama, meio que senti vontade de ler mais, bem mais histórias assim.

Leia Também:
Leandro Faria  
Silvestre Mendes é carioca e formado em Gestão de Produção em Rádio e TV, além de ser, assumidamente, um ex-romântico. Ou, simplesmente, um novo consciente de que um lance é um lance e de que romance é romance. Além disso, é o dono das colunas de quinta-feira no Barba Feita.
FacebookTwitter


1 comentários:

GabrielKalb disse...

to até hoje esperando essa HQ chegar, tento falar com o Marcelo que simplesmente me ignora.... já tem ocorrencia no reclame aqui e o cara não tá nem ai pro povo que o ajudou a financiar

Share